Avaliação dos sistemas metroviários nas emissões de CO2: análise comparativa das emissões por automóveis, ônibus e metrôs
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Engenharia Sanitaria e Ambiental |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522019000500919 |
Resumo: | RESUMO O setor de transportes é responsável por uma parcela das emissões globais de dióxido de carbono (CO2). Os estudos científicos publicados sobre emissões de CO2 pelos sistemas de transportes de passageiros tratam basicamente de resultados envolvendo apenas as emissões relacionadas ao consumo dos combustíveis dos automóveis e ônibus. Nos metrôs, geralmente são consideradas as emissões relacionadas à geração da energia elétrica necessária para prover a força de tração dos trens. Não foram identificadas publicações específicas ou padronizadas sobre outras abordagens de cálculos das emissões pelos metrôs. Com isso, este estudo visa fornecer uma contribuição científica no estudo geral das emissões de CO2 pelos metrôs, definindo conceitualmente cinco abordagens de cálculos e realizando uma análise comparativa dos resultados das emissões de CO2 por automóveis, ônibus e metrôs. O resultado desta pesquisa permitiu quantificar a real contribuição dos metrôs quanto à redução das emissões totais do setor de transportes. Na abordagem da energia de tração dos trens, concluiu-se que os Metrôs de São Paulo e Rio de Janeiro emitem 63,5 vezes menos do que os automóveis e 8 vezes menos do que os ônibus. |
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