Avaliação da qualidade ambiental do aterro sanitário de Caldas Novas (GO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rildo Aparecido
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Giliander Allan da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
Texto Completo: https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/334
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal avaliar a qualidade ambiental do aterro sanitário de Caldas Novas – GO, cidade localizada no sul goiano, considerada a maior estância hidrotermal do mundo (utilizada para o turismo), detentora de uma população de 70.463 habitantes. No período de alta temporada turística essa população pode chegar a aproximadamente 200 mil habitantes, produzindo o equivalente a 200 t/dia de lixo. No intuito de avaliar a qualidade ambiental do aterro sanitário optou-se por utilizar geoindicadores, principalmente em relação às características do seu meio físico onde está instalado o referido aterro. No intuito de se ter um estudo mais adequado, optou-se por mapear a profundidade do nível da água freática, espessura dos materiais inconsolidados e substrato rochoso, além de estudos sobre a permeabilidade da área. Observou-se que o aterro sanitário de Caldas Novas está instalado em um local inadequado, com um meio físico muito vulnerável, lençol freático pouco profundo, materiais inconsolidados pouco espesso e um substrato rochoso com falhas estruturais. Constatou-se, através da pesquisa que o referido aterro é, na realidade um lixão a céu aberto.
id ABES-2_646ecaebfd14d137ac2bcc078b3ed980
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/334
network_acronym_str ABES-2
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da qualidade ambiental do aterro sanitário de Caldas Novas (GO)Geoindicadores; Qualidade Ambiental; Meio FísicoA presente pesquisa teve como objetivo principal avaliar a qualidade ambiental do aterro sanitário de Caldas Novas – GO, cidade localizada no sul goiano, considerada a maior estância hidrotermal do mundo (utilizada para o turismo), detentora de uma população de 70.463 habitantes. No período de alta temporada turística essa população pode chegar a aproximadamente 200 mil habitantes, produzindo o equivalente a 200 t/dia de lixo. No intuito de avaliar a qualidade ambiental do aterro sanitário optou-se por utilizar geoindicadores, principalmente em relação às características do seu meio físico onde está instalado o referido aterro. No intuito de se ter um estudo mais adequado, optou-se por mapear a profundidade do nível da água freática, espessura dos materiais inconsolidados e substrato rochoso, além de estudos sobre a permeabilidade da área. Observou-se que o aterro sanitário de Caldas Novas está instalado em um local inadequado, com um meio físico muito vulnerável, lençol freático pouco profundo, materiais inconsolidados pouco espesso e um substrato rochoso com falhas estruturais. Constatou-se, através da pesquisa que o referido aterro é, na realidade um lixão a céu aberto.Zeppelini Publishers2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/334Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 22 (2011): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Dezembro; 1-10Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 22 (2011): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - December; 1-102176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESporhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/334/283Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rildo AparecidoSilva, Giliander Allan da2020-10-18T21:46:13Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/334Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2020-10-18T21:46:13Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade ambiental do aterro sanitário de Caldas Novas (GO)
title Avaliação da qualidade ambiental do aterro sanitário de Caldas Novas (GO)
spellingShingle Avaliação da qualidade ambiental do aterro sanitário de Caldas Novas (GO)
Costa, Rildo Aparecido
Geoindicadores; Qualidade Ambiental; Meio Físico
title_short Avaliação da qualidade ambiental do aterro sanitário de Caldas Novas (GO)
title_full Avaliação da qualidade ambiental do aterro sanitário de Caldas Novas (GO)
title_fullStr Avaliação da qualidade ambiental do aterro sanitário de Caldas Novas (GO)
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade ambiental do aterro sanitário de Caldas Novas (GO)
title_sort Avaliação da qualidade ambiental do aterro sanitário de Caldas Novas (GO)
author Costa, Rildo Aparecido
author_facet Costa, Rildo Aparecido
Silva, Giliander Allan da
author_role author
author2 Silva, Giliander Allan da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rildo Aparecido
Silva, Giliander Allan da
dc.subject.por.fl_str_mv Geoindicadores; Qualidade Ambiental; Meio Físico
topic Geoindicadores; Qualidade Ambiental; Meio Físico
description A presente pesquisa teve como objetivo principal avaliar a qualidade ambiental do aterro sanitário de Caldas Novas – GO, cidade localizada no sul goiano, considerada a maior estância hidrotermal do mundo (utilizada para o turismo), detentora de uma população de 70.463 habitantes. No período de alta temporada turística essa população pode chegar a aproximadamente 200 mil habitantes, produzindo o equivalente a 200 t/dia de lixo. No intuito de avaliar a qualidade ambiental do aterro sanitário optou-se por utilizar geoindicadores, principalmente em relação às características do seu meio físico onde está instalado o referido aterro. No intuito de se ter um estudo mais adequado, optou-se por mapear a profundidade do nível da água freática, espessura dos materiais inconsolidados e substrato rochoso, além de estudos sobre a permeabilidade da área. Observou-se que o aterro sanitário de Caldas Novas está instalado em um local inadequado, com um meio físico muito vulnerável, lençol freático pouco profundo, materiais inconsolidados pouco espesso e um substrato rochoso com falhas estruturais. Constatou-se, através da pesquisa que o referido aterro é, na realidade um lixão a céu aberto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/334
url https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/334/283
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 22 (2011): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Dezembro; 1-10
Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 22 (2011): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - December; 1-10
2176-9478
1808-4524
reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv rbciamb@abes-dn.org.br||
_version_ 1797068921193365504