Análise de rentabilidade de uma rede logística: novo método de cálculo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Reinaldo Pacheco da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Abramczuk,André A., Yoshida Yoshizaki,Hugo T., Tsukamoto,Hugo Yasuyuki
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Production
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132008000300005
Resumo: Este artigo apresenta um método de cálculo de rentabilidade econômica de unidades operacionais (UOs) de empresas de transporte de carga fracionada que operam através de uma rede logística com múltiplas UOs. O cálculo da rentabilidade econômica de cada uma destas UOs é um problema complexo. Devido ao intercâmbio de cargas entre UOs, as receitas de uma UO estão interligadas com as receitas de outras UOs. Os métodos tradicionais de contabilização enfrentam dificuldades quando empregados para determinar a rentabilidade econômica de UOs de uma rede logística de UOs interdependentes. O método descrito neste artigo elimina estas dificuldades por meio do conceito de margem de contribuição.
id ABEPRO-1_6f03976445d9f6255101966aae78a551
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65132008000300005
network_acronym_str ABEPRO-1
network_name_str Production
repository_id_str
spelling Análise de rentabilidade de uma rede logística: novo método de cálculoLogísticaeconomia logísticarede de transportesEste artigo apresenta um método de cálculo de rentabilidade econômica de unidades operacionais (UOs) de empresas de transporte de carga fracionada que operam através de uma rede logística com múltiplas UOs. O cálculo da rentabilidade econômica de cada uma destas UOs é um problema complexo. Devido ao intercâmbio de cargas entre UOs, as receitas de uma UO estão interligadas com as receitas de outras UOs. Os métodos tradicionais de contabilização enfrentam dificuldades quando empregados para determinar a rentabilidade econômica de UOs de uma rede logística de UOs interdependentes. O método descrito neste artigo elimina estas dificuldades por meio do conceito de margem de contribuição.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132008000300005Production v.18 n.3 2008reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65132008000300005info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Reinaldo Pacheco daAbramczuk,André A.Yoshida Yoshizaki,Hugo T.Tsukamoto,Hugo Yasuyukipor2008-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132008000300005Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2008-12-10T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de rentabilidade de uma rede logística: novo método de cálculo
title Análise de rentabilidade de uma rede logística: novo método de cálculo
spellingShingle Análise de rentabilidade de uma rede logística: novo método de cálculo
Costa,Reinaldo Pacheco da
Logística
economia logística
rede de transportes
title_short Análise de rentabilidade de uma rede logística: novo método de cálculo
title_full Análise de rentabilidade de uma rede logística: novo método de cálculo
title_fullStr Análise de rentabilidade de uma rede logística: novo método de cálculo
title_full_unstemmed Análise de rentabilidade de uma rede logística: novo método de cálculo
title_sort Análise de rentabilidade de uma rede logística: novo método de cálculo
author Costa,Reinaldo Pacheco da
author_facet Costa,Reinaldo Pacheco da
Abramczuk,André A.
Yoshida Yoshizaki,Hugo T.
Tsukamoto,Hugo Yasuyuki
author_role author
author2 Abramczuk,André A.
Yoshida Yoshizaki,Hugo T.
Tsukamoto,Hugo Yasuyuki
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Reinaldo Pacheco da
Abramczuk,André A.
Yoshida Yoshizaki,Hugo T.
Tsukamoto,Hugo Yasuyuki
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
economia logística
rede de transportes
topic Logística
economia logística
rede de transportes
description Este artigo apresenta um método de cálculo de rentabilidade econômica de unidades operacionais (UOs) de empresas de transporte de carga fracionada que operam através de uma rede logística com múltiplas UOs. O cálculo da rentabilidade econômica de cada uma destas UOs é um problema complexo. Devido ao intercâmbio de cargas entre UOs, as receitas de uma UO estão interligadas com as receitas de outras UOs. Os métodos tradicionais de contabilização enfrentam dificuldades quando empregados para determinar a rentabilidade econômica de UOs de uma rede logística de UOs interdependentes. O método descrito neste artigo elimina estas dificuldades por meio do conceito de margem de contribuição.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132008000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132008000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65132008000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Production v.18 n.3 2008
reponame:Production
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Production
collection Production
repository.name.fl_str_mv Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||production@editoracubo.com.br
_version_ 1754213150460215296