Otimização dos parâmetros operacionais de eletrocoagulação aplicada à recuperação de efluentes de lavagem de veículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Angelita Aparecida Ribeiro da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Camara,Carlos Alberto Paulinetti da, Lobo,Ilza, Scarmínio,Ieda Spacino, Alves,João Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Sanitaria e Ambiental
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522017000100179
Resumo: RESUMO No Brasil, cerca de 32.700 postos de lavagem de veículos consomem 3,7 milhões de m3/mês-1, média de 60 L por veículo. Esse consumo poderia ser minimizado, se o efluente fosse devidamente tratado e reutilizado. Como diversos tipos de efluentes têm sido eficientemente tratados por técnicas eletroquímicas, como a eletrocoagulação (EC) e a eletroflotação (EF), o objetivo principal deste estudo foi desenvolver um sistema de tratamento de efluentes de lavagem de carros por EC, usando eletrodos de alumínio. Parâmetros como pH inicial, corrente elétrica aplicada e tempo de eletrólise foram otimizados por meio de análises físico-químicas e estatísticas. Em sua condição ótima, pH 5, corrente elétrica de 3,5 A e tempo de 20 minutos, o sistema conseguiu reduzir em 73% a demanda química de oxigênio (DQO), 58% de surfactantes e no mínimo 90% a turbidez e os sólidos suspensos totais (SST). Além da simples implantação e operação, a técnica mostrou-se eficiente na recuperação desse tipo de efluente, podendo ser utilizada em sistemas de reúso de água de lavagem de veículos.
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