Desafios da qualidade e produtividade à engenharia de produção do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cheng,Lin Chih
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Silva,João Martins da, Lima,Francisco de Paula A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Production
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65131994000200004
Resumo: Este trabalho faz uma avaliação histórica e do estágio atual do movimento qualidade e produtividade (Q&P) no Brasil, através da evolução do conceito do controle da qualidade no interior do atual processo de reestruturação produtiva, e delineia os desafios, limitações e potencialidades desse movimento à comunidade científica da Engenharia de Produção. O escopo da análise está centrado, principalmente, na comparação entre a prática da Q&P do setor produtivo industrial brasileiro com o corpo conceitual-teórico da Q&P conhecido pela comunidade. O argumento central do trabalho é "Q&P (no seu sentido amplo, incluindo o trabalho) não pode ser visto como uma sub-área da Engenharia de Produção, mas sim a própria razão de ser da Engenharia de Produção (no seu sentido igualmente amplo, incluindo o trabalho)". Duas idéias decorrentes desse argumento principal são: 1- a demanda por Q&P abre espaço para a utilização dò conhecimento especializado da Engenharia de Produção; 2 - os pressupostos básicos de Q&P abrem horizonte para a formulação de uma nova base teórica e prática da Engenharia de Produção. O trabalho conclui com a descrição de um conjunto de ações que podem ser implementadas pelos pesquisadores, associações afins e órgãos de fomento para que esta área de conhecimento possa ser mais amplamente aplicada em beneficio da sociedade brasileira.
id ABEPRO-1_30f73eb3f9f9c219cd5581ce582073bf
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65131994000200004
network_acronym_str ABEPRO-1
network_name_str Production
repository_id_str
spelling Desafios da qualidade e produtividade à engenharia de produção do BrasilAvaliaçãoDesafiosQualidadeProdutividadeEngenharia de ProduçãoEste trabalho faz uma avaliação histórica e do estágio atual do movimento qualidade e produtividade (Q&P) no Brasil, através da evolução do conceito do controle da qualidade no interior do atual processo de reestruturação produtiva, e delineia os desafios, limitações e potencialidades desse movimento à comunidade científica da Engenharia de Produção. O escopo da análise está centrado, principalmente, na comparação entre a prática da Q&P do setor produtivo industrial brasileiro com o corpo conceitual-teórico da Q&P conhecido pela comunidade. O argumento central do trabalho é "Q&P (no seu sentido amplo, incluindo o trabalho) não pode ser visto como uma sub-área da Engenharia de Produção, mas sim a própria razão de ser da Engenharia de Produção (no seu sentido igualmente amplo, incluindo o trabalho)". Duas idéias decorrentes desse argumento principal são: 1- a demanda por Q&P abre espaço para a utilização dò conhecimento especializado da Engenharia de Produção; 2 - os pressupostos básicos de Q&P abrem horizonte para a formulação de uma nova base teórica e prática da Engenharia de Produção. O trabalho conclui com a descrição de um conjunto de ações que podem ser implementadas pelos pesquisadores, associações afins e órgãos de fomento para que esta área de conhecimento possa ser mais amplamente aplicada em beneficio da sociedade brasileira.Associação Brasileira de Engenharia de Produção1994-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65131994000200004Production v.4 n.2 1994reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65131994000200004info:eu-repo/semantics/openAccessCheng,Lin ChihSilva,João Martins daLima,Francisco de Paula A.por2010-11-23T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65131994000200004Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2010-11-23T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da qualidade e produtividade à engenharia de produção do Brasil
title Desafios da qualidade e produtividade à engenharia de produção do Brasil
spellingShingle Desafios da qualidade e produtividade à engenharia de produção do Brasil
Cheng,Lin Chih
Avaliação
Desafios
Qualidade
Produtividade
Engenharia de Produção
title_short Desafios da qualidade e produtividade à engenharia de produção do Brasil
title_full Desafios da qualidade e produtividade à engenharia de produção do Brasil
title_fullStr Desafios da qualidade e produtividade à engenharia de produção do Brasil
title_full_unstemmed Desafios da qualidade e produtividade à engenharia de produção do Brasil
title_sort Desafios da qualidade e produtividade à engenharia de produção do Brasil
author Cheng,Lin Chih
author_facet Cheng,Lin Chih
Silva,João Martins da
Lima,Francisco de Paula A.
author_role author
author2 Silva,João Martins da
Lima,Francisco de Paula A.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cheng,Lin Chih
Silva,João Martins da
Lima,Francisco de Paula A.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Desafios
Qualidade
Produtividade
Engenharia de Produção
topic Avaliação
Desafios
Qualidade
Produtividade
Engenharia de Produção
description Este trabalho faz uma avaliação histórica e do estágio atual do movimento qualidade e produtividade (Q&P) no Brasil, através da evolução do conceito do controle da qualidade no interior do atual processo de reestruturação produtiva, e delineia os desafios, limitações e potencialidades desse movimento à comunidade científica da Engenharia de Produção. O escopo da análise está centrado, principalmente, na comparação entre a prática da Q&P do setor produtivo industrial brasileiro com o corpo conceitual-teórico da Q&P conhecido pela comunidade. O argumento central do trabalho é "Q&P (no seu sentido amplo, incluindo o trabalho) não pode ser visto como uma sub-área da Engenharia de Produção, mas sim a própria razão de ser da Engenharia de Produção (no seu sentido igualmente amplo, incluindo o trabalho)". Duas idéias decorrentes desse argumento principal são: 1- a demanda por Q&P abre espaço para a utilização dò conhecimento especializado da Engenharia de Produção; 2 - os pressupostos básicos de Q&P abrem horizonte para a formulação de uma nova base teórica e prática da Engenharia de Produção. O trabalho conclui com a descrição de um conjunto de ações que podem ser implementadas pelos pesquisadores, associações afins e órgãos de fomento para que esta área de conhecimento possa ser mais amplamente aplicada em beneficio da sociedade brasileira.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65131994000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65131994000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65131994000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Production v.4 n.2 1994
reponame:Production
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Production
collection Production
repository.name.fl_str_mv Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||production@editoracubo.com.br
_version_ 1754213149362356224