HYDROSSEDIMENTOLOGICAL CONTRIBUTION OF RURAL ROADS IN RIVER BASINS WITH SMALL AND MEDIUM PROPERTIES
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) |
Texto Completo: | https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/503 |
Resumo: | Os estudos hidrossedimentológicos abordam as contribuições da agricultura,do meio urbano e das demais ocupações da terra, entretanto as estradasrurais inseridas nas bacias hidrográficas dificilmente são observadas comocontribuição específica ou potencialmente contributiva. Desse modo, osobjetivos deste estudo foram simular diferentes cenários e características paraas estradas rurais e, assim, avaliar o fluxo de águas e sedimentos em bacias comagricultura familiar localizadas no sul do Brasil. Para isso, utilizou‑se o modelohidrológico soil and water assessment tool (SWAT). Na etapa de calibraçãoda vazão para a bacia do Ribeirão Concórdia, obtiveram‑se o coeficientede Nash-Sutcliffe (COE) de 0,76 e, para a validação, o coeficiente de 0,78.Na bacia do Rio Camboriú, a calibração alcançou COE de 0,67. Na calibraçãoe validação sedimentológica na bacia do Ribeirão Concórdia, obteve-se COEde 0,82 e de 0,68, respectivamente. Na bacia do Rio Camboriú, a calibraçãosedimentológica atingiu coeficiente de 0,59. Quando comparada com ocenário sem as estradas, a inserção de estradas rurais como uso específicoda terra (cenário calibrado) resultou em aumento de 6,3% na vazão e de8,8% nos sedimentos transportados na bacia do Ribeirão Concórdia. Na baciado Rio Camboriú, houve diferenças inferiores a 0,4%. Portanto, mesmoapresentando uma pequena área dentro da bacia, as estradas rurais podeminterferir na vazão e no volume de sedimentos transportados. |
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HYDROSSEDIMENTOLOGICAL CONTRIBUTION OF RURAL ROADS IN RIVER BASINS WITH SMALL AND MEDIUM PROPERTIESCONTRIBUIÇÃO HIDROSSEDIMENTOLÓGICA DAS ESTRADAS RURAIS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM PEQUENAS E MÉDIAS PROPRIEDADESmodelo hidrológicoestradas ruraisSWATuso e ocupação da terra.hydrological modelrural roadsSWATscenario analysisOs estudos hidrossedimentológicos abordam as contribuições da agricultura,do meio urbano e das demais ocupações da terra, entretanto as estradasrurais inseridas nas bacias hidrográficas dificilmente são observadas comocontribuição específica ou potencialmente contributiva. Desse modo, osobjetivos deste estudo foram simular diferentes cenários e características paraas estradas rurais e, assim, avaliar o fluxo de águas e sedimentos em bacias comagricultura familiar localizadas no sul do Brasil. Para isso, utilizou‑se o modelohidrológico soil and water assessment tool (SWAT). Na etapa de calibraçãoda vazão para a bacia do Ribeirão Concórdia, obtiveram‑se o coeficientede Nash-Sutcliffe (COE) de 0,76 e, para a validação, o coeficiente de 0,78.Na bacia do Rio Camboriú, a calibração alcançou COE de 0,67. Na calibraçãoe validação sedimentológica na bacia do Ribeirão Concórdia, obteve-se COEde 0,82 e de 0,68, respectivamente. Na bacia do Rio Camboriú, a calibraçãosedimentológica atingiu coeficiente de 0,59. Quando comparada com ocenário sem as estradas, a inserção de estradas rurais como uso específicoda terra (cenário calibrado) resultou em aumento de 6,3% na vazão e de8,8% nos sedimentos transportados na bacia do Ribeirão Concórdia. Na baciado Rio Camboriú, houve diferenças inferiores a 0,4%. Portanto, mesmoapresentando uma pequena área dentro da bacia, as estradas rurais podeminterferir na vazão e no volume de sedimentos transportados.Hydrosedimentological studies address the contributions of agriculture, urbanenvironment, and other land occupations. However, rural roads within thewatersheds are hardly seen as a specific or potential contribution. Thus, theaim of this study is to simulate different scenarios and characteristics for ruralroads and assess its the flow of water and sediments in family farming basinslocated in the southern brazil. For this, the soil and water assessment tools(swat) hydrological simulation model was applied. In the flow calibrationstage for the Concórdia stream basin, a nash-sutcliffe coefficient (COE) of0.76 was obtained, and for validation, a coefficient of 0.78. While in theCamboriú river basin, the COE reached 0.67. For sedimentological calibrationand validation, the Concórdia creek basin obtained an COE of 0.82 and 0.68,respectively. While in the Camboriú river basin, sedimentological calibrationreached a coefficient of 0.59. When compared to the scenario without theroads, the insertion of rural roads as specific land use resulted in a 6.3%increase in flow rate and 8.8% in sediments transported in the Concórdiacreek basin. For the Camboriú river basin, the differences were below 0.4%.Therefore, even with a small area within the basin, rural roads may interferewith the flow and volume of transported sediment.Zeppelini Publishers2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/50310.5327/Z2176-947820190503Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 53 (2019): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Setembro; 13-32Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 53 (2019): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - September; 13-322176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESporhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/503/485Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessBaucke, Alex SandroPinheiro, AdilsonKaufmann, Vander2021-07-13T16:32:10Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/503Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2021-07-13T16:32:10Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false |
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