Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ABENO (Online) |
Texto Completo: | https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/120 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento do processo de mudanças curriculares na formação superior em Odontologia em uma Universidade Federal no Sul do Brasil. O método de investigação foi predominantemente qualitativo (estudo de caso). Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes do 1º ao 10º semestre do curso. A coleta de dados envolveu a análise de documentos e aplicaçãode questionário semiestruturado. Os dados objetivos foram analisados pelo software estatístico SPSS versão 18.0 e os relatos foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Participaram do estudo 360 estudantes (taxa de resposta 88,5%), sendo a maioria mulheres (69,2%), jovens (58,1% com idade entre 17 a 22 anos), solteiros (96,4%) e sem filhos (98,3%). Grande parte dos estudantes acredita estar recebendo uma sólida formação para atuar no mercado detrabalho e mostrou-se satisfeito com o curso. Como potencialidades, os estudantes destacaram o atualcurrículo que enfatiza a humanização da saúde e os ganhos na formação com o período dos estágios curriculares supervisionados no Sistema Único de Saúde.Fragilidades foram apontadas em alguns aspectos da integração curricular e em relação ao processo de avaliação das aprendizagens. Recomenda-se a avaliação do currículo, de modo contínuo e formador, permitindo sua transformação/reconstrução no curso de seu desenvolvimento. |
id |
ABENO-2_2a7a3161af9bbe9b3e738d935b4ef497 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/120 |
network_acronym_str |
ABENO-2 |
network_name_str |
Revista da ABENO (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no BrasilAvaliação Curricular. Currículo. Ensino Odontológico. Ensino Superior.O objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento do processo de mudanças curriculares na formação superior em Odontologia em uma Universidade Federal no Sul do Brasil. O método de investigação foi predominantemente qualitativo (estudo de caso). Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes do 1º ao 10º semestre do curso. A coleta de dados envolveu a análise de documentos e aplicaçãode questionário semiestruturado. Os dados objetivos foram analisados pelo software estatístico SPSS versão 18.0 e os relatos foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Participaram do estudo 360 estudantes (taxa de resposta 88,5%), sendo a maioria mulheres (69,2%), jovens (58,1% com idade entre 17 a 22 anos), solteiros (96,4%) e sem filhos (98,3%). Grande parte dos estudantes acredita estar recebendo uma sólida formação para atuar no mercado detrabalho e mostrou-se satisfeito com o curso. Como potencialidades, os estudantes destacaram o atualcurrículo que enfatiza a humanização da saúde e os ganhos na formação com o período dos estágios curriculares supervisionados no Sistema Único de Saúde.Fragilidades foram apontadas em alguns aspectos da integração curricular e em relação ao processo de avaliação das aprendizagens. Recomenda-se a avaliação do currículo, de modo contínuo e formador, permitindo sua transformação/reconstrução no curso de seu desenvolvimento. Associação Brasileira de Ensino Odontológico2014-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/12010.30979/rev.abeno.v12i2.120Revista da ABENO; Vol. 12 No. 2 (2012); 170-177Revista da ABENO; Vol. 12 Núm. 2 (2012); 170-177Revista da ABENO; v. 12 n. 2 (2012); 170-1772595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/120/111Copyright (c) 2014 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessToassi, Ramona Fernanda CeriottiSouza, Juliana Maciel deBaumgarten, AlexandreRösing, Cassiano Kuchenbecker2014-05-10T03:19:03Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/120Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:51.883866Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil |
title |
Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil |
spellingShingle |
Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Avaliação Curricular. Currículo. Ensino Odontológico. Ensino Superior. |
title_short |
Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil |
title_full |
Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil |
title_fullStr |
Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil |
title_full_unstemmed |
Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil |
title_sort |
Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil |
author |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author_facet |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Souza, Juliana Maciel de Baumgarten, Alexandre Rösing, Cassiano Kuchenbecker |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Juliana Maciel de Baumgarten, Alexandre Rösing, Cassiano Kuchenbecker |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Souza, Juliana Maciel de Baumgarten, Alexandre Rösing, Cassiano Kuchenbecker |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Curricular. Currículo. Ensino Odontológico. Ensino Superior. |
topic |
Avaliação Curricular. Currículo. Ensino Odontológico. Ensino Superior. |
description |
O objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento do processo de mudanças curriculares na formação superior em Odontologia em uma Universidade Federal no Sul do Brasil. O método de investigação foi predominantemente qualitativo (estudo de caso). Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes do 1º ao 10º semestre do curso. A coleta de dados envolveu a análise de documentos e aplicaçãode questionário semiestruturado. Os dados objetivos foram analisados pelo software estatístico SPSS versão 18.0 e os relatos foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Participaram do estudo 360 estudantes (taxa de resposta 88,5%), sendo a maioria mulheres (69,2%), jovens (58,1% com idade entre 17 a 22 anos), solteiros (96,4%) e sem filhos (98,3%). Grande parte dos estudantes acredita estar recebendo uma sólida formação para atuar no mercado detrabalho e mostrou-se satisfeito com o curso. Como potencialidades, os estudantes destacaram o atualcurrículo que enfatiza a humanização da saúde e os ganhos na formação com o período dos estágios curriculares supervisionados no Sistema Único de Saúde.Fragilidades foram apontadas em alguns aspectos da integração curricular e em relação ao processo de avaliação das aprendizagens. Recomenda-se a avaliação do currículo, de modo contínuo e formador, permitindo sua transformação/reconstrução no curso de seu desenvolvimento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/120 10.30979/rev.abeno.v12i2.120 |
url |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/120 |
identifier_str_mv |
10.30979/rev.abeno.v12i2.120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/120/111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista da ABENO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista da ABENO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ABENO; Vol. 12 No. 2 (2012); 170-177 Revista da ABENO; Vol. 12 Núm. 2 (2012); 170-177 Revista da ABENO; v. 12 n. 2 (2012); 170-177 2595-0274 1679-5954 reponame:Revista da ABENO (Online) instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) instacron:ABENO |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
instacron_str |
ABENO |
institution |
ABENO |
reponame_str |
Revista da ABENO (Online) |
collection |
Revista da ABENO (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revabeno@gmail.com |
_version_ |
1797051145600892928 |