Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Maria Ângela Arêa Leão
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Falcão, Carlos Alberto Monteiro, Pereira, Raony Môlin de Sousa, Pinheiro, Carla Ohana Braga, Nascimento, Elanno Pádua Albuquerque do, Moura, Maria Eliete Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABENO (Online)
Texto Completo: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/176
Resumo: A mudança nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação no Brasil deveu-se à necessidade de adequar o perfil do egresso, pois a formação de profissional clínico – que não conseguia atender as exigências do mercado de trabalho – pelo ensino centrado apenas no campo técnico-científico, criou fendas entre o campo do saber e o aspecto humanístico da saúde. Desta forma, a construção de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais e em conformidade com Projetos Pedagógicos Institucionais deveria ser pautada na colaboração de todos os atores envolvidos no processo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento dos discentes sobre o PPC do Curso de Odontologia de uma universidade pública. Observou-se o desconhecimento discente sobre as regulamentações que norteiam a formação superior, evidenciando a necessidade de reorganização dos sujeitos participantes deste processo, com maior participação de todos na construção dos PPCs para que os objetivos da formação estejam de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais.
id ABENO-2_1b1fa4aa7d7a00a58f66d03371b759a7
oai_identifier_str oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/176
network_acronym_str ABENO-2
network_name_str Revista da ABENO (Online)
repository_id_str
spelling Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discenteEducação em OdontologiaRecursos HumanosEducação Baseada em Competências.A mudança nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação no Brasil deveu-se à necessidade de adequar o perfil do egresso, pois a formação de profissional clínico – que não conseguia atender as exigências do mercado de trabalho – pelo ensino centrado apenas no campo técnico-científico, criou fendas entre o campo do saber e o aspecto humanístico da saúde. Desta forma, a construção de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais e em conformidade com Projetos Pedagógicos Institucionais deveria ser pautada na colaboração de todos os atores envolvidos no processo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento dos discentes sobre o PPC do Curso de Odontologia de uma universidade pública. Observou-se o desconhecimento discente sobre as regulamentações que norteiam a formação superior, evidenciando a necessidade de reorganização dos sujeitos participantes deste processo, com maior participação de todos na construção dos PPCs para que os objetivos da formação estejam de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais.Associação Brasileira de Ensino Odontológico2015-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/17610.30979/rev.abeno.v15i2.176Revista da ABENO; Vol. 15 No. 2 (2015); 47-55Revista da ABENO; Vol. 15 Núm. 2 (2015); 47-55Revista da ABENO; v. 15 n. 2 (2015); 47-552595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/176/154Copyright (c) 2015 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Maria Ângela Arêa LeãoFalcão, Carlos Alberto MonteiroPereira, Raony Môlin de SousaPinheiro, Carla Ohana BragaNascimento, Elanno Pádua Albuquerque doMoura, Maria Eliete Batista2015-08-10T12:22:02Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/176Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:53.887050Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente
title Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente
spellingShingle Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente
Ferraz, Maria Ângela Arêa Leão
Educação em Odontologia
Recursos Humanos
Educação Baseada em Competências.
title_short Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente
title_full Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente
title_fullStr Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente
title_full_unstemmed Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente
title_sort Projeto pedagógico do Curso de Odontologia: conhecimento discente
author Ferraz, Maria Ângela Arêa Leão
author_facet Ferraz, Maria Ângela Arêa Leão
Falcão, Carlos Alberto Monteiro
Pereira, Raony Môlin de Sousa
Pinheiro, Carla Ohana Braga
Nascimento, Elanno Pádua Albuquerque do
Moura, Maria Eliete Batista
author_role author
author2 Falcão, Carlos Alberto Monteiro
Pereira, Raony Môlin de Sousa
Pinheiro, Carla Ohana Braga
Nascimento, Elanno Pádua Albuquerque do
Moura, Maria Eliete Batista
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Maria Ângela Arêa Leão
Falcão, Carlos Alberto Monteiro
Pereira, Raony Môlin de Sousa
Pinheiro, Carla Ohana Braga
Nascimento, Elanno Pádua Albuquerque do
Moura, Maria Eliete Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Odontologia
Recursos Humanos
Educação Baseada em Competências.
topic Educação em Odontologia
Recursos Humanos
Educação Baseada em Competências.
description A mudança nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação no Brasil deveu-se à necessidade de adequar o perfil do egresso, pois a formação de profissional clínico – que não conseguia atender as exigências do mercado de trabalho – pelo ensino centrado apenas no campo técnico-científico, criou fendas entre o campo do saber e o aspecto humanístico da saúde. Desta forma, a construção de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais e em conformidade com Projetos Pedagógicos Institucionais deveria ser pautada na colaboração de todos os atores envolvidos no processo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento dos discentes sobre o PPC do Curso de Odontologia de uma universidade pública. Observou-se o desconhecimento discente sobre as regulamentações que norteiam a formação superior, evidenciando a necessidade de reorganização dos sujeitos participantes deste processo, com maior participação de todos na construção dos PPCs para que os objetivos da formação estejam de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/176
10.30979/rev.abeno.v15i2.176
url https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/176
identifier_str_mv 10.30979/rev.abeno.v15i2.176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/176/154
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista da ABENO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista da ABENO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ABENO; Vol. 15 No. 2 (2015); 47-55
Revista da ABENO; Vol. 15 Núm. 2 (2015); 47-55
Revista da ABENO; v. 15 n. 2 (2015); 47-55
2595-0274
1679-5954
reponame:Revista da ABENO (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron:ABENO
instname_str Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron_str ABENO
institution ABENO
reponame_str Revista da ABENO (Online)
collection Revista da ABENO (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
repository.mail.fl_str_mv revabeno@gmail.com
_version_ 1797051145959505920