A letalidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de estudos de população (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982019000100150 |
Resumo: | Resumo A preocupação com a mortalidade por acidentes de trânsito tem crescido em todo o mundo, sendo um importante problema de saúde pública e a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade (WHO, 2015). No Brasil, em 2016, aproximadamente 37 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito, das quais 6.400 (17%) vieram a óbito após ocorrências em rodovias federais. Tendo em vista a relevância dessas mortes, o objetivo do presente artigo é identificar os fatores associados à letalidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2016, considerando, além das características das vítimas, informações sobre o contexto de ocorrência desses eventos. Para tal finalidade, foi utilizado um modelo binomial de regressão logística. Os resultados indicam que, em média, as chances de um acidente de trânsito ser letal aumentam para indivíduos do sexo masculino, pedestres, com ocorrências na região Nordeste, aos domingos, durante a madrugada, nas curvas, nas áreas rurais e para vítimas com idades mais elevadas. |
id |
ABEP-1_8611d0db0ad4401e535ee7ff6d1172aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-30982019000100150 |
network_acronym_str |
ABEP-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de estudos de população (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A letalidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2016Acidentes de trânsitoLetalidadeAnálise de regressãoResumo A preocupação com a mortalidade por acidentes de trânsito tem crescido em todo o mundo, sendo um importante problema de saúde pública e a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade (WHO, 2015). No Brasil, em 2016, aproximadamente 37 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito, das quais 6.400 (17%) vieram a óbito após ocorrências em rodovias federais. Tendo em vista a relevância dessas mortes, o objetivo do presente artigo é identificar os fatores associados à letalidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2016, considerando, além das características das vítimas, informações sobre o contexto de ocorrência desses eventos. Para tal finalidade, foi utilizado um modelo binomial de regressão logística. Os resultados indicam que, em média, as chances de um acidente de trânsito ser letal aumentam para indivíduos do sexo masculino, pedestres, com ocorrências na região Nordeste, aos domingos, durante a madrugada, nas curvas, nas áreas rurais e para vítimas com idades mais elevadas.Associação Brasileira de Estudos Populacionais2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982019000100150Revista Brasileira de Estudos de População v.36 2019reponame:Revista brasileira de estudos de população (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)instacron:ABEP10.20947/s0102-3098a0074info:eu-repo/semantics/openAccessBarroso Junior,Gilvan TelesBertho,Ana Carolina SoaresVeiga,Alinne de Carvalhopor2019-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0102-30982019000100150Revistahttps://rebep.org.br/revistahttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editora@rebep.org.br1980-55190102-3098opendoar:2019-07-02T00:00Revista brasileira de estudos de população (Online) - Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A letalidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2016 |
title |
A letalidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2016 |
spellingShingle |
A letalidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2016 Barroso Junior,Gilvan Teles Acidentes de trânsito Letalidade Análise de regressão |
title_short |
A letalidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2016 |
title_full |
A letalidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2016 |
title_fullStr |
A letalidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2016 |
title_full_unstemmed |
A letalidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2016 |
title_sort |
A letalidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2016 |
author |
Barroso Junior,Gilvan Teles |
author_facet |
Barroso Junior,Gilvan Teles Bertho,Ana Carolina Soares Veiga,Alinne de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Bertho,Ana Carolina Soares Veiga,Alinne de Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso Junior,Gilvan Teles Bertho,Ana Carolina Soares Veiga,Alinne de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acidentes de trânsito Letalidade Análise de regressão |
topic |
Acidentes de trânsito Letalidade Análise de regressão |
description |
Resumo A preocupação com a mortalidade por acidentes de trânsito tem crescido em todo o mundo, sendo um importante problema de saúde pública e a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade (WHO, 2015). No Brasil, em 2016, aproximadamente 37 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito, das quais 6.400 (17%) vieram a óbito após ocorrências em rodovias federais. Tendo em vista a relevância dessas mortes, o objetivo do presente artigo é identificar os fatores associados à letalidade dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras em 2016, considerando, além das características das vítimas, informações sobre o contexto de ocorrência desses eventos. Para tal finalidade, foi utilizado um modelo binomial de regressão logística. Os resultados indicam que, em média, as chances de um acidente de trânsito ser letal aumentam para indivíduos do sexo masculino, pedestres, com ocorrências na região Nordeste, aos domingos, durante a madrugada, nas curvas, nas áreas rurais e para vítimas com idades mais elevadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982019000100150 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982019000100150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.20947/s0102-3098a0074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Estudos Populacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Estudos Populacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos de População v.36 2019 reponame:Revista brasileira de estudos de população (Online) instname:Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) instacron:ABEP |
instname_str |
Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) |
instacron_str |
ABEP |
institution |
ABEP |
reponame_str |
Revista brasileira de estudos de população (Online) |
collection |
Revista brasileira de estudos de população (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de estudos de população (Online) - Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||editora@rebep.org.br |
_version_ |
1754302037102690304 |