Orientação estratégica para o mercado: um estudo de caso no sistema crédito cooperativo sicredi do rio grande do sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Produção Online |
DOI: | 10.14488/1676-1901.v5i4.382 |
Texto Completo: | https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/382 |
Resumo: | Estudos desenvolvidos em diferentes culturas e organizações apontam uma forte relação entre orientação para o mercado e desempenho organizacional. Partindo desse pressuposto, o artigo descreve como ocorre a orientação para o mercado numa organização de serviços que tem com premissa básica uma visão sistêmica de organização sustentada por uma filosofia associativa, o Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi. A partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa, foram verificadas as percepções nos diferentes níveis funcionais e as barreiras para orientação ao mercado na organização. A análise dos dados permitiu identificar que o sistema está focado em responder ao mercado, gerando e disseminando pouca inteligência de mercado. As análises bivariada e multivariada (regressão logística) dos dados permitiram identificar que nos diversos níveis hierárquicos ocorrem percepções diferenciadas sobre o grau de orientação para o mercado e as barreiras para sua efetivação, bem como foram identificadas as variáveis que mais contribuem para uma alta ou baixa orientação para o mercado nos diversos níveis hierárquicos. Dentre as barreiras identificadas observa-se um “esquecimento do mercado” e uma “baixa disseminação da inteligência do mercado”. |
id |
ABEPRO-2_9594b6ddd065421c969a563a16db236d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/382 |
network_acronym_str |
ABEPRO-2 |
network_name_str |
Revista Produção Online |
spelling |
Orientação estratégica para o mercado: um estudo de caso no sistema crédito cooperativo sicredi do rio grande do sulOrientação para mercadoSicrediSistema cooperativo.Estudos desenvolvidos em diferentes culturas e organizações apontam uma forte relação entre orientação para o mercado e desempenho organizacional. Partindo desse pressuposto, o artigo descreve como ocorre a orientação para o mercado numa organização de serviços que tem com premissa básica uma visão sistêmica de organização sustentada por uma filosofia associativa, o Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi. A partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa, foram verificadas as percepções nos diferentes níveis funcionais e as barreiras para orientação ao mercado na organização. A análise dos dados permitiu identificar que o sistema está focado em responder ao mercado, gerando e disseminando pouca inteligência de mercado. As análises bivariada e multivariada (regressão logística) dos dados permitiram identificar que nos diversos níveis hierárquicos ocorrem percepções diferenciadas sobre o grau de orientação para o mercado e as barreiras para sua efetivação, bem como foram identificadas as variáveis que mais contribuem para uma alta ou baixa orientação para o mercado nos diversos níveis hierárquicos. Dentre as barreiras identificadas observa-se um “esquecimento do mercado” e uma “baixa disseminação da inteligência do mercado”.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2005-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/38210.14488/1676-1901.v5i4.382Revista Produção Online; Vol. 5 No. 4 (2005)Revista Produção Online; v. 5 n. 4 (2005)1676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/382/455Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntoni, Verner LuisDamacena, CláudioFrumi, Roberto Luis2015-11-11T17:27:00Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/382Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:27Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação estratégica para o mercado: um estudo de caso no sistema crédito cooperativo sicredi do rio grande do sul |
title |
Orientação estratégica para o mercado: um estudo de caso no sistema crédito cooperativo sicredi do rio grande do sul |
spellingShingle |
Orientação estratégica para o mercado: um estudo de caso no sistema crédito cooperativo sicredi do rio grande do sul Orientação estratégica para o mercado: um estudo de caso no sistema crédito cooperativo sicredi do rio grande do sul Antoni, Verner Luis Orientação para mercado Sicredi Sistema cooperativo. Antoni, Verner Luis Orientação para mercado Sicredi Sistema cooperativo. |
title_short |
Orientação estratégica para o mercado: um estudo de caso no sistema crédito cooperativo sicredi do rio grande do sul |
title_full |
Orientação estratégica para o mercado: um estudo de caso no sistema crédito cooperativo sicredi do rio grande do sul |
title_fullStr |
Orientação estratégica para o mercado: um estudo de caso no sistema crédito cooperativo sicredi do rio grande do sul Orientação estratégica para o mercado: um estudo de caso no sistema crédito cooperativo sicredi do rio grande do sul |
title_full_unstemmed |
Orientação estratégica para o mercado: um estudo de caso no sistema crédito cooperativo sicredi do rio grande do sul Orientação estratégica para o mercado: um estudo de caso no sistema crédito cooperativo sicredi do rio grande do sul |
title_sort |
Orientação estratégica para o mercado: um estudo de caso no sistema crédito cooperativo sicredi do rio grande do sul |
author |
Antoni, Verner Luis |
author_facet |
Antoni, Verner Luis Antoni, Verner Luis Damacena, Cláudio Frumi, Roberto Luis Damacena, Cláudio Frumi, Roberto Luis |
author_role |
author |
author2 |
Damacena, Cláudio Frumi, Roberto Luis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antoni, Verner Luis Damacena, Cláudio Frumi, Roberto Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação para mercado Sicredi Sistema cooperativo. |
topic |
Orientação para mercado Sicredi Sistema cooperativo. |
description |
Estudos desenvolvidos em diferentes culturas e organizações apontam uma forte relação entre orientação para o mercado e desempenho organizacional. Partindo desse pressuposto, o artigo descreve como ocorre a orientação para o mercado numa organização de serviços que tem com premissa básica uma visão sistêmica de organização sustentada por uma filosofia associativa, o Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi. A partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa, foram verificadas as percepções nos diferentes níveis funcionais e as barreiras para orientação ao mercado na organização. A análise dos dados permitiu identificar que o sistema está focado em responder ao mercado, gerando e disseminando pouca inteligência de mercado. As análises bivariada e multivariada (regressão logística) dos dados permitiram identificar que nos diversos níveis hierárquicos ocorrem percepções diferenciadas sobre o grau de orientação para o mercado e as barreiras para sua efetivação, bem como foram identificadas as variáveis que mais contribuem para uma alta ou baixa orientação para o mercado nos diversos níveis hierárquicos. Dentre as barreiras identificadas observa-se um “esquecimento do mercado” e uma “baixa disseminação da inteligência do mercado”. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/382 10.14488/1676-1901.v5i4.382 |
url |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/382 |
identifier_str_mv |
10.14488/1676-1901.v5i4.382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/382/455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Produção Online; Vol. 5 No. 4 (2005) Revista Produção Online; v. 5 n. 4 (2005) 1676-1901 reponame:Revista Produção Online instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) instacron:ABEPRO |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
instacron_str |
ABEPRO |
institution |
ABEPRO |
reponame_str |
Revista Produção Online |
collection |
Revista Produção Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||producaoonline@gmail.com |
_version_ |
1822176305092755456 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14488/1676-1901.v5i4.382 |