Avaliação dos aspectos construtivos e vulnerabilidade das águas subterrâneas em áreas de cemitérios municipais de Curitiba (Paraná)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Born, Cristiane Maria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Cintia Mara Ribas de, Cubas, Selma Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
Texto Completo: https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/251
Resumo: O presente estudo avaliou aspectos construtivos dos quatro cemitérios municipais de Curitiba (Cemitérios São Francisco de Paula, Água Verde, Boqueirão e Santa Cândida), bem como a vulnerabilidade dos aquíferos presentes nestes locais. A verificação utilizou informações dos Planos de Controle Ambiental e de visitas técnicas. A vulnerabilidade do aquífero foi analisada seguindo o método Groundwater hydraulic confinement, Overlaying strata e Depth to groundwater table (GOD). Entre os quatro cemitérios (32.132 jazigos), 18.014 jazigos apresentaram danos aparentes, principalmente os com acabamento convencional argamassado e sem pintura. O cemitério do Boqueirão apresentou mais danos por jazigo. O cemitério Santa Cândida ocupa a área de maior vulnerabilidade e correspondeu à maior incidência de basculamento. Ações preventivas e corretivas que garantam a estanqueidade dos jazigos, por meio de boas práticas de engenharia, bem como a fiscalização de situações críticas devem ser fortalecidas na gestão de áreas cemiteriais, para a minimização de problemas ambientais.
id ABES-2_16df34584f225df06ea5955ea2707184
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/251
network_acronym_str ABES-2
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação dos aspectos construtivos e vulnerabilidade das águas subterrâneas em áreas de cemitérios municipais de Curitiba (Paraná)cemitérios, contaminação, águas subterrâneas, CuritibaO presente estudo avaliou aspectos construtivos dos quatro cemitérios municipais de Curitiba (Cemitérios São Francisco de Paula, Água Verde, Boqueirão e Santa Cândida), bem como a vulnerabilidade dos aquíferos presentes nestes locais. A verificação utilizou informações dos Planos de Controle Ambiental e de visitas técnicas. A vulnerabilidade do aquífero foi analisada seguindo o método Groundwater hydraulic confinement, Overlaying strata e Depth to groundwater table (GOD). Entre os quatro cemitérios (32.132 jazigos), 18.014 jazigos apresentaram danos aparentes, principalmente os com acabamento convencional argamassado e sem pintura. O cemitério do Boqueirão apresentou mais danos por jazigo. O cemitério Santa Cândida ocupa a área de maior vulnerabilidade e correspondeu à maior incidência de basculamento. Ações preventivas e corretivas que garantam a estanqueidade dos jazigos, por meio de boas práticas de engenharia, bem como a fiscalização de situações críticas devem ser fortalecidas na gestão de áreas cemiteriais, para a minimização de problemas ambientais.Zeppelini Publishers2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/251Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 32 (2014): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Junho; 88-105Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 32 (2014): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - June; 88-1052176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESporhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/251/206Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessBorn, Cristiane MariaOliveira, Cintia Mara Ribas deCubas, Selma Aparecida2020-10-18T22:10:30Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/251Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2020-10-18T22:10:30Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos aspectos construtivos e vulnerabilidade das águas subterrâneas em áreas de cemitérios municipais de Curitiba (Paraná)
title Avaliação dos aspectos construtivos e vulnerabilidade das águas subterrâneas em áreas de cemitérios municipais de Curitiba (Paraná)
spellingShingle Avaliação dos aspectos construtivos e vulnerabilidade das águas subterrâneas em áreas de cemitérios municipais de Curitiba (Paraná)
Born, Cristiane Maria
cemitérios, contaminação, águas subterrâneas, Curitiba
title_short Avaliação dos aspectos construtivos e vulnerabilidade das águas subterrâneas em áreas de cemitérios municipais de Curitiba (Paraná)
title_full Avaliação dos aspectos construtivos e vulnerabilidade das águas subterrâneas em áreas de cemitérios municipais de Curitiba (Paraná)
title_fullStr Avaliação dos aspectos construtivos e vulnerabilidade das águas subterrâneas em áreas de cemitérios municipais de Curitiba (Paraná)
title_full_unstemmed Avaliação dos aspectos construtivos e vulnerabilidade das águas subterrâneas em áreas de cemitérios municipais de Curitiba (Paraná)
title_sort Avaliação dos aspectos construtivos e vulnerabilidade das águas subterrâneas em áreas de cemitérios municipais de Curitiba (Paraná)
author Born, Cristiane Maria
author_facet Born, Cristiane Maria
Oliveira, Cintia Mara Ribas de
Cubas, Selma Aparecida
author_role author
author2 Oliveira, Cintia Mara Ribas de
Cubas, Selma Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Born, Cristiane Maria
Oliveira, Cintia Mara Ribas de
Cubas, Selma Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv cemitérios, contaminação, águas subterrâneas, Curitiba
topic cemitérios, contaminação, águas subterrâneas, Curitiba
description O presente estudo avaliou aspectos construtivos dos quatro cemitérios municipais de Curitiba (Cemitérios São Francisco de Paula, Água Verde, Boqueirão e Santa Cândida), bem como a vulnerabilidade dos aquíferos presentes nestes locais. A verificação utilizou informações dos Planos de Controle Ambiental e de visitas técnicas. A vulnerabilidade do aquífero foi analisada seguindo o método Groundwater hydraulic confinement, Overlaying strata e Depth to groundwater table (GOD). Entre os quatro cemitérios (32.132 jazigos), 18.014 jazigos apresentaram danos aparentes, principalmente os com acabamento convencional argamassado e sem pintura. O cemitério do Boqueirão apresentou mais danos por jazigo. O cemitério Santa Cândida ocupa a área de maior vulnerabilidade e correspondeu à maior incidência de basculamento. Ações preventivas e corretivas que garantam a estanqueidade dos jazigos, por meio de boas práticas de engenharia, bem como a fiscalização de situações críticas devem ser fortalecidas na gestão de áreas cemiteriais, para a minimização de problemas ambientais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/251
url https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/251/206
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 32 (2014): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Junho; 88-105
Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 32 (2014): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - June; 88-105
2176-9478
1808-4524
reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv rbciamb@abes-dn.org.br||
_version_ 1797068920801198080