Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Production |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000200011 |
Resumo: | A prática da qualidade na gestão universitária se faz com o comprometimento de toda comunidade escolar. Assim, por meio da análise multivariada, o presente trabalho objetivou identificar os pontos fortes e fracos do processo de ensino na opinião do discente. Para este estudo, foram considerados questionários que abrangeram as seguintes categorias de variáveis: autoavaliação do aluno e avaliação do docente e de suas práticas pedagógicas pelo discente. Os dados obtidos compuseram uma amostra que apresentou uma participação de 87% dos alunos matriculados nos cursos de graduação da instituição de ensino superior (IES). Os resultados mostraram, por meio de consistência interna dos fatores, a validez do constructo que dá suporte ao processo de ensino dessa instituição. Assim, essa forma de análise favorece um resultado global das percepções que os alunos têm sobre o processo de ensino. |
id |
ABEPRO-1_cdbb14d896e2a46aeadaf2d59e196977 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65132011000200011 |
network_acronym_str |
ABEPRO-1 |
network_name_str |
Production |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariadaAnálise multivariadaAvaliaçãoGestãoQualidadeA prática da qualidade na gestão universitária se faz com o comprometimento de toda comunidade escolar. Assim, por meio da análise multivariada, o presente trabalho objetivou identificar os pontos fortes e fracos do processo de ensino na opinião do discente. Para este estudo, foram considerados questionários que abrangeram as seguintes categorias de variáveis: autoavaliação do aluno e avaliação do docente e de suas práticas pedagógicas pelo discente. Os dados obtidos compuseram uma amostra que apresentou uma participação de 87% dos alunos matriculados nos cursos de graduação da instituição de ensino superior (IES). Os resultados mostraram, por meio de consistência interna dos fatores, a validez do constructo que dá suporte ao processo de ensino dessa instituição. Assim, essa forma de análise favorece um resultado global das percepções que os alunos têm sobre o processo de ensino.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000200011Production v.21 n.2 2011reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65132011005000018info:eu-repo/semantics/openAccessMarchesan,Teresinha MariaSouza,Adriano MendonçaMenezes,Ruipor2011-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132011000200011Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2011-07-01T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada |
title |
Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada |
spellingShingle |
Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada Marchesan,Teresinha Maria Análise multivariada Avaliação Gestão Qualidade |
title_short |
Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada |
title_full |
Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada |
title_fullStr |
Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada |
title_full_unstemmed |
Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada |
title_sort |
Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada |
author |
Marchesan,Teresinha Maria |
author_facet |
Marchesan,Teresinha Maria Souza,Adriano Mendonça Menezes,Rui |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Adriano Mendonça Menezes,Rui |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchesan,Teresinha Maria Souza,Adriano Mendonça Menezes,Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise multivariada Avaliação Gestão Qualidade |
topic |
Análise multivariada Avaliação Gestão Qualidade |
description |
A prática da qualidade na gestão universitária se faz com o comprometimento de toda comunidade escolar. Assim, por meio da análise multivariada, o presente trabalho objetivou identificar os pontos fortes e fracos do processo de ensino na opinião do discente. Para este estudo, foram considerados questionários que abrangeram as seguintes categorias de variáveis: autoavaliação do aluno e avaliação do docente e de suas práticas pedagógicas pelo discente. Os dados obtidos compuseram uma amostra que apresentou uma participação de 87% dos alunos matriculados nos cursos de graduação da instituição de ensino superior (IES). Os resultados mostraram, por meio de consistência interna dos fatores, a validez do constructo que dá suporte ao processo de ensino dessa instituição. Assim, essa forma de análise favorece um resultado global das percepções que os alunos têm sobre o processo de ensino. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000200011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-65132011005000018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
Production v.21 n.2 2011 reponame:Production instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) instacron:ABEPRO |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
instacron_str |
ABEPRO |
institution |
ABEPRO |
reponame_str |
Production |
collection |
Production |
repository.name.fl_str_mv |
Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||production@editoracubo.com.br |
_version_ |
1754213151301173248 |