Análise discente da contribuição do preceptor e do estágio na formação do aluno de graduação da FO UERJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Isabel de Castro de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Maia, Katlin Darlen, Jorge, Renata Rocha, Berlink, Teresa, Ramos, Maria Eliza Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABENO (Online)
Texto Completo: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/65
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da contribuição do preceptor e do estágio na rede pública na formação dos alunos de graduação da Faculdade de Odontologia da UERJ, através do programa Pró-Saúde. Foram analisados 95 questionários de avaliação que são distribuídos aos alunos ao final do período no qual constam as avaliações da contribuição do preceptor durante a formação do aluno, a contribuição do estágio em serviço na formação do aluno,os pontos positivos, pontos negativos e sugestões. Através das respostas obtidas podemos concluir que a realização do estágio com o suporte do preceptor aparece como recurso que contribui para ampliar a experiência e vivência do aluno, oportunizando uma aproximação significativa entre os alunos e o Sistema Único de Saúde, assim como é importante o estabelecimento da integração entre academia e serviço para o desenvolvimento de mecanismos de capacitação dos profissionais da rede através dos projetos públicos vigentes.
id ABENO-2_31c2bee32c603f3b8c1d3349f321633e
oai_identifier_str oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/65
network_acronym_str ABENO-2
network_name_str Revista da ABENO (Online)
repository_id_str
spelling Análise discente da contribuição do preceptor e do estágio na formação do aluno de graduação da FO UERJPreceptor. Educação em saúde. Prática de ensinoaprendizagem.O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da contribuição do preceptor e do estágio na rede pública na formação dos alunos de graduação da Faculdade de Odontologia da UERJ, através do programa Pró-Saúde. Foram analisados 95 questionários de avaliação que são distribuídos aos alunos ao final do período no qual constam as avaliações da contribuição do preceptor durante a formação do aluno, a contribuição do estágio em serviço na formação do aluno,os pontos positivos, pontos negativos e sugestões. Através das respostas obtidas podemos concluir que a realização do estágio com o suporte do preceptor aparece como recurso que contribui para ampliar a experiência e vivência do aluno, oportunizando uma aproximação significativa entre os alunos e o Sistema Único de Saúde, assim como é importante o estabelecimento da integração entre academia e serviço para o desenvolvimento de mecanismos de capacitação dos profissionais da rede através dos projetos públicos vigentes.Associação Brasileira de Ensino Odontológico2013-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/6510.30979/rev.abeno.v11i2.65Revista da ABENO; Vol. 11 No. 2 (2011); 57-62Revista da ABENO; Vol. 11 Núm. 2 (2011); 57-62Revista da ABENO; v. 11 n. 2 (2011); 57-622595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/65/65Copyright (c) 2014 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Maria Isabel de Castro deMaia, Katlin DarlenJorge, Renata RochaBerlink, TeresaRamos, Maria Eliza Barbosa2013-07-30T14:53:22Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/65Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:49.560861Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise discente da contribuição do preceptor e do estágio na formação do aluno de graduação da FO UERJ
title Análise discente da contribuição do preceptor e do estágio na formação do aluno de graduação da FO UERJ
spellingShingle Análise discente da contribuição do preceptor e do estágio na formação do aluno de graduação da FO UERJ
Souza, Maria Isabel de Castro de
Preceptor. Educação em saúde. Prática de ensinoaprendizagem.
title_short Análise discente da contribuição do preceptor e do estágio na formação do aluno de graduação da FO UERJ
title_full Análise discente da contribuição do preceptor e do estágio na formação do aluno de graduação da FO UERJ
title_fullStr Análise discente da contribuição do preceptor e do estágio na formação do aluno de graduação da FO UERJ
title_full_unstemmed Análise discente da contribuição do preceptor e do estágio na formação do aluno de graduação da FO UERJ
title_sort Análise discente da contribuição do preceptor e do estágio na formação do aluno de graduação da FO UERJ
author Souza, Maria Isabel de Castro de
author_facet Souza, Maria Isabel de Castro de
Maia, Katlin Darlen
Jorge, Renata Rocha
Berlink, Teresa
Ramos, Maria Eliza Barbosa
author_role author
author2 Maia, Katlin Darlen
Jorge, Renata Rocha
Berlink, Teresa
Ramos, Maria Eliza Barbosa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Isabel de Castro de
Maia, Katlin Darlen
Jorge, Renata Rocha
Berlink, Teresa
Ramos, Maria Eliza Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Preceptor. Educação em saúde. Prática de ensinoaprendizagem.
topic Preceptor. Educação em saúde. Prática de ensinoaprendizagem.
description O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da contribuição do preceptor e do estágio na rede pública na formação dos alunos de graduação da Faculdade de Odontologia da UERJ, através do programa Pró-Saúde. Foram analisados 95 questionários de avaliação que são distribuídos aos alunos ao final do período no qual constam as avaliações da contribuição do preceptor durante a formação do aluno, a contribuição do estágio em serviço na formação do aluno,os pontos positivos, pontos negativos e sugestões. Através das respostas obtidas podemos concluir que a realização do estágio com o suporte do preceptor aparece como recurso que contribui para ampliar a experiência e vivência do aluno, oportunizando uma aproximação significativa entre os alunos e o Sistema Único de Saúde, assim como é importante o estabelecimento da integração entre academia e serviço para o desenvolvimento de mecanismos de capacitação dos profissionais da rede através dos projetos públicos vigentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/65
10.30979/rev.abeno.v11i2.65
url https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/65
identifier_str_mv 10.30979/rev.abeno.v11i2.65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/65/65
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da ABENO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista da ABENO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino Odontológico
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ABENO; Vol. 11 No. 2 (2011); 57-62
Revista da ABENO; Vol. 11 Núm. 2 (2011); 57-62
Revista da ABENO; v. 11 n. 2 (2011); 57-62
2595-0274
1679-5954
reponame:Revista da ABENO (Online)
instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron:ABENO
instname_str Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
instacron_str ABENO
institution ABENO
reponame_str Revista da ABENO (Online)
collection Revista da ABENO (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)
repository.mail.fl_str_mv revabeno@gmail.com
_version_ 1797051145531686912