A metodologia lean e a indústria da construção civil: uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Tiago Vilela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Azevedo, Rogério Cabral de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Produção Online
Texto Completo: https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/4173
Resumo: Na construção civil a metodologia lean, ou construção enxuta, visa maximizar o uso de materiais e aproveitar ao máximo a mão de obra disponível. Esta pesquisa adota o método de revisão sistemática ProKnow-C para identificar as ferramentas, as contribuições e as dificuldades encontradas pela indústria da construção civil no uso da metodologia lean. Tal método visa analisar um portfólio de artigos selecionados de forma a representar o estado da arte sobre o uso do lean na construção civil. A análise do portfólio foi realizada por meio de cinco lentes de pesquisa: as fontes de perda na construção civil, os obstáculos para a implementação da metodologia, as ferramentas utilizadas, as vantagens da implementação da metodologia e a análise quantitativa da melhora que a aplicação do lean gera na indústria da construção civil. Com a análise do portfólio concluiu-se que as fontes de perdas mais presentes são: retrabalho, execuções ineficientes e períodos de espera. Como barreiras para a aplicação da metodologia tem-se a falta de conhecimento do corpo técnico e a baixa comunicação entre as equipes. Dentre as ferramentas apresentadas as mais aplicadas são: sistema de gestão de qualidade total e adoção de sistemas de gestão visual. A adoção de tais ferramentas gera como vantagem da aplicação da metodologia o aumento da eficiência produtiva. Percebe-se também, a ausência de trabalhos científicos que retratem quantitativamente a melhora que a aplicação das ferramentas da metodologia lean trazem ao canteiro de obras, o que se apresenta como uma futura oportunidade de pesquisa.
id ABEPRO-2_9532073b49a144758cda6450297f06c2
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/4173
network_acronym_str ABEPRO-2
network_name_str Revista Produção Online
repository_id_str
spelling A metodologia lean e a indústria da construção civil: uma revisão sistemática da literaturaLean. Construção enxuta. Lean construction. Gestão de resíduos e insumos.Na construção civil a metodologia lean, ou construção enxuta, visa maximizar o uso de materiais e aproveitar ao máximo a mão de obra disponível. Esta pesquisa adota o método de revisão sistemática ProKnow-C para identificar as ferramentas, as contribuições e as dificuldades encontradas pela indústria da construção civil no uso da metodologia lean. Tal método visa analisar um portfólio de artigos selecionados de forma a representar o estado da arte sobre o uso do lean na construção civil. A análise do portfólio foi realizada por meio de cinco lentes de pesquisa: as fontes de perda na construção civil, os obstáculos para a implementação da metodologia, as ferramentas utilizadas, as vantagens da implementação da metodologia e a análise quantitativa da melhora que a aplicação do lean gera na indústria da construção civil. Com a análise do portfólio concluiu-se que as fontes de perdas mais presentes são: retrabalho, execuções ineficientes e períodos de espera. Como barreiras para a aplicação da metodologia tem-se a falta de conhecimento do corpo técnico e a baixa comunicação entre as equipes. Dentre as ferramentas apresentadas as mais aplicadas são: sistema de gestão de qualidade total e adoção de sistemas de gestão visual. A adoção de tais ferramentas gera como vantagem da aplicação da metodologia o aumento da eficiência produtiva. Percebe-se também, a ausência de trabalhos científicos que retratem quantitativamente a melhora que a aplicação das ferramentas da metodologia lean trazem ao canteiro de obras, o que se apresenta como uma futura oportunidade de pesquisa.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2021-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/mpeghttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/417310.14488/1676-1901.v21i2.4173Revista Produção Online; Vol. 21 No. 2 (2021); 437-455Revista Produção Online; v. 21 n. 2 (2021); 437-4551676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/4173/2032https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/4173/2047Copyright (c) 2021 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Tiago VilelaAzevedo, Rogério Cabral de2021-07-16T13:15:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/4173Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2021-07-16T13:15:54Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia lean e a indústria da construção civil: uma revisão sistemática da literatura
title A metodologia lean e a indústria da construção civil: uma revisão sistemática da literatura
spellingShingle A metodologia lean e a indústria da construção civil: uma revisão sistemática da literatura
Campos, Tiago Vilela
Lean. Construção enxuta. Lean construction. Gestão de resíduos e insumos.
title_short A metodologia lean e a indústria da construção civil: uma revisão sistemática da literatura
title_full A metodologia lean e a indústria da construção civil: uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr A metodologia lean e a indústria da construção civil: uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed A metodologia lean e a indústria da construção civil: uma revisão sistemática da literatura
title_sort A metodologia lean e a indústria da construção civil: uma revisão sistemática da literatura
author Campos, Tiago Vilela
author_facet Campos, Tiago Vilela
Azevedo, Rogério Cabral de
author_role author
author2 Azevedo, Rogério Cabral de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Tiago Vilela
Azevedo, Rogério Cabral de
dc.subject.por.fl_str_mv Lean. Construção enxuta. Lean construction. Gestão de resíduos e insumos.
topic Lean. Construção enxuta. Lean construction. Gestão de resíduos e insumos.
description Na construção civil a metodologia lean, ou construção enxuta, visa maximizar o uso de materiais e aproveitar ao máximo a mão de obra disponível. Esta pesquisa adota o método de revisão sistemática ProKnow-C para identificar as ferramentas, as contribuições e as dificuldades encontradas pela indústria da construção civil no uso da metodologia lean. Tal método visa analisar um portfólio de artigos selecionados de forma a representar o estado da arte sobre o uso do lean na construção civil. A análise do portfólio foi realizada por meio de cinco lentes de pesquisa: as fontes de perda na construção civil, os obstáculos para a implementação da metodologia, as ferramentas utilizadas, as vantagens da implementação da metodologia e a análise quantitativa da melhora que a aplicação do lean gera na indústria da construção civil. Com a análise do portfólio concluiu-se que as fontes de perdas mais presentes são: retrabalho, execuções ineficientes e períodos de espera. Como barreiras para a aplicação da metodologia tem-se a falta de conhecimento do corpo técnico e a baixa comunicação entre as equipes. Dentre as ferramentas apresentadas as mais aplicadas são: sistema de gestão de qualidade total e adoção de sistemas de gestão visual. A adoção de tais ferramentas gera como vantagem da aplicação da metodologia o aumento da eficiência produtiva. Percebe-se também, a ausência de trabalhos científicos que retratem quantitativamente a melhora que a aplicação das ferramentas da metodologia lean trazem ao canteiro de obras, o que se apresenta como uma futura oportunidade de pesquisa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/4173
10.14488/1676-1901.v21i2.4173
url https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/4173
identifier_str_mv 10.14488/1676-1901.v21i2.4173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/4173/2032
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/4173/2047
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Produção Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Produção Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/mpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Revista Produção Online; Vol. 21 No. 2 (2021); 437-455
Revista Produção Online; v. 21 n. 2 (2021); 437-455
1676-1901
reponame:Revista Produção Online
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Revista Produção Online
collection Revista Produção Online
repository.name.fl_str_mv Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||producaoonline@gmail.com
_version_ 1761536951691771904