Preferência dos estudantes de um curso de odontologia quanto ao aprendizado da técnica radiográfica periapical com e sem uso de posicionadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Guilherme
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Larentis, Naiara Leites
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ABENO (Online)
Texto Completo: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/169
Resumo: O presente estudo teve por objetivo avaliar a preferência dos alunos de radiologia do curso de Odontologia da ULBRA Torres quanto ao aprendizado da técnica radiográfica periapical com e sem o uso de posicionadores. Participaram 26 alunos que foram aleatoriamente divididos em 2 grupos: (A) grupo que realizou duas radiografias da região superior (anterior e posterior) usando a técnica periapical da bissetriz sem o uso de posicionadores e, depois, com o uso de posicionadores. Na aula seguinte, os mesmos alunos realizaram duas radiografias da região inferior (anterior e posterior) usando a técnica periapical com posicionador e depois a bissetriz sem posicionador; (B) grupo que realizou duas radiografias da região superior (anterior e posterior) usando a técnica periapical com o uso de posicionadores e depois a bissetriz sem ouso de posicionadores.  Na aula seguinte, os mesmos alunos realizaram duas radiografias da região inferior (anterior e posterior) usando a técnica periapical da bissetriz sem posicionador e depois com posicionador. Ao final foi aplicado um questionário sobre a preferência dos alunos em relação à aprendizagem com e sem uso de posicionadores. Dos 26 alunos que participaram da pesquisa 9 (34,6%) preferiram aprender realizando a técnica da bissetriz sem uso de posicionadores e depois com, 16 (61,6%) preferiram com o uso de posicionadores e depois sem e 1 (3,80%) não percebeu diferença. Conclui-se que os alunos participantes do estudo preferiram realizar a técnica periapical usando antes o posicionador, pois este facilitaria o aprendizado.
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