Organização da atenção em saúde bucal pelo Programa Saúde nas Escolas: levantamento de necessidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guidetti, Erika
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Almeida, Magda Moura de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABENO (Online)
Texto Completo: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/82
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi realizar o levantamento de necessidades bucais em estudantes do município de Fortaleza no bairro Passaré. O estudo foi descritivo transversal em uma escola pública. A primeira etapa consistiu na instrução de higiene oral e escovação supervisionada com dentifrícios fluoretados em todos os alunos. Em seguida em um ambiente com luz natural foi realizado o exame clínico. De acordo com as características bucais, foi preenchida uma ficha com os seguintes códigos: 0 - sem necessidades, 1 - sangramento gengival, 2 - atividade de cárie até 3 cavidades/mancha branca, 3 - atividade de cárie até 4 cavidades ou mais e 4 - raiz residual. O processamento dos dados foi realizado em no software SPSS® 16. Foi examinado um total de 186 estudantes, distribuídos em 12 turmas, desde pré-escolares até escolares. De todos os estudantes, 55,4% apresentaram alguma alteração bucal. Dos pré-escolares, 43,4% possuíam atividade de cárie, sangramento ou raiz residual, enquanto nos escolares essa frequência foi de 57,6%. A prevalência encontrada nessa comunidade encontra-se abaixo da prevalência nacional e estadual. Inferindo provavelmente o bom trabalho preventivo dos cirurgiões dentistas deste território.
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