Um Enfoque Empreendedor Para a Educação à Distância - LED/UFSC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Produção Online |
Texto Completo: | https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/597 |
Resumo: | O presente artigo tem por finalidade apontar, dentre as novas modalidades de ensino, a Educação a Distância (EAD) como melhor alternativa para o mercado de trabalho cada vez mais sofisticado e globalizado, já que é concebida como uma construção criativa e reflexiva que propicia a democratização educacional. Inicialmente são analisados alguns aspectos da sociedade contemporânea em cujo contexto a educação passa por adaptabilidades em função das modernas formas de comunicação eletrônica, entre outras. Em seguida, fazem-se reflexões sobre EAD, Empreendedorismo e Competências, resgatando origem e conceitos. Também apresenta-se o Laboratório de Ensino a Distância (LED) que desenvolve estratégias e metodologias de EAD em ambientes multimídias integrados por redes de comunicação. Por fim, considera-se um novo caminho para a educação: a EAD que possibilita o atendimento às expectativas do mundo do trabalho, através da adoção de currículos relevantes, flexíveis e adaptados às exigências sociais e individuais. PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância, Empreendedorismo, Competências |
id |
ABEPRO-2_f1f0497deb580c783eeacb29bf775b6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/597 |
network_acronym_str |
ABEPRO-2 |
network_name_str |
Revista Produção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Um Enfoque Empreendedor Para a Educação à Distância - LED/UFSCO presente artigo tem por finalidade apontar, dentre as novas modalidades de ensino, a Educação a Distância (EAD) como melhor alternativa para o mercado de trabalho cada vez mais sofisticado e globalizado, já que é concebida como uma construção criativa e reflexiva que propicia a democratização educacional. Inicialmente são analisados alguns aspectos da sociedade contemporânea em cujo contexto a educação passa por adaptabilidades em função das modernas formas de comunicação eletrônica, entre outras. Em seguida, fazem-se reflexões sobre EAD, Empreendedorismo e Competências, resgatando origem e conceitos. Também apresenta-se o Laboratório de Ensino a Distância (LED) que desenvolve estratégias e metodologias de EAD em ambientes multimídias integrados por redes de comunicação. Por fim, considera-se um novo caminho para a educação: a EAD que possibilita o atendimento às expectativas do mundo do trabalho, através da adoção de currículos relevantes, flexíveis e adaptados às exigências sociais e individuais. PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância, Empreendedorismo, CompetênciasAssociação Brasileira de Engenharia de Produção2002-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/59710.14488/1676-1901.v2i1.597Revista Produção Online; Vol. 2 No. 1 (2002)Revista Produção Online; v. 2 n. 1 (2002)1676-1901reponame:Revista Produção Onlineinstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPROporhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/597/636Copyright (c) 2014 Revista Produção Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Anderson Antônio MattosAndujar, Andréa MartinsGariba, Chames Maria StallivieriLapolli, Edis MafraGauthier, Fernando AugustoMichels, GlayconGariba Júnior, MaurícioWeigmann, Paulo RobertoHaeming, Waléria Külkamp2015-11-11T17:27:03Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/597Revistahttp://producaoonline.org.br/rpoPUBhttps://www.producaoonline.org.br/rpo/oai||producaoonline@gmail.com1676-19011676-1901opendoar:2015-11-11T17:27:03Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Enfoque Empreendedor Para a Educação à Distância - LED/UFSC |
title |
Um Enfoque Empreendedor Para a Educação à Distância - LED/UFSC |
spellingShingle |
Um Enfoque Empreendedor Para a Educação à Distância - LED/UFSC Martins, Anderson Antônio Mattos |
title_short |
Um Enfoque Empreendedor Para a Educação à Distância - LED/UFSC |
title_full |
Um Enfoque Empreendedor Para a Educação à Distância - LED/UFSC |
title_fullStr |
Um Enfoque Empreendedor Para a Educação à Distância - LED/UFSC |
title_full_unstemmed |
Um Enfoque Empreendedor Para a Educação à Distância - LED/UFSC |
title_sort |
Um Enfoque Empreendedor Para a Educação à Distância - LED/UFSC |
author |
Martins, Anderson Antônio Mattos |
author_facet |
Martins, Anderson Antônio Mattos Andujar, Andréa Martins Gariba, Chames Maria Stallivieri Lapolli, Edis Mafra Gauthier, Fernando Augusto Michels, Glaycon Gariba Júnior, Maurício Weigmann, Paulo Roberto Haeming, Waléria Külkamp |
author_role |
author |
author2 |
Andujar, Andréa Martins Gariba, Chames Maria Stallivieri Lapolli, Edis Mafra Gauthier, Fernando Augusto Michels, Glaycon Gariba Júnior, Maurício Weigmann, Paulo Roberto Haeming, Waléria Külkamp |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Anderson Antônio Mattos Andujar, Andréa Martins Gariba, Chames Maria Stallivieri Lapolli, Edis Mafra Gauthier, Fernando Augusto Michels, Glaycon Gariba Júnior, Maurício Weigmann, Paulo Roberto Haeming, Waléria Külkamp |
description |
O presente artigo tem por finalidade apontar, dentre as novas modalidades de ensino, a Educação a Distância (EAD) como melhor alternativa para o mercado de trabalho cada vez mais sofisticado e globalizado, já que é concebida como uma construção criativa e reflexiva que propicia a democratização educacional. Inicialmente são analisados alguns aspectos da sociedade contemporânea em cujo contexto a educação passa por adaptabilidades em função das modernas formas de comunicação eletrônica, entre outras. Em seguida, fazem-se reflexões sobre EAD, Empreendedorismo e Competências, resgatando origem e conceitos. Também apresenta-se o Laboratório de Ensino a Distância (LED) que desenvolve estratégias e metodologias de EAD em ambientes multimídias integrados por redes de comunicação. Por fim, considera-se um novo caminho para a educação: a EAD que possibilita o atendimento às expectativas do mundo do trabalho, através da adoção de currículos relevantes, flexíveis e adaptados às exigências sociais e individuais. PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância, Empreendedorismo, Competências |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/597 10.14488/1676-1901.v2i1.597 |
url |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/597 |
identifier_str_mv |
10.14488/1676-1901.v2i1.597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/597/636 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Produção Online; Vol. 2 No. 1 (2002) Revista Produção Online; v. 2 n. 1 (2002) 1676-1901 reponame:Revista Produção Online instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) instacron:ABEPRO |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
instacron_str |
ABEPRO |
institution |
ABEPRO |
reponame_str |
Revista Produção Online |
collection |
Revista Produção Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Produção Online - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||producaoonline@gmail.com |
_version_ |
1761536947773243392 |