Dimensionamento e alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasco,Rejane Arinos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Morabito,Reinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Production
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000200430
Resumo: Resumo Este artigo trata do Problema da Alocação Dinâmica de Veículos (PADV) no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais, incluindo o dimensionamento da frota adicional necessária para o atendimento de demandas em um horizonte de planejamento multi-períodos e finito. O PADV consiste em definir “movimentos” de uma frota de veículos que realiza viagens entre terminais geograficamente dispersos que interagem entre si. Estes movimentos podem ser: veículos carregados com carga completa, vazios para reposicionamento, ou mantidos em um terminal de um período para outro como provisão para o atendimento de demandas futuras. A ênfase é dada na caracterização do problema em situações reais, na modelagem matemática do problema por meio de programação linear inteira e na solução deste utilizando um pacote comercial de otimização. Os experimentos computacionais realizados indicam que essa abordagem pode ser útil para a solução de problemas encontrados no dia a dia de uma empresa transportadora de carga parcelada no Brasil.
id ABEPRO-1_5b5800a4cb3e40e0f4ecb27750c03104
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65132016000200430
network_acronym_str ABEPRO-1
network_name_str Production
repository_id_str
spelling Dimensionamento e alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminaisAlocação dinâmica de veículosOtimização linear inteira multiperíodoTransporte rodoviárioCargas completas de caminhõesResumo Este artigo trata do Problema da Alocação Dinâmica de Veículos (PADV) no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais, incluindo o dimensionamento da frota adicional necessária para o atendimento de demandas em um horizonte de planejamento multi-períodos e finito. O PADV consiste em definir “movimentos” de uma frota de veículos que realiza viagens entre terminais geograficamente dispersos que interagem entre si. Estes movimentos podem ser: veículos carregados com carga completa, vazios para reposicionamento, ou mantidos em um terminal de um período para outro como provisão para o atendimento de demandas futuras. A ênfase é dada na caracterização do problema em situações reais, na modelagem matemática do problema por meio de programação linear inteira e na solução deste utilizando um pacote comercial de otimização. Os experimentos computacionais realizados indicam que essa abordagem pode ser útil para a solução de problemas encontrados no dia a dia de uma empresa transportadora de carga parcelada no Brasil.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000200430Production v.26 n.2 2016reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/0103-6513.138013info:eu-repo/semantics/openAccessVasco,Rejane ArinosMorabito,Reinaldopor2016-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132016000200430Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2016-05-31T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensionamento e alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais
title Dimensionamento e alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais
spellingShingle Dimensionamento e alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais
Vasco,Rejane Arinos
Alocação dinâmica de veículos
Otimização linear inteira multiperíodo
Transporte rodoviário
Cargas completas de caminhões
title_short Dimensionamento e alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais
title_full Dimensionamento e alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais
title_fullStr Dimensionamento e alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais
title_full_unstemmed Dimensionamento e alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais
title_sort Dimensionamento e alocação dinâmica de veículos no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais
author Vasco,Rejane Arinos
author_facet Vasco,Rejane Arinos
Morabito,Reinaldo
author_role author
author2 Morabito,Reinaldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasco,Rejane Arinos
Morabito,Reinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Alocação dinâmica de veículos
Otimização linear inteira multiperíodo
Transporte rodoviário
Cargas completas de caminhões
topic Alocação dinâmica de veículos
Otimização linear inteira multiperíodo
Transporte rodoviário
Cargas completas de caminhões
description Resumo Este artigo trata do Problema da Alocação Dinâmica de Veículos (PADV) no transporte rodoviário de cargas completas entre terminais, incluindo o dimensionamento da frota adicional necessária para o atendimento de demandas em um horizonte de planejamento multi-períodos e finito. O PADV consiste em definir “movimentos” de uma frota de veículos que realiza viagens entre terminais geograficamente dispersos que interagem entre si. Estes movimentos podem ser: veículos carregados com carga completa, vazios para reposicionamento, ou mantidos em um terminal de um período para outro como provisão para o atendimento de demandas futuras. A ênfase é dada na caracterização do problema em situações reais, na modelagem matemática do problema por meio de programação linear inteira e na solução deste utilizando um pacote comercial de otimização. Os experimentos computacionais realizados indicam que essa abordagem pode ser útil para a solução de problemas encontrados no dia a dia de uma empresa transportadora de carga parcelada no Brasil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000200430
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000200430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-6513.138013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Production v.26 n.2 2016
reponame:Production
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Production
collection Production
repository.name.fl_str_mv Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||production@editoracubo.com.br
_version_ 1754213154020130816