Vulnerabilidade domiciliar em situação de intermitência no abastecimento de água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz,Tibério Gomes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Grande,Maria Helena Del, Galvão,Carlos de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Sanitaria e Ambiental
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522021000300535
Resumo: RESUMO Os sistemas de abastecimento em regime de intermitência fornecem água aos usuários por um período limitado de tempo, produzindo efeitos adversos à rede de abastecimento de água e aos usuários do sistema, em especial os usuários domésticos, cuja demanda é pouco flexível e a capacidade de adaptação limitada. Neste trabalho é proposto um conjunto simplificado de indicadores que permite identificar diferentes níveis de vulnerabilidade ao desabastecimento de água aos quais uma população urbana está sujeita em situação de intermitência no abastecimento. Os indicadores podem ser obtidos de dados censitários, de informações topológicas, topográficas e hidráulicas do sistema de abastecimento e de levantamentos cadastrais ou de sensoriamento remoto da localidade, podendo ser processados em Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). Os indicadores são aplicados ao caso de Campina Grande, Paraíba, com base em levantamentos disponíveis sobre usuários que vivenciaram a situação de intermitência no abastecimento. Os resultados permitem a identificação das áreas cujos usuários podem ser potencialmente mais afetados pela intermitência no abastecimento e a recomendação de medidas mitigadoras para a redução de sua vulnerabilidade.
id ABES-1_dfab08b3e3d9494ecbea976875cbea38
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-41522021000300535
network_acronym_str ABES-1
network_name_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository_id_str
spelling Vulnerabilidade domiciliar em situação de intermitência no abastecimento de águaindicadores de vulnerabilidadeCampina GrandeescassezRESUMO Os sistemas de abastecimento em regime de intermitência fornecem água aos usuários por um período limitado de tempo, produzindo efeitos adversos à rede de abastecimento de água e aos usuários do sistema, em especial os usuários domésticos, cuja demanda é pouco flexível e a capacidade de adaptação limitada. Neste trabalho é proposto um conjunto simplificado de indicadores que permite identificar diferentes níveis de vulnerabilidade ao desabastecimento de água aos quais uma população urbana está sujeita em situação de intermitência no abastecimento. Os indicadores podem ser obtidos de dados censitários, de informações topológicas, topográficas e hidráulicas do sistema de abastecimento e de levantamentos cadastrais ou de sensoriamento remoto da localidade, podendo ser processados em Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). Os indicadores são aplicados ao caso de Campina Grande, Paraíba, com base em levantamentos disponíveis sobre usuários que vivenciaram a situação de intermitência no abastecimento. Os resultados permitem a identificação das áreas cujos usuários podem ser potencialmente mais afetados pela intermitência no abastecimento e a recomendação de medidas mitigadoras para a redução de sua vulnerabilidade.Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522021000300535Engenharia Sanitaria e Ambiental v.26 n.3 2021reponame:Engenharia Sanitaria e Ambientalinstname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABES10.1590/s1413-415220190038info:eu-repo/semantics/openAccessDiniz,Tibério GomesGrande,Maria Helena DelGalvão,Carlos de Oliveirapor2021-07-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-41522021000300535Revistahttp://www.scielo.br/esaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||esa@abes-dn.org.br1809-44571413-4152opendoar:2021-07-15T00:00Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Vulnerabilidade domiciliar em situação de intermitência no abastecimento de água
title Vulnerabilidade domiciliar em situação de intermitência no abastecimento de água
spellingShingle Vulnerabilidade domiciliar em situação de intermitência no abastecimento de água
Diniz,Tibério Gomes
indicadores de vulnerabilidade
Campina Grande
escassez
title_short Vulnerabilidade domiciliar em situação de intermitência no abastecimento de água
title_full Vulnerabilidade domiciliar em situação de intermitência no abastecimento de água
title_fullStr Vulnerabilidade domiciliar em situação de intermitência no abastecimento de água
title_full_unstemmed Vulnerabilidade domiciliar em situação de intermitência no abastecimento de água
title_sort Vulnerabilidade domiciliar em situação de intermitência no abastecimento de água
author Diniz,Tibério Gomes
author_facet Diniz,Tibério Gomes
Grande,Maria Helena Del
Galvão,Carlos de Oliveira
author_role author
author2 Grande,Maria Helena Del
Galvão,Carlos de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz,Tibério Gomes
Grande,Maria Helena Del
Galvão,Carlos de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv indicadores de vulnerabilidade
Campina Grande
escassez
topic indicadores de vulnerabilidade
Campina Grande
escassez
description RESUMO Os sistemas de abastecimento em regime de intermitência fornecem água aos usuários por um período limitado de tempo, produzindo efeitos adversos à rede de abastecimento de água e aos usuários do sistema, em especial os usuários domésticos, cuja demanda é pouco flexível e a capacidade de adaptação limitada. Neste trabalho é proposto um conjunto simplificado de indicadores que permite identificar diferentes níveis de vulnerabilidade ao desabastecimento de água aos quais uma população urbana está sujeita em situação de intermitência no abastecimento. Os indicadores podem ser obtidos de dados censitários, de informações topológicas, topográficas e hidráulicas do sistema de abastecimento e de levantamentos cadastrais ou de sensoriamento remoto da localidade, podendo ser processados em Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). Os indicadores são aplicados ao caso de Campina Grande, Paraíba, com base em levantamentos disponíveis sobre usuários que vivenciaram a situação de intermitência no abastecimento. Os resultados permitem a identificação das áreas cujos usuários podem ser potencialmente mais afetados pela intermitência no abastecimento e a recomendação de medidas mitigadoras para a redução de sua vulnerabilidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522021000300535
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522021000300535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-415220190038
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental v.26 n.3 2021
reponame:Engenharia Sanitaria e Ambiental
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
collection Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository.name.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv ||esa@abes-dn.org.br
_version_ 1754213197156450304