Figurino: traje de cena: um negócio na (da) China
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista dObra[s] |
Texto Completo: | https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/134 |
Resumo: | Não é de hoje que o teatro do Ocidente busca inspiração no teatro oriental. Da Índia, vieram as fortes apresentações de Kathakali e outras formas antigas de teatro e dança. Isso sem contar a febre dos filmes de Bollywood, que inspiraram obras como o filme Moulin Rouge (2001). Do Japão, os conhecidos e respeitados teatros Nô, Kabuki, Kyogen e o teatro de bonecos Bunraku, além de outras tendências mais contemporâneas, como o Butô, do qual Kazuo Ohno é o representante máximo. Do cinema japonês, é impossível não citar Akira Kurosawa (1910-1998) e obras dirigidas por ele, como Rashomon (1950), Os Sete Samurais (1954), Sonhos (1990) e Madadayo (1993) (...) |
id |
ABEPEM-2_c1294e1f82329a5d9c0960d15050543c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dobras.emnuvens.com.br:article/134 |
network_acronym_str |
ABEPEM-2 |
network_name_str |
Revista dObra[s] |
repository_id_str |
|
spelling |
Figurino: traje de cena: um negócio na (da) ChinaNão é de hoje que o teatro do Ocidente busca inspiração no teatro oriental. Da Índia, vieram as fortes apresentações de Kathakali e outras formas antigas de teatro e dança. Isso sem contar a febre dos filmes de Bollywood, que inspiraram obras como o filme Moulin Rouge (2001). Do Japão, os conhecidos e respeitados teatros Nô, Kabuki, Kyogen e o teatro de bonecos Bunraku, além de outras tendências mais contemporâneas, como o Butô, do qual Kazuo Ohno é o representante máximo. Do cinema japonês, é impossível não citar Akira Kurosawa (1910-1998) e obras dirigidas por ele, como Rashomon (1950), Os Sete Samurais (1954), Sonhos (1990) e Madadayo (1993) (...)Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem2013-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/13410.26563/dobras.v6i13.134dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda; v. 6 n. 13 (2013); 36-382358-00031982-0313reponame:Revista dObra[s]instname:Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)instacron:ABEPEMporhttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/134/133Copyright (c) 2020 Fausto Viana, Rosane Munizinfo:eu-repo/semantics/openAccessViana, FaustoMuniz, Rosane2017-08-04T20:02:21Zoai:ojs.dobras.emnuvens.com.br:article/134Revistahttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/indexONGhttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/oaidobras.abepem@gmail.com2358-00031982-0313opendoar:2023-01-12T16:05:17.862532Revista dObra[s] - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Figurino: traje de cena: um negócio na (da) China |
title |
Figurino: traje de cena: um negócio na (da) China |
spellingShingle |
Figurino: traje de cena: um negócio na (da) China Viana, Fausto |
title_short |
Figurino: traje de cena: um negócio na (da) China |
title_full |
Figurino: traje de cena: um negócio na (da) China |
title_fullStr |
Figurino: traje de cena: um negócio na (da) China |
title_full_unstemmed |
Figurino: traje de cena: um negócio na (da) China |
title_sort |
Figurino: traje de cena: um negócio na (da) China |
author |
Viana, Fausto |
author_facet |
Viana, Fausto Muniz, Rosane |
author_role |
author |
author2 |
Muniz, Rosane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Fausto Muniz, Rosane |
description |
Não é de hoje que o teatro do Ocidente busca inspiração no teatro oriental. Da Índia, vieram as fortes apresentações de Kathakali e outras formas antigas de teatro e dança. Isso sem contar a febre dos filmes de Bollywood, que inspiraram obras como o filme Moulin Rouge (2001). Do Japão, os conhecidos e respeitados teatros Nô, Kabuki, Kyogen e o teatro de bonecos Bunraku, além de outras tendências mais contemporâneas, como o Butô, do qual Kazuo Ohno é o representante máximo. Do cinema japonês, é impossível não citar Akira Kurosawa (1910-1998) e obras dirigidas por ele, como Rashomon (1950), Os Sete Samurais (1954), Sonhos (1990) e Madadayo (1993) (...) |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/134 10.26563/dobras.v6i13.134 |
url |
https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/134 |
identifier_str_mv |
10.26563/dobras.v6i13.134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/134/133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fausto Viana, Rosane Muniz info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fausto Viana, Rosane Muniz |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem |
dc.source.none.fl_str_mv |
dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda; v. 6 n. 13 (2013); 36-38 2358-0003 1982-0313 reponame:Revista dObra[s] instname:Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem) instacron:ABEPEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem) |
instacron_str |
ABEPEM |
institution |
ABEPEM |
reponame_str |
Revista dObra[s] |
collection |
Revista dObra[s] |
repository.name.fl_str_mv |
Revista dObra[s] - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem) |
repository.mail.fl_str_mv |
dobras.abepem@gmail.com |
_version_ |
1797054039762927616 |