Sistemas públicos de ensino fundamental e a perpetuação da desigualdade: democracia e qualidade educacional como promotoras de justiça social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França,Marco Túlio Aniceto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gonçalves,Flávio de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de estudos de população (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982012000200006
Resumo: A educação restringe/amplia as oportunidades econômicas do indivíduo durante seu ciclo de vida. O sistema educacional de um país ou região tem papel fundamental na geração de igualdade de oportunidades. O artigo investiga os sistemas de ensino público (municipal e estadual) no Brasil e sua relação com a desigualdade. Os entes federados mais desiguais têm sistemas educacionais menos eficazes em prover ensino de qualidade, contudo, um maior nível de democracia aumenta esta eficácia. As desigualdades de riqueza, cor e nível sociocultural da família afetam o desempenho do indivíduo, independentemente da qualidade escolar, o que justifica políticas focalizadas que promovam igualdade de oportunidade por meio da educação.
id ABEP-1_5d5edffdfbe21d3c9be74be953b88170
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-30982012000200006
network_acronym_str ABEP-1
network_name_str Revista brasileira de estudos de população (Online)
repository_id_str
spelling Sistemas públicos de ensino fundamental e a perpetuação da desigualdade: democracia e qualidade educacional como promotoras de justiça socialDesigualdadeDemocraciaQualidade escolarModelos multiníveisA educação restringe/amplia as oportunidades econômicas do indivíduo durante seu ciclo de vida. O sistema educacional de um país ou região tem papel fundamental na geração de igualdade de oportunidades. O artigo investiga os sistemas de ensino público (municipal e estadual) no Brasil e sua relação com a desigualdade. Os entes federados mais desiguais têm sistemas educacionais menos eficazes em prover ensino de qualidade, contudo, um maior nível de democracia aumenta esta eficácia. As desigualdades de riqueza, cor e nível sociocultural da família afetam o desempenho do indivíduo, independentemente da qualidade escolar, o que justifica políticas focalizadas que promovam igualdade de oportunidade por meio da educação.Associação Brasileira de Estudos Populacionais2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982012000200006Revista Brasileira de Estudos de População v.29 n.2 2012reponame:Revista brasileira de estudos de população (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)instacron:ABEP10.1590/S0102-30982012000200006info:eu-repo/semantics/openAccessFrança,Marco Túlio AnicetoGonçalves,Flávio de Oliveirapor2013-01-15T00:00:00Zoai:scielo:S0102-30982012000200006Revistahttps://rebep.org.br/revistahttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editora@rebep.org.br1980-55190102-3098opendoar:2013-01-15T00:00Revista brasileira de estudos de população (Online) - Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas públicos de ensino fundamental e a perpetuação da desigualdade: democracia e qualidade educacional como promotoras de justiça social
title Sistemas públicos de ensino fundamental e a perpetuação da desigualdade: democracia e qualidade educacional como promotoras de justiça social
spellingShingle Sistemas públicos de ensino fundamental e a perpetuação da desigualdade: democracia e qualidade educacional como promotoras de justiça social
França,Marco Túlio Aniceto
Desigualdade
Democracia
Qualidade escolar
Modelos multiníveis
title_short Sistemas públicos de ensino fundamental e a perpetuação da desigualdade: democracia e qualidade educacional como promotoras de justiça social
title_full Sistemas públicos de ensino fundamental e a perpetuação da desigualdade: democracia e qualidade educacional como promotoras de justiça social
title_fullStr Sistemas públicos de ensino fundamental e a perpetuação da desigualdade: democracia e qualidade educacional como promotoras de justiça social
title_full_unstemmed Sistemas públicos de ensino fundamental e a perpetuação da desigualdade: democracia e qualidade educacional como promotoras de justiça social
title_sort Sistemas públicos de ensino fundamental e a perpetuação da desigualdade: democracia e qualidade educacional como promotoras de justiça social
author França,Marco Túlio Aniceto
author_facet França,Marco Túlio Aniceto
Gonçalves,Flávio de Oliveira
author_role author
author2 Gonçalves,Flávio de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França,Marco Túlio Aniceto
Gonçalves,Flávio de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade
Democracia
Qualidade escolar
Modelos multiníveis
topic Desigualdade
Democracia
Qualidade escolar
Modelos multiníveis
description A educação restringe/amplia as oportunidades econômicas do indivíduo durante seu ciclo de vida. O sistema educacional de um país ou região tem papel fundamental na geração de igualdade de oportunidades. O artigo investiga os sistemas de ensino público (municipal e estadual) no Brasil e sua relação com a desigualdade. Os entes federados mais desiguais têm sistemas educacionais menos eficazes em prover ensino de qualidade, contudo, um maior nível de democracia aumenta esta eficácia. As desigualdades de riqueza, cor e nível sociocultural da família afetam o desempenho do indivíduo, independentemente da qualidade escolar, o que justifica políticas focalizadas que promovam igualdade de oportunidade por meio da educação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982012000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982012000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-30982012000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Estudos Populacionais
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Estudos Populacionais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos de População v.29 n.2 2012
reponame:Revista brasileira de estudos de população (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
instacron:ABEP
instname_str Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
instacron_str ABEP
institution ABEP
reponame_str Revista brasileira de estudos de população (Online)
collection Revista brasileira de estudos de população (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de estudos de população (Online) - Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)
repository.mail.fl_str_mv ||editora@rebep.org.br
_version_ 1754302036257538048