GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE EM MERCADOS BUSINESS-TO-BUSINESS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prieto, Vanderli
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Carvalho, Marly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Produção Online
Texto Completo: https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/324
Resumo: Este artigo trata da aplicação do conceito de Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) no segmento  business-to-business.O conceito representa o desafio de enxergar cada cliente como se fosse o seu próprio mercado. No segmento  business-to-business a transação de valor econômico é alta e a perda de um único cliente pode resultar em impacto significativamente negativo para as receitas. Isto demanda um investimento ainda maior em construir e manter um relacionamento com os clientes. O objetivo deste artigo  é indicar aspectos críticos na implementação do CRM relacionados à estratégia da empresa e à estrutura de CRM. O artigo descreve uma experiência com a automação da força de vendas (SFA), que é uma das dimensões tecnológicas do CRM. A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de caso em uma empresa global de engenharia eletroeletrônica. Neste artigo primeiramente são introduzidos os conceitos de CRM e SFA e então são discutidos aspectos da implementação do CRM no segmento  business-to-business.  As conclusões nos permitem perceber que a estrutura de CRM provê maior produtividade à área de Vendas e transfere o controle da gestão do relacionamento com o cliente do vendedor para a empresa e que tais resultados são apoiados em ações estratégicas sistematicamente conduzidas.
id ABEPRO-2_7a428f54d1de365888a8d3a14ca22d43
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/324
network_acronym_str ABEPRO-2
network_name_str Revista Produção Online
repository_id_str
spelling GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE EM MERCADOS BUSINESS-TO-BUSINESSgestão do relacionamento com o clientebusiness-to-business.Este artigo trata da aplicação do conceito de Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) no segmento  business-to-business.O conceito representa o desafio de enxergar cada cliente como se fosse o seu próprio mercado. No segmento  business-to-business a transação de valor econômico é alta e a perda de um único cliente pode resultar em impacto significativamente negativo para as receitas. Isto demanda um investimento ainda maior em construir e manter um relacionamento com os clientes. O objetivo deste artigo  é indicar aspectos críticos na implementação do CRM relacionados à estratégia da empresa e à estrutura de CRM. O artigo descreve uma experiência com a automação da força de vendas (SFA), que é uma das dimensões tecnológicas do CRM. A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de caso em uma empresa global de engenharia eletroeletrônica. Neste artigo primeiramente são introduzidos os conceitos de CRM e SFA e então são discutidos aspectos da implementação do CRM no segmento  business-to-business.  As conclusões nos permitem perceber que a estrutura de CRM provê maior produtividade à área de Vendas e transfere o controle da gestão do relacionamento com o cliente do vendedor para a empresa e que tais resultados são apoiados em ações estratégicas sistematicamente conduzidas.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2005-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/32410.14488/1676-1901.v5i1.324Revista Produção Online; Vol. 5 No. 1 (2005)Revista Produção Online; v. 5 n. 1 (2005)1676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/324/421Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrieto, VanderliCarvalho, Marly2015-11-11T17:27:03Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/324Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:27:03Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE EM MERCADOS BUSINESS-TO-BUSINESS
title GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE EM MERCADOS BUSINESS-TO-BUSINESS
spellingShingle GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE EM MERCADOS BUSINESS-TO-BUSINESS
Prieto, Vanderli
gestão do relacionamento com o cliente
business-to-business.
title_short GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE EM MERCADOS BUSINESS-TO-BUSINESS
title_full GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE EM MERCADOS BUSINESS-TO-BUSINESS
title_fullStr GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE EM MERCADOS BUSINESS-TO-BUSINESS
title_full_unstemmed GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE EM MERCADOS BUSINESS-TO-BUSINESS
title_sort GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE EM MERCADOS BUSINESS-TO-BUSINESS
author Prieto, Vanderli
author_facet Prieto, Vanderli
Carvalho, Marly
author_role author
author2 Carvalho, Marly
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prieto, Vanderli
Carvalho, Marly
dc.subject.por.fl_str_mv gestão do relacionamento com o cliente
business-to-business.
topic gestão do relacionamento com o cliente
business-to-business.
description Este artigo trata da aplicação do conceito de Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) no segmento  business-to-business.O conceito representa o desafio de enxergar cada cliente como se fosse o seu próprio mercado. No segmento  business-to-business a transação de valor econômico é alta e a perda de um único cliente pode resultar em impacto significativamente negativo para as receitas. Isto demanda um investimento ainda maior em construir e manter um relacionamento com os clientes. O objetivo deste artigo  é indicar aspectos críticos na implementação do CRM relacionados à estratégia da empresa e à estrutura de CRM. O artigo descreve uma experiência com a automação da força de vendas (SFA), que é uma das dimensões tecnológicas do CRM. A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de caso em uma empresa global de engenharia eletroeletrônica. Neste artigo primeiramente são introduzidos os conceitos de CRM e SFA e então são discutidos aspectos da implementação do CRM no segmento  business-to-business.  As conclusões nos permitem perceber que a estrutura de CRM provê maior produtividade à área de Vendas e transfere o controle da gestão do relacionamento com o cliente do vendedor para a empresa e que tais resultados são apoiados em ações estratégicas sistematicamente conduzidas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/324
10.14488/1676-1901.v5i1.324
url https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/324
identifier_str_mv 10.14488/1676-1901.v5i1.324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/324/421
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Revista Produção Online; Vol. 5 No. 1 (2005)
Revista Produção Online; v. 5 n. 1 (2005)
1676-1901
reponame:Revista Produção Online
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Revista Produção Online
collection Revista Produção Online
repository.name.fl_str_mv Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||producaoonline@gmail.com
_version_ 1761536947265732608