Inter-relações: do reino do luxo à república do gosto1: o gosto das interações sociais
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista dObra[s] |
Texto Completo: | https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/395 |
Resumo: | Descentrando-se do reinado do luxo, da distinção de classes, de uma estabelecida concepção de elegância, o século XX foi marcado por várias reestruturações da moda, numa primeira etapa, a moda feminina, em função de esse acompanhar e ao mesmo tempo propiciar à mulher uma conquista de outros campos de ação. O setor da moda se preparou para vestir as mulheres que estão no mercado de trabalho, disputando competitivamente seus direitos profissionais e sociais com os homens, ou as que estão se preparando para nele entrar, as que estudam e as que realizam afazeres distintos exteriores aos da casa. A serviço das exigências dos tempos modernos, o vestir deixa de ser orientado somente segundo as dimensões estéticas e assume mais os modos de se vestir funcionais ou pragmáticos, para, bem depois, aparecer os modos de se sentir vestido à vontade, ou seja, pela dimensão estésica em que corpo e roupa dialogam sensivelmente (...) |
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Inter-relações: do reino do luxo à república do gosto1: o gosto das interações sociaisDescentrando-se do reinado do luxo, da distinção de classes, de uma estabelecida concepção de elegância, o século XX foi marcado por várias reestruturações da moda, numa primeira etapa, a moda feminina, em função de esse acompanhar e ao mesmo tempo propiciar à mulher uma conquista de outros campos de ação. O setor da moda se preparou para vestir as mulheres que estão no mercado de trabalho, disputando competitivamente seus direitos profissionais e sociais com os homens, ou as que estão se preparando para nele entrar, as que estudam e as que realizam afazeres distintos exteriores aos da casa. A serviço das exigências dos tempos modernos, o vestir deixa de ser orientado somente segundo as dimensões estéticas e assume mais os modos de se vestir funcionais ou pragmáticos, para, bem depois, aparecer os modos de se sentir vestido à vontade, ou seja, pela dimensão estésica em que corpo e roupa dialogam sensivelmente (...)Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem2007-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/39510.26563/dobras.v1i1.395dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda; v. 1 n. 1 (2007); 32-352358-00031982-0313reponame:Revista dObra[s]instname:Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)instacron:ABEPEMporhttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/395/392Copyright (c) 2020 Ana Claudia de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ana Claudia de2017-08-04T20:02:22Zoai:ojs.dobras.emnuvens.com.br:article/395Revistahttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/indexONGhttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/oaidobras.abepem@gmail.com2358-00031982-0313opendoar:2023-01-12T16:05:30.825985Revista dObra[s] - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)true |
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