Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Juliana Maciel de, Baumgarten, Alexandre, Rösing, Cassiano Kuchenbecker
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABENO (Online)
Texto Completo: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/120
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento do processo de mudanças curriculares na formação superior em Odontologia em uma Universidade Federal no Sul do Brasil. O método de investigação foi predominantemente qualitativo (estudo de caso). Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes do 1º ao 10º semestre do curso. A coleta de dados envolveu a análise de documentos e aplicaçãode questionário semiestruturado. Os dados objetivos foram analisados pelo software estatístico SPSS versão 18.0 e os relatos foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Participaram do estudo 360 estudantes (taxa de resposta 88,5%), sendo a maioria mulheres (69,2%), jovens (58,1% com idade entre 17 a 22 anos), solteiros (96,4%) e sem filhos (98,3%). Grande parte dos estudantes acredita estar recebendo uma sólida formação para atuar no mercado detrabalho e mostrou-se satisfeito com o curso. Como potencialidades, os estudantes destacaram o atualcurrículo que enfatiza a humanização da saúde e os ganhos na formação com o período dos estágios curriculares supervisionados no Sistema Único de Saúde.Fragilidades foram apontadas em alguns aspectos da integração curricular e em relação ao processo de avaliação das aprendizagens. Recomenda-se a avaliação do currículo, de modo contínuo e formador, permitindo sua transformação/reconstrução no curso de seu desenvolvimento. 
id ABENO-2_2a7a3161af9bbe9b3e738d935b4ef497
oai_identifier_str oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/120
network_acronym_str ABENO-2
network_name_str Revista da ABENO (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no BrasilAvaliação Curricular. Currículo. Ensino Odontológico. Ensino Superior.O objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento do processo de mudanças curriculares na formação superior em Odontologia em uma Universidade Federal no Sul do Brasil. O método de investigação foi predominantemente qualitativo (estudo de caso). Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes do 1º ao 10º semestre do curso. A coleta de dados envolveu a análise de documentos e aplicaçãode questionário semiestruturado. Os dados objetivos foram analisados pelo software estatístico SPSS versão 18.0 e os relatos foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Participaram do estudo 360 estudantes (taxa de resposta 88,5%), sendo a maioria mulheres (69,2%), jovens (58,1% com idade entre 17 a 22 anos), solteiros (96,4%) e sem filhos (98,3%). Grande parte dos estudantes acredita estar recebendo uma sólida formação para atuar no mercado detrabalho e mostrou-se satisfeito com o curso. Como potencialidades, os estudantes destacaram o atualcurrículo que enfatiza a humanização da saúde e os ganhos na formação com o período dos estágios curriculares supervisionados no Sistema Único de Saúde.Fragilidades foram apontadas em alguns aspectos da integração curricular e em relação ao processo de avaliação das aprendizagens. Recomenda-se a avaliação do currículo, de modo contínuo e formador, permitindo sua transformação/reconstrução no curso de seu desenvolvimento. Associação Brasileira de Ensino Odontológico2014-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/12010.30979/rev.abeno.v12i2.120Revista da ABENO; Vol. 12 No. 2 (2012); 170-177Revista da ABENO; Vol. 12 Núm. 2 (2012); 170-177Revista da ABENO; v. 12 n. 2 (2012); 170-1772595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/120/111Copyright (c) 2014 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessToassi, Ramona Fernanda CeriottiSouza, Juliana Maciel deBaumgarten, AlexandreRösing, Cassiano Kuchenbecker2014-05-10T03:19:03Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/120Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:51.883866Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil
title Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil
spellingShingle Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Avaliação Curricular. Currículo. Ensino Odontológico. Ensino Superior.
title_short Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil
title_full Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil
title_fullStr Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil
title_full_unstemmed Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil
title_sort Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil
author Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author_facet Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Souza, Juliana Maciel de
Baumgarten, Alexandre
Rösing, Cassiano Kuchenbecker
author_role author
author2 Souza, Juliana Maciel de
Baumgarten, Alexandre
Rösing, Cassiano Kuchenbecker
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Souza, Juliana Maciel de
Baumgarten, Alexandre
Rösing, Cassiano Kuchenbecker
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Curricular. Currículo. Ensino Odontológico. Ensino Superior.
topic Avaliação Curricular. Currículo. Ensino Odontológico. Ensino Superior.
description O objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento do processo de mudanças curriculares na formação superior em Odontologia em uma Universidade Federal no Sul do Brasil. O método de investigação foi predominantemente qualitativo (estudo de caso). Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes do 1º ao 10º semestre do curso. A coleta de dados envolveu a análise de documentos e aplicaçãode questionário semiestruturado. Os dados objetivos foram analisados pelo software estatístico SPSS versão 18.0 e os relatos foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Participaram do estudo 360 estudantes (taxa de resposta 88,5%), sendo a maioria mulheres (69,2%), jovens (58,1% com idade entre 17 a 22 anos), solteiros (96,4%) e sem filhos (98,3%). Grande parte dos estudantes acredita estar recebendo uma sólida formação para atuar no mercado detrabalho e mostrou-se satisfeito com o curso. Como potencialidades, os estudantes destacaram o atualcurrículo que enfatiza a humanização da saúde e os ganhos na formação com o período dos estágios curriculares supervisionados no Sistema Único de Saúde.Fragilidades foram apontadas em alguns aspectos da integração curricular e em relação ao processo de avaliação das aprendizagens. Recomenda-se a avaliação do currículo, de modo contínuo e formador, permitindo sua transformação/reconstrução no curso de seu desenvolvimento. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/120
10.30979/rev.abeno.v12i2.120
url https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/120
identifier_str_mv 10.30979/rev.abeno.v12i2.120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/120/111
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da ABENO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da ABENO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ABENO; Vol. 12 No. 2 (2012); 170-177
Revista da ABENO; Vol. 12 Núm. 2 (2012); 170-177
Revista da ABENO; v. 12 n. 2 (2012); 170-177
2595-0274
1679-5954
reponame:Revista da ABENO (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron:ABENO
instname_str Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron_str ABENO
institution ABENO
reponame_str Revista da ABENO (Online)
collection Revista da ABENO (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
repository.mail.fl_str_mv revabeno@gmail.com
_version_ 1797051145600892928