Contribuições das atividades complementares na formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ABENO (Online) |
Texto Completo: | https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/123 |
Resumo: | Objetivo: Caracterizar a inserção de atividades complementares em um curso de graduação em Odontologia, bem como sua contribuição para a formaçãoprofissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória, com abordagem quanti-qualitativa. O levantamento de dados deu-se a partir da aplicação de um questionário a todos os discentes do último ano do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, durante três semestres (2011.2, 2012.1, 2012.2). Os dados quantitativos foram tabulados e analisados pormeio de análise estatística descritiva com o auxílio do aplicativo Googledocs para formulários de pesquisa. Realizaram-se, também, entrevistas em profundidade com 10 discentes que responderam ao questionário, cujos dados qualitativos foram analisadossegundo os pressupostos da Análise de Conteúdo. Resultados: Participaram da pesquisa 70 discentes; destes, 93% haviam participado de alguma atividade complementar durante a graduação. As atividadesforam realizadas principalmente na área de Odontologiaem Saúde Coletiva (67%) e se relacionavam com mais frequência a estágios e atividades de extensão. Destas atividades, 33% estavam relacionadas ao trabalho de conclusão de curso do discente, enquanto apenas 9% estavam vinculadas à pós-graduação; 65% dos discentes consideraram que a participação nestas atividades contribuiu muito para a sua formação. Os resultados obtidos através dos dados qualitativos foram agrupados em 03 categorias relativas aos Fatores que influenciam na participação dos alunos nas atividades complementares, a Importância daparticipação em atividades complementares e às Limitações na realização de atividades complementares. Conclusão: Grande parte dos discentes participou de alguma atividade complementar durante a suaformação e considerou essa participação posi tiva, indicando que o curso em questão tem disponibilizado esse tipo de oportunidade. Uma boa adequação didático-pedagógica das atividades complementares parece influenciar no modo como o aluno percebe a importância e valoriza a participação nessas atividades, como auxiliar no seu processo de ensino-aprendizagem na formação profissional em Odontologia. |
id |
ABENO-2_f3008f138e9e227653d948f638b0f2ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/123 |
network_acronym_str |
ABENO-2 |
network_name_str |
Revista da ABENO (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições das atividades complementares na formaçãoEducação em Odontologia. Educação Superior. Currículo.Objetivo: Caracterizar a inserção de atividades complementares em um curso de graduação em Odontologia, bem como sua contribuição para a formaçãoprofissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória, com abordagem quanti-qualitativa. O levantamento de dados deu-se a partir da aplicação de um questionário a todos os discentes do último ano do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, durante três semestres (2011.2, 2012.1, 2012.2). Os dados quantitativos foram tabulados e analisados pormeio de análise estatística descritiva com o auxílio do aplicativo Googledocs para formulários de pesquisa. Realizaram-se, também, entrevistas em profundidade com 10 discentes que responderam ao questionário, cujos dados qualitativos foram analisadossegundo os pressupostos da Análise de Conteúdo. Resultados: Participaram da pesquisa 70 discentes; destes, 93% haviam participado de alguma atividade complementar durante a graduação. As atividadesforam realizadas principalmente na área de Odontologiaem Saúde Coletiva (67%) e se relacionavam com mais frequência a estágios e atividades de extensão. Destas atividades, 33% estavam relacionadas ao trabalho de conclusão de curso do discente, enquanto apenas 9% estavam vinculadas à pós-graduação; 65% dos discentes consideraram que a participação nestas atividades contribuiu muito para a sua formação. Os resultados obtidos através dos dados qualitativos foram agrupados em 03 categorias relativas aos Fatores que influenciam na participação dos alunos nas atividades complementares, a Importância daparticipação em atividades complementares e às Limitações na realização de atividades complementares. Conclusão: Grande parte dos discentes participou de alguma atividade complementar durante a suaformação e considerou essa participação posi tiva, indicando que o curso em questão tem disponibilizado esse tipo de oportunidade. Uma boa adequação didático-pedagógica das atividades complementares parece influenciar no modo como o aluno percebe a importância e valoriza a participação nessas atividades, como auxiliar no seu processo de ensino-aprendizagem na formação profissional em Odontologia. Associação Brasileira de Ensino Odontológico2014-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/12310.30979/rev.abeno.v12i2.123Revista da ABENO; Vol. 12 No. 2 (2012); 190-197Revista da ABENO; Vol. 12 Núm. 2 (2012); 190-197Revista da ABENO; v. 12 n. 2 (2012); 190-1972595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/123/114Copyright (c) 2014 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessWarmling, Alessandra M. FerreiraMello, Ana Lúcia S. Ferreira deNaspolini, Débora SchrammCanto, Graziela de LucaSouza, Elisa Remor de2014-05-10T03:19:03Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/123Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:52.048518Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições das atividades complementares na formação |
