Aproveitamento energético dos resíduos de cascas de coco verde para produção de briquetes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miola,Brígida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Frota,Maria Myrian Melo, Oliveira,André Gadelha de, Uchôa,Kênio Monteles, Leandro Filho,Francisco de Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Sanitaria e Ambiental
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522020000400627
Resumo: RESUMO A casca de coco verde é considerada um resíduo de complexa degradação, podendo ser também foco de proliferação de doenças. Com base nessa premissa e com a necessidade de se estudarem novas fontes renováveis de energia, a utilização de resíduos de casca de coco verde como fonte energética apresenta aspectos benéficos, desde que seja viável econômica e tecnicamente. Assim, este artigo visa avaliar o potencial energético da casca do coco verde por meio da produção de briquetes. Foram realizadas análises das características físico-químicas dos briquetes e da biomassa in natura. Como resultados, foram encontrados poder calorífico de 13,6 MJ/kg para biomassa in natura; já para os briquetes, com aglutinantes água e amido, os valores foram de 15,6 e 11,7 MJ/kg, respectivamente. O poder calorífico da biomassa in natura não resultou valores inferiores quando comparados com a literatura de referência, porém sua umidade e teor de cinzas se apresentaram bastante elevados. Para os briquetes produzidos, esses valores se reduzem e o poder calorífico é considerado alto e eficiente para fins de geração de calor. Dessa forma, verifica-se o potencial de utilização dos resíduos da casca como alternativa energética, além das vantagens socioeconômicas e ambientais.
id ABES-1_f90c0bd609d226f4524b22fda252cbe0
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-41522020000400627
network_acronym_str ABES-1
network_name_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository_id_str
spelling Aproveitamento energético dos resíduos de cascas de coco verde para produção de briquetesbriquetesbiomassacasca de coco verdepotencial energéticoRESUMO A casca de coco verde é considerada um resíduo de complexa degradação, podendo ser também foco de proliferação de doenças. Com base nessa premissa e com a necessidade de se estudarem novas fontes renováveis de energia, a utilização de resíduos de casca de coco verde como fonte energética apresenta aspectos benéficos, desde que seja viável econômica e tecnicamente. Assim, este artigo visa avaliar o potencial energético da casca do coco verde por meio da produção de briquetes. Foram realizadas análises das características físico-químicas dos briquetes e da biomassa in natura. Como resultados, foram encontrados poder calorífico de 13,6 MJ/kg para biomassa in natura; já para os briquetes, com aglutinantes água e amido, os valores foram de 15,6 e 11,7 MJ/kg, respectivamente. O poder calorífico da biomassa in natura não resultou valores inferiores quando comparados com a literatura de referência, porém sua umidade e teor de cinzas se apresentaram bastante elevados. Para os briquetes produzidos, esses valores se reduzem e o poder calorífico é considerado alto e eficiente para fins de geração de calor. Dessa forma, verifica-se o potencial de utilização dos resíduos da casca como alternativa energética, além das vantagens socioeconômicas e ambientais.Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES2020-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522020000400627Engenharia Sanitaria e Ambiental v.25 n.4 2020reponame:Engenharia Sanitaria e Ambientalinstname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABES10.1590/s1413-4152202020180029info:eu-repo/semantics/openAccessMiola,BrígidaFrota,Maria Myrian MeloOliveira,André Gadelha deUchôa,Kênio MontelesLeandro Filho,Francisco de Assispor2020-11-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-41522020000400627Revistahttp://www.scielo.br/esaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||esa@abes-dn.org.br1809-44571413-4152opendoar:2020-11-13T00:00Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproveitamento energético dos resíduos de cascas de coco verde para produção de briquetes
title Aproveitamento energético dos resíduos de cascas de coco verde para produção de briquetes
spellingShingle Aproveitamento energético dos resíduos de cascas de coco verde para produção de briquetes
Miola,Brígida
briquetes
biomassa
casca de coco verde
potencial energético
title_short Aproveitamento energético dos resíduos de cascas de coco verde para produção de briquetes
title_full Aproveitamento energético dos resíduos de cascas de coco verde para produção de briquetes
title_fullStr Aproveitamento energético dos resíduos de cascas de coco verde para produção de briquetes
title_full_unstemmed Aproveitamento energético dos resíduos de cascas de coco verde para produção de briquetes
title_sort Aproveitamento energético dos resíduos de cascas de coco verde para produção de briquetes
author Miola,Brígida
author_facet Miola,Brígida
Frota,Maria Myrian Melo
Oliveira,André Gadelha de
Uchôa,Kênio Monteles
Leandro Filho,Francisco de Assis
author_role author
author2 Frota,Maria Myrian Melo
Oliveira,André Gadelha de
Uchôa,Kênio Monteles
Leandro Filho,Francisco de Assis
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miola,Brígida
Frota,Maria Myrian Melo
Oliveira,André Gadelha de
Uchôa,Kênio Monteles
Leandro Filho,Francisco de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv briquetes
biomassa
casca de coco verde
potencial energético
topic briquetes
biomassa
casca de coco verde
potencial energético
description RESUMO A casca de coco verde é considerada um resíduo de complexa degradação, podendo ser também foco de proliferação de doenças. Com base nessa premissa e com a necessidade de se estudarem novas fontes renováveis de energia, a utilização de resíduos de casca de coco verde como fonte energética apresenta aspectos benéficos, desde que seja viável econômica e tecnicamente. Assim, este artigo visa avaliar o potencial energético da casca do coco verde por meio da produção de briquetes. Foram realizadas análises das características físico-químicas dos briquetes e da biomassa in natura. Como resultados, foram encontrados poder calorífico de 13,6 MJ/kg para biomassa in natura; já para os briquetes, com aglutinantes água e amido, os valores foram de 15,6 e 11,7 MJ/kg, respectivamente. O poder calorífico da biomassa in natura não resultou valores inferiores quando comparados com a literatura de referência, porém sua umidade e teor de cinzas se apresentaram bastante elevados. Para os briquetes produzidos, esses valores se reduzem e o poder calorífico é considerado alto e eficiente para fins de geração de calor. Dessa forma, verifica-se o potencial de utilização dos resíduos da casca como alternativa energética, além das vantagens socioeconômicas e ambientais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522020000400627
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522020000400627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-4152202020180029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental v.25 n.4 2020
reponame:Engenharia Sanitaria e Ambiental
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Engenharia Sanitaria e Ambiental
collection Engenharia Sanitaria e Ambiental
repository.name.fl_str_mv Engenharia Sanitaria e Ambiental - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv ||esa@abes-dn.org.br
_version_ 1754213196626919424