Galeria: o “coeficiente de arte” de Marcel Duchamp: uma antropologia da arte conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malysse, Stéphane
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista dObra[s]
Texto Completo: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/258
Resumo: Se a obra de arte é um ponto de vista sobre o mundo, pedindo um outro ponto de vista, o do público, que deve ler e interpretar os gestos dos artistas e as suas intenções, estamos propondo aqui uma pragmática da arte que seja uma estética pelo gesto, em que o artista, em vez de esconder seus gestos criativos, transforma-os na gênese da obra. Para o interacionismo simbólico da Escola de Sociologia de Chicago, o pragmatismo virou a base da metodologia de pesquisa, pois o mundo só existe através das interpretações que os homens fazem dele, o que significa que, para nós, a arte só existe através das interpretações que os homens fazem dela, ou seja, “são os espectadores que fazem os quadros”, como afirmava Duchamp (citado por MARCADÉ, 2008, p. 248) (...)
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