title |
Contribuições das atividades complementares na formação |
spellingShingle |
Contribuições das atividades complementares na formação Warmling, Alessandra M. Ferreira Educação em Odontologia. Educação Superior. Currículo. |
title_short |
Contribuições das atividades complementares na formação |
title_full |
Contribuições das atividades complementares na formação |
title_fullStr |
Contribuições das atividades complementares na formação |
title_full_unstemmed |
Contribuições das atividades complementares na formação |
title_sort |
Contribuições das atividades complementares na formação |
author |
Warmling, Alessandra M. Ferreira |
author_facet |
Warmling, Alessandra M. Ferreira Mello, Ana Lúcia S. Ferreira de Naspolini, Débora Schramm Canto, Graziela de Luca Souza, Elisa Remor de |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Ana Lúcia S. Ferreira de Naspolini, Débora Schramm Canto, Graziela de Luca Souza, Elisa Remor de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Warmling, Alessandra M. Ferreira Mello, Ana Lúcia S. Ferreira de Naspolini, Débora Schramm Canto, Graziela de Luca Souza, Elisa Remor de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Odontologia. Educação Superior. Currículo. |
topic |
Educação em Odontologia. Educação Superior. Currículo. |
description |
Objetivo: Caracterizar a inserção de atividades complementares em um curso de graduação em Odontologia, bem como sua contribuição para a formaçãoprofissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória, com abordagem quanti-qualitativa. O levantamento de dados deu-se a partir da aplicação de um questionário a todos os discentes do último ano do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, durante três semestres (2011.2, 2012.1, 2012.2). Os dados quantitativos foram tabulados e analisados pormeio de análise estatística descritiva com o auxílio do aplicativo Googledocs para formulários de pesquisa. Realizaram-se, também, entrevistas em profundidade com 10 discentes que responderam ao questionário, cujos dados qualitativos foram analisadossegundo os pressupostos da Análise de Conteúdo. Resultados: Participaram da pesquisa 70 discentes; destes, 93% haviam participado de alguma atividade complementar durante a graduação. As atividadesforam realizadas principalmente na área de Odontologiaem Saúde Coletiva (67%) e se relacionavam com mais frequência a estágios e atividades de extensão. Destas atividades, 33% estavam relacionadas ao trabalho de conclusão de curso do discente, enquanto apenas 9% estavam vinculadas à pós-graduação; 65% dos discentes consideraram que a participação nestas atividades contribuiu muito para a sua formação. Os resultados obtidos através dos dados qualitativos foram agrupados em 03 categorias relativas aos Fatores que influenciam na participação dos alunos nas atividades complementares, a Importância daparticipação em atividades complementares e às Limitações na realização de atividades complementares. Conclusão: Grande parte dos discentes participou de alguma atividade complementar durante a suaformação e considerou essa participação posi tiva, indicando que o curso em questão tem disponibilizado esse tipo de oportunidade. Uma boa adequação didático-pedagógica das atividades complementares parece influenciar no modo como o aluno percebe a importância e valoriza a participação nessas atividades, como auxiliar no seu processo de ensino-aprendizagem na formação profissional em Odontologia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/123 10.30979/rev.abeno.v12i2.123 |
url |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/123 |
identifier_str_mv |
10.30979/rev.abeno.v12i2.123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/123/114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista da ABENO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista da ABENO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ABENO; Vol. 12 No. 2 (2012); 190-197 Revista da ABENO; Vol. 12 Núm. 2 (2012); 190-197 Revista da ABENO; v. 12 n. 2 (2012); 190-197 2595-0274 1679-5954 reponame:Revista da ABENO (Online) instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) instacron:ABENO |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
instacron_str |
ABENO |
institution |
ABENO |
reponame_str |
Revista da ABENO (Online) |
collection |
Revista da ABENO (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revabeno@gmail.com |
_version_ |
1797051145607184384 |