Análise microbiológica da água do Rio Bacacheri, em Curitiba (PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira,Carlos Augusto da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Castro,Fábio Branco Godinho de, Godefroid,Rodrigo Santiago, Silva,Rodrigo Cassio da, Santos,Vera Lucia Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Sanitaria e Ambiental
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522018000500933
Resumo: RESUMO O planeta terra é constituído por uma grande porcentagem de água, sendo apenas 3% doce. Dessa água doce, aproximadamente 0,3% está disponível para ser utilizada pelos habitantes do planeta. Para a avaliação das condições sanitárias da água, utilizam-se bactérias do grupo coliforme, cuja presença no ambiente aquático configura um potencial indicativo de poluição, bem como do risco da presença de organismos patogênicos. O Brasil possui a maior disponibilidade hídrica do planeta, porém, em várias regiões do país, muitos rios encontram-se poluídos. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi realizar a análise microbiológica da água do Rio Bacacheri, localizado na cidade de Curitiba (PR) e incluído na seção das águas doces destinadas à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas, a fim de determinar o nível de poluição em cinco pontos pré-determinados, acompanhando o crescimento de colônias de coliformes fecais e coliformes totais através da técnica de membrana filtrante. Os resultados permitem verificar que, em todos os pontos de coleta, foi observada a proliferação de coliformes fecais e totais em valores acima do limite proposto pela resolução CONAMA nº 357/2005. Adicionalmente, nota-se que os pontos #P1, #P2 e #P5 são os mais afetados, enquanto #P3 e #P4 parecem ser os menos impactados, provavelmente pela presença de mata ciliar, bem como pela canalização de margens e fundo do rio.
id ABES-1_14981381113ce6e7450a391653103392
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-41522018000500933
network_acronym_str ABES-1
network_name_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository_id_str
spelling Análise microbiológica da água do Rio Bacacheri, em Curitiba (PR)poluiçãoáguaRio Bacachericoliformes totaiscoliformes fecaisRESUMO O planeta terra é constituído por uma grande porcentagem de água, sendo apenas 3% doce. Dessa água doce, aproximadamente 0,3% está disponível para ser utilizada pelos habitantes do planeta. Para a avaliação das condições sanitárias da água, utilizam-se bactérias do grupo coliforme, cuja presença no ambiente aquático configura um potencial indicativo de poluição, bem como do risco da presença de organismos patogênicos. O Brasil possui a maior disponibilidade hídrica do planeta, porém, em várias regiões do país, muitos rios encontram-se poluídos. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi realizar a análise microbiológica da água do Rio Bacacheri, localizado na cidade de Curitiba (PR) e incluído na seção das águas doces destinadas à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas, a fim de determinar o nível de poluição em cinco pontos pré-determinados, acompanhando o crescimento de colônias de coliformes fecais e coliformes totais através da técnica de membrana filtrante. Os resultados permitem verificar que, em todos os pontos de coleta, foi observada a proliferação de coliformes fecais e totais em valores acima do limite proposto pela resolução CONAMA nº 357/2005. Adicionalmente, nota-se que os pontos #P1, #P2 e #P5 são os mais afetados, enquanto #P3 e #P4 parecem ser os menos impactados, provavelmente pela presença de mata ciliar, bem como pela canalização de margens e fundo do rio.Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522018000500933Engenharia Sanitaria e Ambiental v.23 n.5 2018reponame:Engenharia Sanitaria e Ambientalinstname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABES10.1590/s1413-41522018163474info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira,Carlos Augusto daCastro,Fábio Branco Godinho deGodefroid,Rodrigo SantiagoSilva,Rodrigo Cassio daSantos,Vera Lucia Pereira dospor2018-11-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-41522018000500933Revistahttp://www.scielo.br/esaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||esa@abes-dn.org.br1809-44571413-4152opendoar:2018-11-23T00:00Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise microbiológica da água do Rio Bacacheri, em Curitiba (PR)
title Análise microbiológica da água do Rio Bacacheri, em Curitiba (PR)
spellingShingle Análise microbiológica da água do Rio Bacacheri, em Curitiba (PR)
Silveira,Carlos Augusto da
poluição
água
Rio Bacacheri
coliformes totais
coliformes fecais
title_short Análise microbiológica da água do Rio Bacacheri, em Curitiba (PR)
title_full Análise microbiológica da água do Rio Bacacheri, em Curitiba (PR)
title_fullStr Análise microbiológica da água do Rio Bacacheri, em Curitiba (PR)
title_full_unstemmed Análise microbiológica da água do Rio Bacacheri, em Curitiba (PR)
title_sort Análise microbiológica da água do Rio Bacacheri, em Curitiba (PR)
author Silveira,Carlos Augusto da
author_facet Silveira,Carlos Augusto da
Castro,Fábio Branco Godinho de
Godefroid,Rodrigo Santiago
Silva,Rodrigo Cassio da
Santos,Vera Lucia Pereira dos
author_role author
author2 Castro,Fábio Branco Godinho de
Godefroid,Rodrigo Santiago
Silva,Rodrigo Cassio da
Santos,Vera Lucia Pereira dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira,Carlos Augusto da
Castro,Fábio Branco Godinho de
Godefroid,Rodrigo Santiago
Silva,Rodrigo Cassio da
Santos,Vera Lucia Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv poluição
água
Rio Bacacheri
coliformes totais
coliformes fecais
topic poluição
água
Rio Bacacheri
coliformes totais
coliformes fecais
description RESUMO O planeta terra é constituído por uma grande porcentagem de água, sendo apenas 3% doce. Dessa água doce, aproximadamente 0,3% está disponível para ser utilizada pelos habitantes do planeta. Para a avaliação das condições sanitárias da água, utilizam-se bactérias do grupo coliforme, cuja presença no ambiente aquático configura um potencial indicativo de poluição, bem como do risco da presença de organismos patogênicos. O Brasil possui a maior disponibilidade hídrica do planeta, porém, em várias regiões do país, muitos rios encontram-se poluídos. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi realizar a análise microbiológica da água do Rio Bacacheri, localizado na cidade de Curitiba (PR) e incluído na seção das águas doces destinadas à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas, a fim de determinar o nível de poluição em cinco pontos pré-determinados, acompanhando o crescimento de colônias de coliformes fecais e coliformes totais através da técnica de membrana filtrante. Os resultados permitem verificar que, em todos os pontos de coleta, foi observada a proliferação de coliformes fecais e totais em valores acima do limite proposto pela resolução CONAMA nº 357/2005. Adicionalmente, nota-se que os pontos #P1, #P2 e #P5 são os mais afetados, enquanto #P3 e #P4 parecem ser os menos impactados, provavelmente pela presença de mata ciliar, bem como pela canalização de margens e fundo do rio.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522018000500933
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522018000500933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-41522018163474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental v.23 n.5 2018
reponame:Engenharia Sanitaria e Ambiental
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
collection Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository.name.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv ||esa@abes-dn.org.br
_version_ 1754213195352899584