Contribuições teóricas para uma demografia dos desastres no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbieri,Alisson Flávio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Viana,Raquel de Mattos, Soares,Vanessa Campos de Oliveira, Schneider,Raquel Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de estudos de população (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982022000100180
Resumo: Resumo As mudanças demográficas associadas à complexidade dos problemas ambientais contemporâneos, como as mudanças ambientais globais e os desastres tecnológicos, tornarão cada vez mais perene a (re)produção social dos riscos e desastres a eles associados. O artigo propõe reflexões que posicionem a demografia, particularmente no contexto brasileiro, de forma a incorporar esses desafios aos seus conceitos, teorias e metodologias de análise, consolidando o campo de estudos em demografia dos desastres. O percurso escolhido foi, inicialmente, o de revisitar conceitos presentes em estudos de população e ambiente, como riscos, danos, desastres, vulnerabilidade, adaptação e resiliência. Revisitamos a literatura produzida em demografia dos desastres, enfatizando a relação endógena entre desastres e a composição, distribuição e dinâmica demográfica. Em seguida, propusemos um marco teórico sobre demografia dos desastres, bem como sua operacionalização a partir de sete princípios. Por fim, discutimos como, tanto do ponto vista conceitual, teórico quanto metodológico, a demografia possui um papel fundamental para consolidar uma perspectiva científica que antagonize discursos de “naturalização” dos desastres e, consequentemente, contribua para criar ou aperfeiçoar políticas públicas e mecanismos de gestão e planejamento antes, durante e após os desastres.
id ABEP-1_0c24a9e051d68b44d80cad43898bb151
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-30982022000100180
network_acronym_str ABEP-1
network_name_str Revista brasileira de estudos de população (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições teóricas para uma demografia dos desastres no BrasilDesastresImpactosVulnerabilidadeAdaptaçãoDemografia dos desastresResumo As mudanças demográficas associadas à complexidade dos problemas ambientais contemporâneos, como as mudanças ambientais globais e os desastres tecnológicos, tornarão cada vez mais perene a (re)produção social dos riscos e desastres a eles associados. O artigo propõe reflexões que posicionem a demografia, particularmente no contexto brasileiro, de forma a incorporar esses desafios aos seus conceitos, teorias e metodologias de análise, consolidando o campo de estudos em demografia dos desastres. O percurso escolhido foi, inicialmente, o de revisitar conceitos presentes em estudos de população e ambiente, como riscos, danos, desastres, vulnerabilidade, adaptação e resiliência. Revisitamos a literatura produzida em demografia dos desastres, enfatizando a relação endógena entre desastres e a composição, distribuição e dinâmica demográfica. Em seguida, propusemos um marco teórico sobre demografia dos desastres, bem como sua operacionalização a partir de sete princípios. Por fim, discutimos como, tanto do ponto vista conceitual, teórico quanto metodológico, a demografia possui um papel fundamental para consolidar uma perspectiva científica que antagonize discursos de “naturalização” dos desastres e, consequentemente, contribua para criar ou aperfeiçoar políticas públicas e mecanismos de gestão e planejamento antes, durante e após os desastres.Associação Brasileira de Estudos Populacionais2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982022000100180Revista Brasileira de Estudos de População v.39 2022reponame:Revista brasileira de estudos de população (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)instacron:ABEP10.20947/s0102-3098a0227info:eu-repo/semantics/openAccessBarbieri,Alisson FlávioViana,Raquel de MattosSoares,Vanessa Campos de OliveiraSchneider,Raquel Alinepor2022-12-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-30982022000100180Revistahttps://rebep.org.br/revistahttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editora@rebep.org.br1980-55190102-3098opendoar:2022-12-09T00:00Revista brasileira de estudos de população (Online) - Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições teóricas para uma demografia dos desastres no Brasil
title Contribuições teóricas para uma demografia dos desastres no Brasil
spellingShingle Contribuições teóricas para uma demografia dos desastres no Brasil
Barbieri,Alisson Flávio
Desastres
Impactos
Vulnerabilidade
Adaptação
Demografia dos desastres
title_short Contribuições teóricas para uma demografia dos desastres no Brasil
title_full Contribuições teóricas para uma demografia dos desastres no Brasil
title_fullStr Contribuições teóricas para uma demografia dos desastres no Brasil
title_full_unstemmed Contribuições teóricas para uma demografia dos desastres no Brasil
title_sort Contribuições teóricas para uma demografia dos desastres no Brasil
author Barbieri,Alisson Flávio
author_facet Barbieri,Alisson Flávio
Viana,Raquel de Mattos
Soares,Vanessa Campos de Oliveira
Schneider,Raquel Aline
author_role author
author2 Viana,Raquel de Mattos
Soares,Vanessa Campos de Oliveira
Schneider,Raquel Aline
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbieri,Alisson Flávio
Viana,Raquel de Mattos
Soares,Vanessa Campos de Oliveira
Schneider,Raquel Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Desastres
Impactos
Vulnerabilidade
Adaptação
Demografia dos desastres
topic Desastres
Impactos
Vulnerabilidade
Adaptação
Demografia dos desastres
description Resumo As mudanças demográficas associadas à complexidade dos problemas ambientais contemporâneos, como as mudanças ambientais globais e os desastres tecnológicos, tornarão cada vez mais perene a (re)produção social dos riscos e desastres a eles associados. O artigo propõe reflexões que posicionem a demografia, particularmente no contexto brasileiro, de forma a incorporar esses desafios aos seus conceitos, teorias e metodologias de análise, consolidando o campo de estudos em demografia dos desastres. O percurso escolhido foi, inicialmente, o de revisitar conceitos presentes em estudos de população e ambiente, como riscos, danos, desastres, vulnerabilidade, adaptação e resiliência. Revisitamos a literatura produzida em demografia dos desastres, enfatizando a relação endógena entre desastres e a composição, distribuição e dinâmica demográfica. Em seguida, propusemos um marco teórico sobre demografia dos desastres, bem como sua operacionalização a partir de sete princípios. Por fim, discutimos como, tanto do ponto vista conceitual, teórico quanto metodológico, a demografia possui um papel fundamental para consolidar uma perspectiva científica que antagonize discursos de “naturalização” dos desastres e, consequentemente, contribua para criar ou aperfeiçoar políticas públicas e mecanismos de gestão e planejamento antes, durante e após os desastres.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982022000100180
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982022000100180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.20947/s0102-3098a0227
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Estudos Populacionais
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Estudos Populacionais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos de População v.39 2022
reponame:Revista brasileira de estudos de população (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
instacron:ABEP
instname_str Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
instacron_str ABEP
institution ABEP
reponame_str Revista brasileira de estudos de população (Online)
collection Revista brasileira de estudos de população (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de estudos de população (Online) - Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
repository.mail.fl_str_mv ||editora@rebep.org.br
_version_ 1754302037682552832