Formadores em odontologia: perfil profissional, pós-graduação e conhecimentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ABENO (Online) |
Texto Completo: | https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/4 |
Resumo: | A tendência atual de renovação do ensino superior no Brasil evidencia a necessidade de estudos dirigidos para a formação pedagógica dos professores com abordagens teórico-metodológicas capazes de compreender as especificidades dos sujeitos dessa prática. Assim, buscou-se identificar em dois cursos de odontologia da Bahia, o perfil dos professores, a auto-percepção sobre a influência da pós-graduação em sua formação docente e os seus conhecimentos acerca das DCNs. Realizou-se entrevistas não-diretivas, interpretadas pela análise de conteúdo, a qual foi sustentada por um referencial teórico que trata da formação pedagógica do professor e das políticas públicas de educação. A quase totalidade dos professores reconhece as limitações da pós-graduação no que se refere à formação pedagógica, evidenciando os saberes oriundos da experiência, e a maioria deles desconhece ou têm informações superficiais sobre as DCNs. |
id |
ABENO-2_a9f6fc6047cb529f2b170e011b766eca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/4 |
network_acronym_str |
ABENO-2 |
network_name_str |
Revista da ABENO (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formadores em odontologia: perfil profissional, pós-graduação e conhecimentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)Educação superior. Odontologia. Formação docente.A tendência atual de renovação do ensino superior no Brasil evidencia a necessidade de estudos dirigidos para a formação pedagógica dos professores com abordagens teórico-metodológicas capazes de compreender as especificidades dos sujeitos dessa prática. Assim, buscou-se identificar em dois cursos de odontologia da Bahia, o perfil dos professores, a auto-percepção sobre a influência da pós-graduação em sua formação docente e os seus conhecimentos acerca das DCNs. Realizou-se entrevistas não-diretivas, interpretadas pela análise de conteúdo, a qual foi sustentada por um referencial teórico que trata da formação pedagógica do professor e das políticas públicas de educação. A quase totalidade dos professores reconhece as limitações da pós-graduação no que se refere à formação pedagógica, evidenciando os saberes oriundos da experiência, e a maioria deles desconhece ou têm informações superficiais sobre as DCNs.Associação Brasileira de Ensino Odontológico2013-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/410.30979/rev.abeno.v10i1.4Revista da ABENO; Vol. 10 No. 1 (2010); 19-28Revista da ABENO; Vol. 10 Núm. 1 (2010); 19-28Revista da ABENO; v. 10 n. 1 (2010); 19-282595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/4/4Copyright (c) 2014 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Mariangela Silva deTenório, Robinson MoreiraVianna, Maria Isabel Pereira2013-07-30T14:54:28Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/4Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:46.133952Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formadores em odontologia: perfil profissional, pós-graduação e conhecimentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) |
title |
Formadores em odontologia: perfil profissional, pós-graduação e conhecimentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) |
spellingShingle |
Formadores em odontologia: perfil profissional, pós-graduação e conhecimentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) Matos, Mariangela Silva de Educação superior. Odontologia. Formação docente. |
title_short |
Formadores em odontologia: perfil profissional, pós-graduação e conhecimentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) |
title_full |
Formadores em odontologia: perfil profissional, pós-graduação e conhecimentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) |
title_fullStr |
Formadores em odontologia: perfil profissional, pós-graduação e conhecimentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) |
title_full_unstemmed |
Formadores em odontologia: perfil profissional, pós-graduação e conhecimentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) |
title_sort |
Formadores em odontologia: perfil profissional, pós-graduação e conhecimentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) |
author |
Matos, Mariangela Silva de |
author_facet |
Matos, Mariangela Silva de Tenório, Robinson Moreira Vianna, Maria Isabel Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Tenório, Robinson Moreira Vianna, Maria Isabel Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Mariangela Silva de Tenório, Robinson Moreira Vianna, Maria Isabel Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior. Odontologia. Formação docente. |
topic |
Educação superior. Odontologia. Formação docente. |
description |
A tendência atual de renovação do ensino superior no Brasil evidencia a necessidade de estudos dirigidos para a formação pedagógica dos professores com abordagens teórico-metodológicas capazes de compreender as especificidades dos sujeitos dessa prática. Assim, buscou-se identificar em dois cursos de odontologia da Bahia, o perfil dos professores, a auto-percepção sobre a influência da pós-graduação em sua formação docente e os seus conhecimentos acerca das DCNs. Realizou-se entrevistas não-diretivas, interpretadas pela análise de conteúdo, a qual foi sustentada por um referencial teórico que trata da formação pedagógica do professor e das políticas públicas de educação. A quase totalidade dos professores reconhece as limitações da pós-graduação no que se refere à formação pedagógica, evidenciando os saberes oriundos da experiência, e a maioria deles desconhece ou têm informações superficiais sobre as DCNs. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/4 10.30979/rev.abeno.v10i1.4 |
url |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/4 |
identifier_str_mv |
10.30979/rev.abeno.v10i1.4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/4/4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista da ABENO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista da ABENO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ABENO; Vol. 10 No. 1 (2010); 19-28 Revista da ABENO; Vol. 10 Núm. 1 (2010); 19-28 Revista da ABENO; v. 10 n. 1 (2010); 19-28 2595-0274 1679-5954 reponame:Revista da ABENO (Online) instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) instacron:ABENO |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
instacron_str |
ABENO |
institution |
ABENO |
reponame_str |
Revista da ABENO (Online) |
collection |
Revista da ABENO (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revabeno@gmail.com |
_version_ |
1797051145185656832 |