Utilização de efluente tratado em complexo industrial automotivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pohl,Sandro Carlos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lenz,Denise Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Sanitaria e Ambiental
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522017000300551
Resumo: RESUMO Neste trabalho, realizaram-se modificações nos sistemas produtivo e de tratamento de efluentes em um complexo industrial automotivo a fim de possibilitar a utilização do efluente tratado no sistema de torres de resfriamento. Inicialmente, realizou-se um balanço hídrico nos processos industriais para determinar o consumo de água e analisou-se a qualidade do efluente tratado quanto aos parâmetros físico-químicos em dois pontos do sistema de tratamento de efluentes: no decantador secundário (P1) do tratamento físico-químico e na saída da lagoa de polimento (P2). Essas análises mostraram que o efluente tratado no decantador secundário não tem capacidade de atender às especificações da água de circulação das torres de resfriamento sem a realização de muitas alterações em seu tratamento, optando-se pela utilização do efluente tratado na saída da lagoa de polimento após modificações, como: alteração na concentração de ácido fosfórico e de ácido nítrico da solução de limpeza dos tanques de fosfatização, elevação em 50% da capacidade de aeração da lagoa aerada e troca do coagulante sulfato de alumínio pelo cloreto férrico no tratamento físico-químico. Assim, os parâmetros do efluente tratado na lagoa de polimento aproximaram-se aos parâmetros especificados para água de torres de resfriamento. A introdução desse efluente na proporção de 40% do volume da água de circulação na torre de resfriamento resultou em elevação do ciclo de dureza e redução no ciclo de sílica. A utilização de um filtro abrandador na saída da lagoa de polimento proporcionou a redução dos parâmetros de qualidade da água para valores similares aos da água de recirculação nas torres de resfriamento.
id ABES-1_4934e2319da4cf15cc0b05749c83ae6a
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-41522017000300551
network_acronym_str ABES-1
network_name_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository_id_str
spelling Utilização de efluente tratado em complexo industrial automotivoefluente industrialreúsoindústria automotivatorres de resfriamentoRESUMO Neste trabalho, realizaram-se modificações nos sistemas produtivo e de tratamento de efluentes em um complexo industrial automotivo a fim de possibilitar a utilização do efluente tratado no sistema de torres de resfriamento. Inicialmente, realizou-se um balanço hídrico nos processos industriais para determinar o consumo de água e analisou-se a qualidade do efluente tratado quanto aos parâmetros físico-químicos em dois pontos do sistema de tratamento de efluentes: no decantador secundário (P1) do tratamento físico-químico e na saída da lagoa de polimento (P2). Essas análises mostraram que o efluente tratado no decantador secundário não tem capacidade de atender às especificações da água de circulação das torres de resfriamento sem a realização de muitas alterações em seu tratamento, optando-se pela utilização do efluente tratado na saída da lagoa de polimento após modificações, como: alteração na concentração de ácido fosfórico e de ácido nítrico da solução de limpeza dos tanques de fosfatização, elevação em 50% da capacidade de aeração da lagoa aerada e troca do coagulante sulfato de alumínio pelo cloreto férrico no tratamento físico-químico. Assim, os parâmetros do efluente tratado na lagoa de polimento aproximaram-se aos parâmetros especificados para água de torres de resfriamento. A introdução desse efluente na proporção de 40% do volume da água de circulação na torre de resfriamento resultou em elevação do ciclo de dureza e redução no ciclo de sílica. A utilização de um filtro abrandador na saída da lagoa de polimento proporcionou a redução dos parâmetros de qualidade da água para valores similares aos da água de recirculação nas torres de resfriamento.Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522017000300551Engenharia Sanitaria e Ambiental v.22 n.3 2017reponame:Engenharia Sanitaria e Ambientalinstname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABES10.1590/s1413-41522016122371info:eu-repo/semantics/openAccessPohl,Sandro CarlosLenz,Denise Mariapor2017-07-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-41522017000300551Revistahttp://www.scielo.br/esaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||esa@abes-dn.org.br1809-44571413-4152opendoar:2017-07-10T00:00Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de efluente tratado em complexo industrial automotivo
title Utilização de efluente tratado em complexo industrial automotivo
spellingShingle Utilização de efluente tratado em complexo industrial automotivo
Pohl,Sandro Carlos
efluente industrial
reúso
indústria automotiva
torres de resfriamento
title_short Utilização de efluente tratado em complexo industrial automotivo
title_full Utilização de efluente tratado em complexo industrial automotivo
title_fullStr Utilização de efluente tratado em complexo industrial automotivo
title_full_unstemmed Utilização de efluente tratado em complexo industrial automotivo
title_sort Utilização de efluente tratado em complexo industrial automotivo
author Pohl,Sandro Carlos
author_facet Pohl,Sandro Carlos
Lenz,Denise Maria
author_role author
author2 Lenz,Denise Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pohl,Sandro Carlos
Lenz,Denise Maria
dc.subject.por.fl_str_mv efluente industrial
reúso
indústria automotiva
torres de resfriamento
topic efluente industrial
reúso
indústria automotiva
torres de resfriamento
description RESUMO Neste trabalho, realizaram-se modificações nos sistemas produtivo e de tratamento de efluentes em um complexo industrial automotivo a fim de possibilitar a utilização do efluente tratado no sistema de torres de resfriamento. Inicialmente, realizou-se um balanço hídrico nos processos industriais para determinar o consumo de água e analisou-se a qualidade do efluente tratado quanto aos parâmetros físico-químicos em dois pontos do sistema de tratamento de efluentes: no decantador secundário (P1) do tratamento físico-químico e na saída da lagoa de polimento (P2). Essas análises mostraram que o efluente tratado no decantador secundário não tem capacidade de atender às especificações da água de circulação das torres de resfriamento sem a realização de muitas alterações em seu tratamento, optando-se pela utilização do efluente tratado na saída da lagoa de polimento após modificações, como: alteração na concentração de ácido fosfórico e de ácido nítrico da solução de limpeza dos tanques de fosfatização, elevação em 50% da capacidade de aeração da lagoa aerada e troca do coagulante sulfato de alumínio pelo cloreto férrico no tratamento físico-químico. Assim, os parâmetros do efluente tratado na lagoa de polimento aproximaram-se aos parâmetros especificados para água de torres de resfriamento. A introdução desse efluente na proporção de 40% do volume da água de circulação na torre de resfriamento resultou em elevação do ciclo de dureza e redução no ciclo de sílica. A utilização de um filtro abrandador na saída da lagoa de polimento proporcionou a redução dos parâmetros de qualidade da água para valores similares aos da água de recirculação nas torres de resfriamento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522017000300551
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522017000300551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-41522016122371
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental v.22 n.3 2017
reponame:Engenharia Sanitaria e Ambiental
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
collection Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository.name.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv ||esa@abes-dn.org.br
_version_ 1754213194530816000