O CUSTEIO-ALVO COMO SUPORTE ÀS DECISÕES PARA DESENVOLVER NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO EM INDÚSTRIA MOVELEIRA
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Produção Online |
Texto Completo: | https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/326 |
Resumo: | O trabalho tem por objetivo apresentar a aplicação da metodologia do custeio-alvo como suporte à decisões de desenvolvimento de novos produtos em indústria moveleira. Os procedimentos metodológicos consistiram de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de um estudo de caso, tendo uma empresa brasileira fabricante de móveis sob medida como sujeito d a pesquisa. Assim, inicia-se com uma breve incursão nos aspectos conceituais do target costing, após contempla-se a abordagem da engenharia de valor, a seguir mostra-se a aplicação do custeio-alvo em uma indústria moveleira e apresenta-se as considerações finais do estudo. Os resultados da pesquisa evidenciam a viabilidade de aceitação de novo produto que atende às expectativas do cliente e ao mesmo tempo contemple o lucro operacional -meta estabelecido pela empresa. |
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O CUSTEIO-ALVO COMO SUPORTE ÀS DECISÕES PARA DESENVOLVER NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO EM INDÚSTRIA MOVELEIRACusteio-alvo. Desenvolvimento de novos produtos. Indústria moveleira.O trabalho tem por objetivo apresentar a aplicação da metodologia do custeio-alvo como suporte à decisões de desenvolvimento de novos produtos em indústria moveleira. Os procedimentos metodológicos consistiram de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de um estudo de caso, tendo uma empresa brasileira fabricante de móveis sob medida como sujeito d a pesquisa. Assim, inicia-se com uma breve incursão nos aspectos conceituais do target costing, após contempla-se a abordagem da engenharia de valor, a seguir mostra-se a aplicação do custeio-alvo em uma indústria moveleira e apresenta-se as considerações finais do estudo. Os resultados da pesquisa evidenciam a viabilidade de aceitação de novo produto que atende às expectativas do cliente e ao mesmo tempo contemple o lucro operacional -meta estabelecido pela empresa.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2005-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/32610.14488/1676-1901.v5i1.326Revista Produção Online; Vol. 5 No. 1 (2005)Revista Produção Online; v. 5 n. 1 (2005)1676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/326/423Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessColauto, RomualdoBeuren, Ilse Maria2015-11-11T17:27:03Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/326Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:27:03Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
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