Movimentos pendulares das cidades interioranas de porte médio de Cascavel e Toledo, no Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stamm,Cristiano
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Staduto,Jefferson Andronio Ramundo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de estudos de população (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982008000100008
Resumo: O objetivo desse artigo é examinar o fenômeno do movimento pendular de trabalhadores intermunicipais entre as cidades interioranas de porte médio de Cascavel e Toledo, localizadas na Mesorregião Oeste do Estado do Paraná. A dinâmica econômico-populacional das distintas regiões do interior do Brasil vem imprimindo novas modalidades de deslocamentos populacionais, as quais eram quase exclusivas dos grandes centros urbanos. Os estudos dessa natureza tornam-se importantes, pois levantam informações relevantes para o planejamento urbano-regional e no ordenamento da dinâmica territorial. O movimento pendular observado nesse estudo é do tipo cruzado, o que significa que há movimento casa-trabalho originado nas duas cidades, em razão de ambas serem pólos regionais. O resultado da pesquisa evidenciou que a rede primária de proteção social (a família) é um fator importante e, em particular, das cidades de porte médio, como é caso de Cascavel e Toledo. O fluxo de trabalhadores pendulares entre Cascavel e Toledo apresenta um papel fundamental no desenho da rede urbana da região. Desta forma, verificou-se que algumas questões urbanas apresentadas nos grandes centros urbanos e nas regiões metropolitanas do país, tais como os movimentos pendulares, são também temas importantes para as cidades de menor porte populacional.
id ABEP-1_36ae9aa1b56a7bf71c7f048cf55e5adb
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-30982008000100008
network_acronym_str ABEP-1
network_name_str Revista brasileira de estudos de população (Online)
repository_id_str
spelling Movimentos pendulares das cidades interioranas de porte médio de Cascavel e Toledo, no ParanáMovimento pendularCidades de porte médioRede urbanaO objetivo desse artigo é examinar o fenômeno do movimento pendular de trabalhadores intermunicipais entre as cidades interioranas de porte médio de Cascavel e Toledo, localizadas na Mesorregião Oeste do Estado do Paraná. A dinâmica econômico-populacional das distintas regiões do interior do Brasil vem imprimindo novas modalidades de deslocamentos populacionais, as quais eram quase exclusivas dos grandes centros urbanos. Os estudos dessa natureza tornam-se importantes, pois levantam informações relevantes para o planejamento urbano-regional e no ordenamento da dinâmica territorial. O movimento pendular observado nesse estudo é do tipo cruzado, o que significa que há movimento casa-trabalho originado nas duas cidades, em razão de ambas serem pólos regionais. O resultado da pesquisa evidenciou que a rede primária de proteção social (a família) é um fator importante e, em particular, das cidades de porte médio, como é caso de Cascavel e Toledo. O fluxo de trabalhadores pendulares entre Cascavel e Toledo apresenta um papel fundamental no desenho da rede urbana da região. Desta forma, verificou-se que algumas questões urbanas apresentadas nos grandes centros urbanos e nas regiões metropolitanas do país, tais como os movimentos pendulares, são também temas importantes para as cidades de menor porte populacional.Associação Brasileira de Estudos Populacionais2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982008000100008Revista Brasileira de Estudos de População v.25 n.1 2008reponame:Revista brasileira de estudos de população (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)instacron:ABEP10.1590/S0102-30982008000100008info:eu-repo/semantics/openAccessStamm,CristianoStaduto,Jefferson Andronio Ramundopor2008-07-28T00:00:00Zoai:scielo:S0102-30982008000100008Revistahttps://rebep.org.br/revistahttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editora@rebep.org.br1980-55190102-3098opendoar:2008-07-28T00:00Revista brasileira de estudos de população (Online) - Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Movimentos pendulares das cidades interioranas de porte médio de Cascavel e Toledo, no Paraná
title Movimentos pendulares das cidades interioranas de porte médio de Cascavel e Toledo, no Paraná
spellingShingle Movimentos pendulares das cidades interioranas de porte médio de Cascavel e Toledo, no Paraná
Stamm,Cristiano
Movimento pendular
Cidades de porte médio
Rede urbana
title_short Movimentos pendulares das cidades interioranas de porte médio de Cascavel e Toledo, no Paraná
title_full Movimentos pendulares das cidades interioranas de porte médio de Cascavel e Toledo, no Paraná
title_fullStr Movimentos pendulares das cidades interioranas de porte médio de Cascavel e Toledo, no Paraná
title_full_unstemmed Movimentos pendulares das cidades interioranas de porte médio de Cascavel e Toledo, no Paraná
title_sort Movimentos pendulares das cidades interioranas de porte médio de Cascavel e Toledo, no Paraná
author Stamm,Cristiano
author_facet Stamm,Cristiano
Staduto,Jefferson Andronio Ramundo
author_role author
author2 Staduto,Jefferson Andronio Ramundo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stamm,Cristiano
Staduto,Jefferson Andronio Ramundo
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento pendular
Cidades de porte médio
Rede urbana
topic Movimento pendular
Cidades de porte médio
Rede urbana
description O objetivo desse artigo é examinar o fenômeno do movimento pendular de trabalhadores intermunicipais entre as cidades interioranas de porte médio de Cascavel e Toledo, localizadas na Mesorregião Oeste do Estado do Paraná. A dinâmica econômico-populacional das distintas regiões do interior do Brasil vem imprimindo novas modalidades de deslocamentos populacionais, as quais eram quase exclusivas dos grandes centros urbanos. Os estudos dessa natureza tornam-se importantes, pois levantam informações relevantes para o planejamento urbano-regional e no ordenamento da dinâmica territorial. O movimento pendular observado nesse estudo é do tipo cruzado, o que significa que há movimento casa-trabalho originado nas duas cidades, em razão de ambas serem pólos regionais. O resultado da pesquisa evidenciou que a rede primária de proteção social (a família) é um fator importante e, em particular, das cidades de porte médio, como é caso de Cascavel e Toledo. O fluxo de trabalhadores pendulares entre Cascavel e Toledo apresenta um papel fundamental no desenho da rede urbana da região. Desta forma, verificou-se que algumas questões urbanas apresentadas nos grandes centros urbanos e nas regiões metropolitanas do país, tais como os movimentos pendulares, são também temas importantes para as cidades de menor porte populacional.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982008000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982008000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-30982008000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Estudos Populacionais
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Estudos Populacionais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos de População v.25 n.1 2008
reponame:Revista brasileira de estudos de população (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
instacron:ABEP
instname_str Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
instacron_str ABEP
institution ABEP
reponame_str Revista brasileira de estudos de população (Online)
collection Revista brasileira de estudos de população (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de estudos de população (Online) - Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
repository.mail.fl_str_mv ||editora@rebep.org.br
_version_ 1754302035834961920