O PRODUTO COMO CAUSADOR DE ACIDENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carpes Jr, Widomar
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Sell, Ingeborg
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Produção Online
Texto Completo: https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/305
Resumo: Neste artigo analisa-se a contribuição dos produtos para a geração de acidentes, apresentando-se estatísticas de acidentes de trabalho, de trânsito e aeronáuticos. Além disso, para melhor ilustrar a relação entre produtos e a ocorrência de acidentes, alguns casos de acidentes ocorridos e divulgados pela mídia são comentados. As estatísticas e os casos comentados demonstram a importância do estudo dos acidentes envolvendo produtos, evidenciando que praticamente todos os acidentes estão relacionados com o uso de produtos industrializados. Então, se analisa histórica e criticamente as principais teorias de acidentes de trabalho, porque são as únicas teorias existentes em relação aos acidentes. Além delas, são analisados os diversos conceitos sobre o erro humano e sua ocorrência, pois estes são apontados como grandes causadores de acidentes. Nesta análise, se observa que os acidentes estão mais relacionados aos perigos ou às características perigosas dos produtos do que às atitudes e ao comportamento do usuário. Faz-se uma revisão dos conceitos associados aos acidentes, tais como perigo, risco, acidente e dano, a partir dos quais apresenta-se um fluxograma contendo os elementos necessários para a manifestação dos acidentes. Ao final, conclui-se que a participação dos produtos na ocorrência de acidentes é evidente e que o comportamento do usuário é dependente das características do produto e da situação na qual ele é utilizado.
id ABEPRO-2_55e9403c316052adfdd90a3ac8500e6a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/305
network_acronym_str ABEPRO-2
network_name_str Revista Produção Online
repository_id_str
spelling O PRODUTO COMO CAUSADOR DE ACIDENTESAcidentesAnálise da Segurança do ProdutoProdutos Perigosos.Neste artigo analisa-se a contribuição dos produtos para a geração de acidentes, apresentando-se estatísticas de acidentes de trabalho, de trânsito e aeronáuticos. Além disso, para melhor ilustrar a relação entre produtos e a ocorrência de acidentes, alguns casos de acidentes ocorridos e divulgados pela mídia são comentados. As estatísticas e os casos comentados demonstram a importância do estudo dos acidentes envolvendo produtos, evidenciando que praticamente todos os acidentes estão relacionados com o uso de produtos industrializados. Então, se analisa histórica e criticamente as principais teorias de acidentes de trabalho, porque são as únicas teorias existentes em relação aos acidentes. Além delas, são analisados os diversos conceitos sobre o erro humano e sua ocorrência, pois estes são apontados como grandes causadores de acidentes. Nesta análise, se observa que os acidentes estão mais relacionados aos perigos ou às características perigosas dos produtos do que às atitudes e ao comportamento do usuário. Faz-se uma revisão dos conceitos associados aos acidentes, tais como perigo, risco, acidente e dano, a partir dos quais apresenta-se um fluxograma contendo os elementos necessários para a manifestação dos acidentes. Ao final, conclui-se que a participação dos produtos na ocorrência de acidentes é evidente e que o comportamento do usuário é dependente das características do produto e da situação na qual ele é utilizado.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2004-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/30510.14488/1676-1901.v4i2.305Revista Produção Online; Vol. 4 No. 2 (2004)Revista Produção Online; v. 4 n. 2 (2004)1676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/305/406Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarpes Jr, WidomarSell, Ingeborg2015-11-11T17:27:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/305Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:27:05Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv O PRODUTO COMO CAUSADOR DE ACIDENTES
title O PRODUTO COMO CAUSADOR DE ACIDENTES
spellingShingle O PRODUTO COMO CAUSADOR DE ACIDENTES
Carpes Jr, Widomar
Acidentes
Análise da Segurança do Produto
Produtos Perigosos.
title_short O PRODUTO COMO CAUSADOR DE ACIDENTES
title_full O PRODUTO COMO CAUSADOR DE ACIDENTES
title_fullStr O PRODUTO COMO CAUSADOR DE ACIDENTES
title_full_unstemmed O PRODUTO COMO CAUSADOR DE ACIDENTES
title_sort O PRODUTO COMO CAUSADOR DE ACIDENTES
author Carpes Jr, Widomar
author_facet Carpes Jr, Widomar
Sell, Ingeborg
author_role author
author2 Sell, Ingeborg
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carpes Jr, Widomar
Sell, Ingeborg
dc.subject.por.fl_str_mv Acidentes
Análise da Segurança do Produto
Produtos Perigosos.
topic Acidentes
Análise da Segurança do Produto
Produtos Perigosos.
description Neste artigo analisa-se a contribuição dos produtos para a geração de acidentes, apresentando-se estatísticas de acidentes de trabalho, de trânsito e aeronáuticos. Além disso, para melhor ilustrar a relação entre produtos e a ocorrência de acidentes, alguns casos de acidentes ocorridos e divulgados pela mídia são comentados. As estatísticas e os casos comentados demonstram a importância do estudo dos acidentes envolvendo produtos, evidenciando que praticamente todos os acidentes estão relacionados com o uso de produtos industrializados. Então, se analisa histórica e criticamente as principais teorias de acidentes de trabalho, porque são as únicas teorias existentes em relação aos acidentes. Além delas, são analisados os diversos conceitos sobre o erro humano e sua ocorrência, pois estes são apontados como grandes causadores de acidentes. Nesta análise, se observa que os acidentes estão mais relacionados aos perigos ou às características perigosas dos produtos do que às atitudes e ao comportamento do usuário. Faz-se uma revisão dos conceitos associados aos acidentes, tais como perigo, risco, acidente e dano, a partir dos quais apresenta-se um fluxograma contendo os elementos necessários para a manifestação dos acidentes. Ao final, conclui-se que a participação dos produtos na ocorrência de acidentes é evidente e que o comportamento do usuário é dependente das características do produto e da situação na qual ele é utilizado.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/305
10.14488/1676-1901.v4i2.305
url https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/305
identifier_str_mv 10.14488/1676-1901.v4i2.305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/305/406
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Revista Produção Online; Vol. 4 No. 2 (2004)
Revista Produção Online; v. 4 n. 2 (2004)
1676-1901
reponame:Revista Produção Online
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Revista Produção Online
collection Revista Produção Online
repository.name.fl_str_mv Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||producaoonline@gmail.com
_version_ 1761536947243712512