Esverdeando a manufatura: dos fundamentos conceituais ao estudo de múltiplos casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jabbour,Charbel José Chiappetta
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Production
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132015000200365
Resumo: O propósito deste artigo é analisar a inserção das questões ambientais no contexto da função produção/manufatura (ou operações), a qual é referenciada como a área organizacional que deve liderar a gestão ambiental empresarial. Para tanto, sistematizou-se o referencial teórico sobre o esverdeamento da área de produção, com implicações para o desenvolvimento de produto, processo, gestão da qualidade e logística. Tendo em vista que esse campo de pesquisa carece, ainda, de evidências empíricas, optou-se pela realização de quatro estudos de caso em empresas localizadas no Brasil. Constatou-se que o nível de maturidade da gestão ambiental dessas empresas tende a acompanhar o grau com que a questão ambiental é inserida nas subáreas de produção, principalmente no processo de desenvolvimento de produto. Não obstante, verificou-se, na maior parte dos casos, dificuldade dessas organizações em estruturar a inserção da dimensão ambiental nas atividades logísticas, desafio que pode ser superado com a adoção, por parte das empresas, dos modernos conceitos de green supply chain management. Os apontamentos finais ressaltam o distanciamento observado entre o que a literatura internacional apregoa e a realidade de empresas localizadas no Brasil no desafio de esverdear definitivamente as empresas manufatureiras.
id ABEPRO-1_0257aabca383458416f4dcad77a7c05c
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65132015000200365
network_acronym_str ABEPRO-1
network_name_str Production
repository_id_str
spelling Esverdeando a manufatura: dos fundamentos conceituais ao estudo de múltiplos casosGestão ambientalManufaturaDesenvolvimento de produtoSustentabilidadeO propósito deste artigo é analisar a inserção das questões ambientais no contexto da função produção/manufatura (ou operações), a qual é referenciada como a área organizacional que deve liderar a gestão ambiental empresarial. Para tanto, sistematizou-se o referencial teórico sobre o esverdeamento da área de produção, com implicações para o desenvolvimento de produto, processo, gestão da qualidade e logística. Tendo em vista que esse campo de pesquisa carece, ainda, de evidências empíricas, optou-se pela realização de quatro estudos de caso em empresas localizadas no Brasil. Constatou-se que o nível de maturidade da gestão ambiental dessas empresas tende a acompanhar o grau com que a questão ambiental é inserida nas subáreas de produção, principalmente no processo de desenvolvimento de produto. Não obstante, verificou-se, na maior parte dos casos, dificuldade dessas organizações em estruturar a inserção da dimensão ambiental nas atividades logísticas, desafio que pode ser superado com a adoção, por parte das empresas, dos modernos conceitos de green supply chain management. Os apontamentos finais ressaltam o distanciamento observado entre o que a literatura internacional apregoa e a realidade de empresas localizadas no Brasil no desafio de esverdear definitivamente as empresas manufatureiras.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132015000200365Production v.25 n.2 2015reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65132014005000009info:eu-repo/semantics/openAccessJabbour,Charbel José Chiappettapor2016-02-23T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132015000200365Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2016-02-23T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Esverdeando a manufatura: dos fundamentos conceituais ao estudo de múltiplos casos
title Esverdeando a manufatura: dos fundamentos conceituais ao estudo de múltiplos casos
spellingShingle Esverdeando a manufatura: dos fundamentos conceituais ao estudo de múltiplos casos
Jabbour,Charbel José Chiappetta
Gestão ambiental
Manufatura
Desenvolvimento de produto
Sustentabilidade
title_short Esverdeando a manufatura: dos fundamentos conceituais ao estudo de múltiplos casos
title_full Esverdeando a manufatura: dos fundamentos conceituais ao estudo de múltiplos casos
title_fullStr Esverdeando a manufatura: dos fundamentos conceituais ao estudo de múltiplos casos
title_full_unstemmed Esverdeando a manufatura: dos fundamentos conceituais ao estudo de múltiplos casos
title_sort Esverdeando a manufatura: dos fundamentos conceituais ao estudo de múltiplos casos
author Jabbour,Charbel José Chiappetta
author_facet Jabbour,Charbel José Chiappetta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jabbour,Charbel José Chiappetta
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão ambiental
Manufatura
Desenvolvimento de produto
Sustentabilidade
topic Gestão ambiental
Manufatura
Desenvolvimento de produto
Sustentabilidade
description O propósito deste artigo é analisar a inserção das questões ambientais no contexto da função produção/manufatura (ou operações), a qual é referenciada como a área organizacional que deve liderar a gestão ambiental empresarial. Para tanto, sistematizou-se o referencial teórico sobre o esverdeamento da área de produção, com implicações para o desenvolvimento de produto, processo, gestão da qualidade e logística. Tendo em vista que esse campo de pesquisa carece, ainda, de evidências empíricas, optou-se pela realização de quatro estudos de caso em empresas localizadas no Brasil. Constatou-se que o nível de maturidade da gestão ambiental dessas empresas tende a acompanhar o grau com que a questão ambiental é inserida nas subáreas de produção, principalmente no processo de desenvolvimento de produto. Não obstante, verificou-se, na maior parte dos casos, dificuldade dessas organizações em estruturar a inserção da dimensão ambiental nas atividades logísticas, desafio que pode ser superado com a adoção, por parte das empresas, dos modernos conceitos de green supply chain management. Os apontamentos finais ressaltam o distanciamento observado entre o que a literatura internacional apregoa e a realidade de empresas localizadas no Brasil no desafio de esverdear definitivamente as empresas manufatureiras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132015000200365
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132015000200365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65132014005000009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Production v.25 n.2 2015
reponame:Production
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Production
collection Production
repository.name.fl_str_mv Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||production@editoracubo.com.br
_version_ 1754213153271447552