Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ABENO (Online) |
Texto Completo: | https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/176 |
Resumo: | A mudança nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação no Brasil deveu-se à necessidade de adequar o perfil do egresso, pois a formação de profissional clínico – que não conseguia atender as exigências do mercado de trabalho – pelo ensino centrado apenas no campo técnico-científico, criou fendas entre o campo do saber e o aspecto humanístico da saúde. Desta forma, a construção de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais e em conformidade com Projetos Pedagógicos Institucionais deveria ser pautada na colaboração de todos os atores envolvidos no processo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento dos discentes sobre o PPC do Curso de Odontologia de uma universidade pública. Observou-se o desconhecimento discente sobre as regulamentações que norteiam a formação superior, evidenciando a necessidade de reorganização dos sujeitos participantes deste processo, com maior participação de todos na construção dos PPCs para que os objetivos da formação estejam de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. |
id |
ABENO-2_1b1fa4aa7d7a00a58f66d03371b759a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/176 |
network_acronym_str |
ABENO-2 |
network_name_str |
Revista da ABENO (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discenteEducação em OdontologiaRecursos HumanosEducação Baseada em Competências.A mudança nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação no Brasil deveu-se à necessidade de adequar o perfil do egresso, pois a formação de profissional clínico – que não conseguia atender as exigências do mercado de trabalho – pelo ensino centrado apenas no campo técnico-científico, criou fendas entre o campo do saber e o aspecto humanístico da saúde. Desta forma, a construção de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais e em conformidade com Projetos Pedagógicos Institucionais deveria ser pautada na colaboração de todos os atores envolvidos no processo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento dos discentes sobre o PPC do Curso de Odontologia de uma universidade pública. Observou-se o desconhecimento discente sobre as regulamentações que norteiam a formação superior, evidenciando a necessidade de reorganização dos sujeitos participantes deste processo, com maior participação de todos na construção dos PPCs para que os objetivos da formação estejam de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais.Associação Brasileira de Ensino Odontológico2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/17610.30979/rev.abeno.v15i2.176Revista da ABENO; Vol. 15 No. 2 (2015); 47-55Revista da ABENO; Vol. 15 Núm. 2 (2015); 47-55Revista da ABENO; v. 15 n. 2 (2015); 47-552595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/176/154Copyright (c) 2015 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Maria Ângela Arêa LeãoFalcão, Carlos Alberto MonteiroPereira, Raony Môlin de SousaPinheiro, Carla Ohana BragaNascimento, Elanno Pádua Albuquerque doMoura, Maria Eliete Batista2015-08-10T12:22:02Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/176Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:53.887050Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente |
title |
Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente |
spellingShingle |
Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente Ferraz, Maria Ângela Arêa Leão Educação em Odontologia Recursos Humanos Educação Baseada em Competências. |
title_short |
Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente |
title_full |
Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente |
title_fullStr |
Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente |
title_full_unstemmed |
Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente |
title_sort |
Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente |
author |
Ferraz, Maria Ângela Arêa Leão |
author_facet |
Ferraz, Maria Ângela Arêa Leão Falcão, Carlos Alberto Monteiro Pereira, Raony Môlin de Sousa Pinheiro, Carla Ohana Braga Nascimento, Elanno Pádua Albuquerque do Moura, Maria Eliete Batista |
author_role |
author |
author2 |
Falcão, Carlos Alberto Monteiro Pereira, Raony Môlin de Sousa Pinheiro, Carla Ohana Braga Nascimento, Elanno Pádua Albuquerque do Moura, Maria Eliete Batista |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Maria Ângela Arêa Leão Falcão, Carlos Alberto Monteiro Pereira, Raony Môlin de Sousa Pinheiro, Carla Ohana Braga Nascimento, Elanno Pádua Albuquerque do Moura, Maria Eliete Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Odontologia Recursos Humanos Educação Baseada em Competências. |
topic |
Educação em Odontologia Recursos Humanos Educação Baseada em Competências. |
description |
A mudança nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação no Brasil deveu-se à necessidade de adequar o perfil do egresso, pois a formação de profissional clínico – que não conseguia atender as exigências do mercado de trabalho – pelo ensino centrado apenas no campo técnico-científico, criou fendas entre o campo do saber e o aspecto humanístico da saúde. Desta forma, a construção de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais e em conformidade com Projetos Pedagógicos Institucionais deveria ser pautada na colaboração de todos os atores envolvidos no processo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento dos discentes sobre o PPC do Curso de Odontologia de uma universidade pública. Observou-se o desconhecimento discente sobre as regulamentações que norteiam a formação superior, evidenciando a necessidade de reorganização dos sujeitos participantes deste processo, com maior participação de todos na construção dos PPCs para que os objetivos da formação estejam de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/176 10.30979/rev.abeno.v15i2.176 |
url |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/176 |
identifier_str_mv |
10.30979/rev.abeno.v15i2.176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/176/154 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista da ABENO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista da ABENO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ABENO; Vol. 15 No. 2 (2015); 47-55 Revista da ABENO; Vol. 15 Núm. 2 (2015); 47-55 Revista da ABENO; v. 15 n. 2 (2015); 47-55 2595-0274 1679-5954 reponame:Revista da ABENO (Online) instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) instacron:ABENO |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
instacron_str |
ABENO |
institution |
ABENO |
reponame_str |
Revista da ABENO (Online) |
collection |
Revista da ABENO (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revabeno@gmail.com |
_version_ |
1797051145959505920 |