Análise da descentralização no desenvolvimento de novos produtos: uma investigação em uma empresa do setor de veículos comerciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Segismundo,André
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Miguel,Paulo Augusto Cauchick
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Production
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132014000100010
Resumo: A literatura atual identifica uma tendência de descentralização no desenvolvimento de novos produtos em âmbito global. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é analisar a descentralização no desenvolvimento global de produtos (DGP) em uma montadora automotiva. Os fatores que favorecem a descentralização do DGP são considerados como variáveis na investigação, bem como as suas causas. Dada a natureza dos dados (qualitativos), a relevância do contexto (setor automotivo) e o propósito da pesquisa, a abordagem metodológica de estudo de caso é adotada, conduzida em uma montadora de veículos comerciais na unidade no Brasil e na matriz no exterior. Os resultados indicam que a organização investigada reage de maneira similar a outros setores econômicos (como, por exemplo, o setor de telecomunicações), quando se depara com a decisão de descentralização do DGP. O interesse no mercado local e aspectos históricos da evolução da subsidiária brasileira mostraram-se relevantes. Identificou-se também que o produto modular influencia no processo de descentralização do DGP, contraditoriamente a estudos anteriores. A partir desses resultados, é então feita uma proposta de associação entre o tipo de estrutura de DGP e a utilização de projeto modular.
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