Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchesan,Teresinha Maria
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza,Adriano Mendonça, Menezes,Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Production
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000200011
Resumo: A prática da qualidade na gestão universitária se faz com o comprometimento de toda comunidade escolar. Assim, por meio da análise multivariada, o presente trabalho objetivou identificar os pontos fortes e fracos do processo de ensino na opinião do discente. Para este estudo, foram considerados questionários que abrangeram as seguintes categorias de variáveis: autoavaliação do aluno e avaliação do docente e de suas práticas pedagógicas pelo discente. Os dados obtidos compuseram uma amostra que apresentou uma participação de 87% dos alunos matriculados nos cursos de graduação da instituição de ensino superior (IES). Os resultados mostraram, por meio de consistência interna dos fatores, a validez do constructo que dá suporte ao processo de ensino dessa instituição. Assim, essa forma de análise favorece um resultado global das percepções que os alunos têm sobre o processo de ensino.
id ABEPRO-1_cdbb14d896e2a46aeadaf2d59e196977
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65132011000200011
network_acronym_str ABEPRO-1
network_name_str Production
repository_id_str
spelling Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariadaAnálise multivariadaAvaliaçãoGestãoQualidadeA prática da qualidade na gestão universitária se faz com o comprometimento de toda comunidade escolar. Assim, por meio da análise multivariada, o presente trabalho objetivou identificar os pontos fortes e fracos do processo de ensino na opinião do discente. Para este estudo, foram considerados questionários que abrangeram as seguintes categorias de variáveis: autoavaliação do aluno e avaliação do docente e de suas práticas pedagógicas pelo discente. Os dados obtidos compuseram uma amostra que apresentou uma participação de 87% dos alunos matriculados nos cursos de graduação da instituição de ensino superior (IES). Os resultados mostraram, por meio de consistência interna dos fatores, a validez do constructo que dá suporte ao processo de ensino dessa instituição. Assim, essa forma de análise favorece um resultado global das percepções que os alunos têm sobre o processo de ensino.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000200011Production v.21 n.2 2011reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65132011005000018info:eu-repo/semantics/openAccessMarchesan,Teresinha MariaSouza,Adriano MendonçaMenezes,Ruipor2011-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132011000200011Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2011-07-01T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada
title Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada
spellingShingle Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada
Marchesan,Teresinha Maria
Análise multivariada
Avaliação
Gestão
Qualidade
title_short Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada
title_full Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada
title_fullStr Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada
title_full_unstemmed Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada
title_sort Avaliação do processo de ensino: uma abordagem multivariada
author Marchesan,Teresinha Maria
author_facet Marchesan,Teresinha Maria
Souza,Adriano Mendonça
Menezes,Rui
author_role author
author2 Souza,Adriano Mendonça
Menezes,Rui
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchesan,Teresinha Maria
Souza,Adriano Mendonça
Menezes,Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Análise multivariada
Avaliação
Gestão
Qualidade
topic Análise multivariada
Avaliação
Gestão
Qualidade
description A prática da qualidade na gestão universitária se faz com o comprometimento de toda comunidade escolar. Assim, por meio da análise multivariada, o presente trabalho objetivou identificar os pontos fortes e fracos do processo de ensino na opinião do discente. Para este estudo, foram considerados questionários que abrangeram as seguintes categorias de variáveis: autoavaliação do aluno e avaliação do docente e de suas práticas pedagógicas pelo discente. Os dados obtidos compuseram uma amostra que apresentou uma participação de 87% dos alunos matriculados nos cursos de graduação da instituição de ensino superior (IES). Os resultados mostraram, por meio de consistência interna dos fatores, a validez do constructo que dá suporte ao processo de ensino dessa instituição. Assim, essa forma de análise favorece um resultado global das percepções que os alunos têm sobre o processo de ensino.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65132011005000018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Production v.21 n.2 2011
reponame:Production
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Production
collection Production
repository.name.fl_str_mv Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||production@editoracubo.com.br
_version_ 1754213151301173248