Índices baseados no número de clientes para localização de itens em armazéns
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132013000300010 |
Resumo: | Para se obter eficiência nas operações de armazenagem, um fator importante é estabelecer a política ótima de atribuição da localização dos itens em armazéns. Para tanto, um dos índices mais difundidos e utilizados é o cuber-per-order (COI). No entanto, observa-se que há situações em que o uso do COI pode concentrar vantagens para uma minoria de clientes. Nesse sentido, este artigo propõe verificar as consequências da utilização de índices alternativos (COIC e CIC), baseados no número de clientes que demandam cada tipo de produto (item), sobre o desempenho de um armazém em relação à utilização do COI. Conclui-se que considerar o número de clientes na determinação da política ótima de atribuição de locais aos itens armazenados proporciona uma maior vantagem competitiva, uma vez que um número maior de clientes pode ser beneficiado. Isso representa uma oportunidade de elevar o nível de serviço oferecido pelo armazém aos clientes. |
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Índices baseados no número de clientes para localização de itens em armazénsArmazenamentoServiço ao clienteFormação de classe e localizaçãoPara se obter eficiência nas operações de armazenagem, um fator importante é estabelecer a política ótima de atribuição da localização dos itens em armazéns. Para tanto, um dos índices mais difundidos e utilizados é o cuber-per-order (COI). No entanto, observa-se que há situações em que o uso do COI pode concentrar vantagens para uma minoria de clientes. Nesse sentido, este artigo propõe verificar as consequências da utilização de índices alternativos (COIC e CIC), baseados no número de clientes que demandam cada tipo de produto (item), sobre o desempenho de um armazém em relação à utilização do COI. Conclui-se que considerar o número de clientes na determinação da política ótima de atribuição de locais aos itens armazenados proporciona uma maior vantagem competitiva, uma vez que um número maior de clientes pode ser beneficiado. Isso representa uma oportunidade de elevar o nível de serviço oferecido pelo armazém aos clientes.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132013000300010Production v.23 n.3 2013reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65132013005000002info:eu-repo/semantics/openAccessFontana,Marcele ElisaCavalcante,Cristiano Alexandre Virgíniopor2015-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132013000300010Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2015-05-12T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
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