Otimização do transporte de resíduos sólidos urbanos no Estado do Paraná: repensando a localização de aterros sanitários com base em modelagem matemática
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Engenharia Sanitaria e Ambiental |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522022000500987 |
Resumo: | RESUMO Neste trabalho foram utilizados, conjuntamente, os conceitos de particionamento territorial e localização de instalações para a otimização da rede de aterros sanitários do Estado do Paraná. Isso porque a solução adotada atualmente apresenta uma série de deficiências, incluindo o não atendimento total da demanda, o número excessivo de pequenos locais e diversos consórcios não contíguos, que resultam em maiores custos de transporte e menor eficiência de escala. O objetivo desta pesquisa é otimizar o particionamento territorial para o Estado do Paraná com relação aos aterros sanitários definindo um número adequado de lugares capaz de atender à demanda e que minimize as distâncias a serem percorridas dos pontos de geração do lixo até o descarte. Para isso, foram desenvolvidas simulações em função do custo de transporte rodoviário dos resíduos, em que foram considerados os locais dos 171 aterros operacionais existentes no Estado. Os resultados mostraram a necessidade de se alterarem algumas das capacidades das áreas de descarte existentes, além de se adicionarem 25 novas áreas para atender integralmente à demanda. Com isso, o gasto com transporte seria reduzido em cerca de 80% e o custo total, que inclui novas construções, ficaria reduzido em 57%, acarretando redução de gastos, além do aprimoramento na prestação do serviço e da atenuação do impacto ambiental. |
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Otimização do transporte de resíduos sólidos urbanos no Estado do Paraná: repensando a localização de aterros sanitários com base em modelagem matemáticagestão de resíduos sólidos urbanosproblema de localização de facilidadesparticionamento territorialpesquisa operacionalRESUMO Neste trabalho foram utilizados, conjuntamente, os conceitos de particionamento territorial e localização de instalações para a otimização da rede de aterros sanitários do Estado do Paraná. Isso porque a solução adotada atualmente apresenta uma série de deficiências, incluindo o não atendimento total da demanda, o número excessivo de pequenos locais e diversos consórcios não contíguos, que resultam em maiores custos de transporte e menor eficiência de escala. O objetivo desta pesquisa é otimizar o particionamento territorial para o Estado do Paraná com relação aos aterros sanitários definindo um número adequado de lugares capaz de atender à demanda e que minimize as distâncias a serem percorridas dos pontos de geração do lixo até o descarte. Para isso, foram desenvolvidas simulações em função do custo de transporte rodoviário dos resíduos, em que foram considerados os locais dos 171 aterros operacionais existentes no Estado. Os resultados mostraram a necessidade de se alterarem algumas das capacidades das áreas de descarte existentes, além de se adicionarem 25 novas áreas para atender integralmente à demanda. Com isso, o gasto com transporte seria reduzido em cerca de 80% e o custo total, que inclui novas construções, ficaria reduzido em 57%, acarretando redução de gastos, além do aprimoramento na prestação do serviço e da atenuação do impacto ambiental.Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES2022-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522022000500987Engenharia Sanitaria e Ambiental v.27 n.5 2022reponame:Engenharia Sanitaria e Ambientalinstname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABES10.1590/s1413-415220210282info:eu-repo/semantics/openAccessFranco,David Gabriel de BarrosSteiner,Maria Teresinha Arnspor2022-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S1413-41522022000500987Revistahttp://www.scielo.br/esaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||esa@abes-dn.org.br1809-44571413-4152opendoar:2022-12-02T00:00Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false |
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RESUMO Neste trabalho foram utilizados, conjuntamente, os conceitos de particionamento territorial e localização de instalações para a otimização da rede de aterros sanitários do Estado do Paraná. Isso porque a solução adotada atualmente apresenta uma série de deficiências, incluindo o não atendimento total da demanda, o número excessivo de pequenos locais e diversos consórcios não contíguos, que resultam em maiores custos de transporte e menor eficiência de escala. O objetivo desta pesquisa é otimizar o particionamento territorial para o Estado do Paraná com relação aos aterros sanitários definindo um número adequado de lugares capaz de atender à demanda e que minimize as distâncias a serem percorridas dos pontos de geração do lixo até o descarte. Para isso, foram desenvolvidas simulações em função do custo de transporte rodoviário dos resíduos, em que foram considerados os locais dos 171 aterros operacionais existentes no Estado. Os resultados mostraram a necessidade de se alterarem algumas das capacidades das áreas de descarte existentes, além de se adicionarem 25 novas áreas para atender integralmente à demanda. Com isso, o gasto com transporte seria reduzido em cerca de 80% e o custo total, que inclui novas construções, ficaria reduzido em 57%, acarretando redução de gastos, além do aprimoramento na prestação do serviço e da atenuação do impacto ambiental. |
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