Inter-relações: do reino do luxo à república do gosto1: o gosto das interações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Claudia de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista dObra[s]
Texto Completo: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/395
Resumo: Descentrando-se do reinado do luxo, da distinção de classes, de uma estabelecida concepção de elegância, o século XX foi marcado por várias reestruturações da moda, numa primeira etapa, a moda feminina, em função de esse acompanhar e ao mesmo tempo propiciar à mulher uma conquista de outros campos de ação. O setor da moda se preparou para vestir as mulheres que estão no mercado de trabalho, disputando competitivamente seus direitos profissionais e sociais com os homens, ou as que estão se preparando para nele entrar, as que estudam e as que realizam afazeres distintos exteriores aos da casa. A serviço das exigências dos tempos modernos, o vestir deixa de ser orientado somente segundo as dimensões estéticas e assume mais os modos de se vestir funcionais ou pragmáticos, para, bem depois, aparecer os modos de se sentir vestido à vontade, ou seja, pela dimensão estésica em que corpo e roupa dialogam sensivelmente (...)
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