Simulação e estudos de caso no ensino de planejamento e controle da produção: um survey com professores da engenharia de produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girotti,Leonel José
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mesquita,Marco Aurélio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Production
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000100176
Resumo: Resumo A geração de valor depende das prioridades competitivas (custo, qualidade, flexibilidade, serviço e entrega) que apoiam a estratégia empresarial. O papel dos Sistemas de Planejamento e Controle da Produção é fornecer informação e modelos para gestão eficiente dos recursos produtivos. Esta pesquisa trata do ensino dos tópicos MRP e APS/PF (programação finita) nos cursos de PCP. Os objetivos incluem levantar as práticas de ensino desses tópicos, focando nas estratégias simulação e estudos de caso, e avaliar se os professores diferenciam as duas abordagens de programação. O método empregado foi um survey com professores da Engenharia de Produção. Os resultados indicam que ambos os tópicos são amplamente abordados nos cursos (MRP: 100% abordam e 91% o consideram importante; APS: 81% e 72%, respectivamente). Destaca-se também que 78% consideram importante diferenciar as abordagens e que 85% acreditam que o uso de estudos de caso com software contribui para a melhoria do aprendizado.
id ABEPRO-1_62ec2aaf17ac0d0669a1ca347b4d99d6
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65132016000100176
network_acronym_str ABEPRO-1
network_name_str Production
repository_id_str
spelling Simulação e estudos de caso no ensino de planejamento e controle da produção: um survey com professores da engenharia de produçãoEnsinoPlanejamento e Controle da Produção (PCP)SurveyResumo A geração de valor depende das prioridades competitivas (custo, qualidade, flexibilidade, serviço e entrega) que apoiam a estratégia empresarial. O papel dos Sistemas de Planejamento e Controle da Produção é fornecer informação e modelos para gestão eficiente dos recursos produtivos. Esta pesquisa trata do ensino dos tópicos MRP e APS/PF (programação finita) nos cursos de PCP. Os objetivos incluem levantar as práticas de ensino desses tópicos, focando nas estratégias simulação e estudos de caso, e avaliar se os professores diferenciam as duas abordagens de programação. O método empregado foi um survey com professores da Engenharia de Produção. Os resultados indicam que ambos os tópicos são amplamente abordados nos cursos (MRP: 100% abordam e 91% o consideram importante; APS: 81% e 72%, respectivamente). Destaca-se também que 78% consideram importante diferenciar as abordagens e que 85% acreditam que o uso de estudos de caso com software contribui para a melhoria do aprendizado.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000100176Production v.26 n.1 2016reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/0103-6513.145013info:eu-repo/semantics/openAccessGirotti,Leonel JoséMesquita,Marco Aurélio depor2016-04-08T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132016000100176Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2016-04-08T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação e estudos de caso no ensino de planejamento e controle da produção: um survey com professores da engenharia de produção
title Simulação e estudos de caso no ensino de planejamento e controle da produção: um survey com professores da engenharia de produção
spellingShingle Simulação e estudos de caso no ensino de planejamento e controle da produção: um survey com professores da engenharia de produção
Girotti,Leonel José
Ensino
Planejamento e Controle da Produção (PCP)
Survey
title_short Simulação e estudos de caso no ensino de planejamento e controle da produção: um survey com professores da engenharia de produção
title_full Simulação e estudos de caso no ensino de planejamento e controle da produção: um survey com professores da engenharia de produção
title_fullStr Simulação e estudos de caso no ensino de planejamento e controle da produção: um survey com professores da engenharia de produção
title_full_unstemmed Simulação e estudos de caso no ensino de planejamento e controle da produção: um survey com professores da engenharia de produção
title_sort Simulação e estudos de caso no ensino de planejamento e controle da produção: um survey com professores da engenharia de produção
author Girotti,Leonel José
author_facet Girotti,Leonel José
Mesquita,Marco Aurélio de
author_role author
author2 Mesquita,Marco Aurélio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Girotti,Leonel José
Mesquita,Marco Aurélio de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Planejamento e Controle da Produção (PCP)
Survey
topic Ensino
Planejamento e Controle da Produção (PCP)
Survey
description Resumo A geração de valor depende das prioridades competitivas (custo, qualidade, flexibilidade, serviço e entrega) que apoiam a estratégia empresarial. O papel dos Sistemas de Planejamento e Controle da Produção é fornecer informação e modelos para gestão eficiente dos recursos produtivos. Esta pesquisa trata do ensino dos tópicos MRP e APS/PF (programação finita) nos cursos de PCP. Os objetivos incluem levantar as práticas de ensino desses tópicos, focando nas estratégias simulação e estudos de caso, e avaliar se os professores diferenciam as duas abordagens de programação. O método empregado foi um survey com professores da Engenharia de Produção. Os resultados indicam que ambos os tópicos são amplamente abordados nos cursos (MRP: 100% abordam e 91% o consideram importante; APS: 81% e 72%, respectivamente). Destaca-se também que 78% consideram importante diferenciar as abordagens e que 85% acreditam que o uso de estudos de caso com software contribui para a melhoria do aprendizado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000100176
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132016000100176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-6513.145013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Production v.26 n.1 2016
reponame:Production
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Production
collection Production
repository.name.fl_str_mv Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||production@editoracubo.com.br
_version_ 1754213153992867840