Interfaces entre a produção do espaço urbano e o risco de desabastecimento de água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho,Simone Danielle Aciole Morais
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cordão,Maria José de Sousa, Santos,Francine Modesto, Santos,Bervylly Lianne de Farias, Galvão,Carlos Oliveira, Rufino,Iana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Sanitaria e Ambiental
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522021000300417
Resumo: RESUMO O contínuo crescimento de áreas urbanas é uma realidade vivenciada no âmbito global. Esse crescimento, no entanto, na maioria das vezes, não é seguido de um planejamento da ocupação territorial, especialmente no que diz respeito às articulações com o provimento dos serviços de infraestrutura urbana, a exemplo dos sistemas de abastecimento de água. Dentre outras consequências, esses distanciamentos, somados ao crescimento populacional, agravam o risco de desabastecimento de água nessas áreas. Analisando-se a cidade paraibana Campina Grande, Nordeste do Brasil, o presente artigo identificou interfaces entre o chamado processo de produção do espaço urbano e o consequente risco de desabastecimento. Analisa-se especificamente o bairro Catolé, representativo de acelerada urbanização nas últimas três décadas, decorrente de ações de diferentes agentes produtores do espaço. É empregada análise espacial multicritério para determinação do risco de desabastecimento, realizando-se análise comparativa entre os anos de 2000 e 2010. Os resultados apontam a importância de elevar a profundidade nas discussões a respeito da forma como as cidades são construídas, considerando-se não apenas os critérios técnicos e avançando-se na compreensão de como diferentes interesses envolvidos no processo de produção do espaço urbano condicionam a cidade a um maior ou menor risco de desabastecimento de água.
id ABES-1_a6cdab3177ec4871b8d64aa7f0518a77
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-41522021000300417
network_acronym_str ABES-1
network_name_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository_id_str
spelling Interfaces entre a produção do espaço urbano e o risco de desabastecimento de águasistemas de abastecimento de águasegurança hídrica urbanaadensamento urbanoRESUMO O contínuo crescimento de áreas urbanas é uma realidade vivenciada no âmbito global. Esse crescimento, no entanto, na maioria das vezes, não é seguido de um planejamento da ocupação territorial, especialmente no que diz respeito às articulações com o provimento dos serviços de infraestrutura urbana, a exemplo dos sistemas de abastecimento de água. Dentre outras consequências, esses distanciamentos, somados ao crescimento populacional, agravam o risco de desabastecimento de água nessas áreas. Analisando-se a cidade paraibana Campina Grande, Nordeste do Brasil, o presente artigo identificou interfaces entre o chamado processo de produção do espaço urbano e o consequente risco de desabastecimento. Analisa-se especificamente o bairro Catolé, representativo de acelerada urbanização nas últimas três décadas, decorrente de ações de diferentes agentes produtores do espaço. É empregada análise espacial multicritério para determinação do risco de desabastecimento, realizando-se análise comparativa entre os anos de 2000 e 2010. Os resultados apontam a importância de elevar a profundidade nas discussões a respeito da forma como as cidades são construídas, considerando-se não apenas os critérios técnicos e avançando-se na compreensão de como diferentes interesses envolvidos no processo de produção do espaço urbano condicionam a cidade a um maior ou menor risco de desabastecimento de água.Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522021000300417Engenharia Sanitaria e Ambiental v.26 n.3 2021reponame:Engenharia Sanitaria e Ambientalinstname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABES10.1590/s1413-415220190369info:eu-repo/semantics/openAccessMarinho,Simone Danielle Aciole MoraisCordão,Maria José de SousaSantos,Francine ModestoSantos,Bervylly Lianne de FariasGalvão,Carlos OliveiraRufino,Ianapor2021-07-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-41522021000300417Revistahttp://www.scielo.br/esaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||esa@abes-dn.org.br1809-44571413-4152opendoar:2021-07-15T00:00Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Interfaces entre a produção do espaço urbano e o risco de desabastecimento de água
title Interfaces entre a produção do espaço urbano e o risco de desabastecimento de água
spellingShingle Interfaces entre a produção do espaço urbano e o risco de desabastecimento de água
Marinho,Simone Danielle Aciole Morais
sistemas de abastecimento de água
segurança hídrica urbana
adensamento urbano
title_short Interfaces entre a produção do espaço urbano e o risco de desabastecimento de água
title_full Interfaces entre a produção do espaço urbano e o risco de desabastecimento de água
title_fullStr Interfaces entre a produção do espaço urbano e o risco de desabastecimento de água
title_full_unstemmed Interfaces entre a produção do espaço urbano e o risco de desabastecimento de água
title_sort Interfaces entre a produção do espaço urbano e o risco de desabastecimento de água
author Marinho,Simone Danielle Aciole Morais
author_facet Marinho,Simone Danielle Aciole Morais
Cordão,Maria José de Sousa
Santos,Francine Modesto
Santos,Bervylly Lianne de Farias
Galvão,Carlos Oliveira
Rufino,Iana
author_role author
author2 Cordão,Maria José de Sousa
Santos,Francine Modesto
Santos,Bervylly Lianne de Farias
Galvão,Carlos Oliveira
Rufino,Iana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho,Simone Danielle Aciole Morais
Cordão,Maria José de Sousa
Santos,Francine Modesto
Santos,Bervylly Lianne de Farias
Galvão,Carlos Oliveira
Rufino,Iana
dc.subject.por.fl_str_mv sistemas de abastecimento de água
segurança hídrica urbana
adensamento urbano
topic sistemas de abastecimento de água
segurança hídrica urbana
adensamento urbano
description RESUMO O contínuo crescimento de áreas urbanas é uma realidade vivenciada no âmbito global. Esse crescimento, no entanto, na maioria das vezes, não é seguido de um planejamento da ocupação territorial, especialmente no que diz respeito às articulações com o provimento dos serviços de infraestrutura urbana, a exemplo dos sistemas de abastecimento de água. Dentre outras consequências, esses distanciamentos, somados ao crescimento populacional, agravam o risco de desabastecimento de água nessas áreas. Analisando-se a cidade paraibana Campina Grande, Nordeste do Brasil, o presente artigo identificou interfaces entre o chamado processo de produção do espaço urbano e o consequente risco de desabastecimento. Analisa-se especificamente o bairro Catolé, representativo de acelerada urbanização nas últimas três décadas, decorrente de ações de diferentes agentes produtores do espaço. É empregada análise espacial multicritério para determinação do risco de desabastecimento, realizando-se análise comparativa entre os anos de 2000 e 2010. Os resultados apontam a importância de elevar a profundidade nas discussões a respeito da forma como as cidades são construídas, considerando-se não apenas os critérios técnicos e avançando-se na compreensão de como diferentes interesses envolvidos no processo de produção do espaço urbano condicionam a cidade a um maior ou menor risco de desabastecimento de água.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522021000300417
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522021000300417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-415220190369
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental v.26 n.3 2021
reponame:Engenharia Sanitaria e Ambiental
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
collection Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository.name.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv ||esa@abes-dn.org.br
_version_ 1754213196744359936