Orientação estratégica para o mercado: um estudo de caso no sistema crédito cooperativo sicredi do rio grande do sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antoni, Verner Luis
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Damacena, Cláudio, Frumi, Roberto Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Produção Online
DOI: 10.14488/1676-1901.v5i4.382
Texto Completo: https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/382
Resumo: Estudos desenvolvidos em diferentes culturas e organizações apontam uma forte relação entre orientação para o mercado e desempenho organizacional. Partindo desse pressuposto, o artigo descreve como ocorre a orientação para o mercado numa organização de serviços que tem com premissa básica uma visão sistêmica de organização sustentada por uma filosofia associativa, o Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi. A partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa, foram verificadas as percepções nos diferentes níveis funcionais e as barreiras para orientação ao mercado na organização. A análise dos dados permitiu identificar que o sistema está focado  em responder ao mercado, gerando e disseminando pouca inteligência de mercado. As análises bivariada e multivariada (regressão logística) dos dados permitiram identificar que nos diversos níveis hierárquicos ocorrem percepções diferenciadas sobre o grau de orientação para o mercado e as barreiras para sua efetivação, bem como foram identificadas as variáveis  que mais contribuem para uma alta ou baixa orientação para o mercado nos diversos níveis hierárquicos. Dentre as barreiras identificadas observa-se um “esquecimento do mercado”  e uma “baixa disseminação da inteligência do mercado”.
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