Aplicação do Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) para áreas urbanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valvassori, Morgana Levati
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Alexandre, Nadja Zim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
Texto Completo: https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/311
Resumo: Saneamento Ambiental é o conjunto de ações que objetivam a melhoria da salubridade ambiental que abrange os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos sanitários, coleta e tratamento de resíduos sólidos urbanos, controle de vetores transmissores de doenças e drenagem urbana. O saneamento é um grande problema para as cidades brasileiras, que historicamente cresceram sem planejamento e infraestrutura adequados. O objetivo principal deste trabalho é analisar o estado de salubridade ambiental das áreas urbanas do município de Criciúma, SC, através do ISA – Indicador de Salubridade Ambiental, que é composto por um sistema de indicadores que avaliam a qualidade dos serviços públicos na área do saneamento. Para tanto, a área de estudo foi dividida em cinco microbacias que compreendem 167 setores censitários. Foram utilizados dados primários e secundários. Os resultados apontaram deficiências em relação à drenagem urbana, com áreas de alagamento e inundação em todas as microbacias, baixo índice de coleta e tratamento de esgotos sanitários e ocorrência de dengue e leptospirose. O ISA busca representar através de números uma realidade complexa dos bairros do município estudado, servindo como instrumento para diagnóstico de problemas referentes ao saneamento ambiental e para planejamento de futuros investimentos.
id ABES-2_6acdc0cecd92fe4f5d722b9ddec82da9
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/311
network_acronym_str ABES-2
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository_id_str
spelling Aplicação do Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) para áreas urbanasSaneamento. Salubridade. Indicadores.Saneamento Ambiental é o conjunto de ações que objetivam a melhoria da salubridade ambiental que abrange os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos sanitários, coleta e tratamento de resíduos sólidos urbanos, controle de vetores transmissores de doenças e drenagem urbana. O saneamento é um grande problema para as cidades brasileiras, que historicamente cresceram sem planejamento e infraestrutura adequados. O objetivo principal deste trabalho é analisar o estado de salubridade ambiental das áreas urbanas do município de Criciúma, SC, através do ISA – Indicador de Salubridade Ambiental, que é composto por um sistema de indicadores que avaliam a qualidade dos serviços públicos na área do saneamento. Para tanto, a área de estudo foi dividida em cinco microbacias que compreendem 167 setores censitários. Foram utilizados dados primários e secundários. Os resultados apontaram deficiências em relação à drenagem urbana, com áreas de alagamento e inundação em todas as microbacias, baixo índice de coleta e tratamento de esgotos sanitários e ocorrência de dengue e leptospirose. O ISA busca representar através de números uma realidade complexa dos bairros do município estudado, servindo como instrumento para diagnóstico de problemas referentes ao saneamento ambiental e para planejamento de futuros investimentos.Zeppelini Publishers2012-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/311Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 25 (2012): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Setembro; 1-19Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 25 (2012): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - September; 1-192176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESporhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/311/262Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessValvassori, Morgana LevatiAlexandre, Nadja Zim2020-10-18T21:50:05Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/311Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2020-10-18T21:50:05Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) para áreas urbanas
title Aplicação do Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) para áreas urbanas
spellingShingle Aplicação do Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) para áreas urbanas
Valvassori, Morgana Levati
Saneamento. Salubridade. Indicadores.
title_short Aplicação do Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) para áreas urbanas
title_full Aplicação do Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) para áreas urbanas
title_fullStr Aplicação do Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) para áreas urbanas
title_full_unstemmed Aplicação do Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) para áreas urbanas
title_sort Aplicação do Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) para áreas urbanas
author Valvassori, Morgana Levati
author_facet Valvassori, Morgana Levati
Alexandre, Nadja Zim
author_role author
author2 Alexandre, Nadja Zim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valvassori, Morgana Levati
Alexandre, Nadja Zim
dc.subject.por.fl_str_mv Saneamento. Salubridade. Indicadores.
topic Saneamento. Salubridade. Indicadores.
description Saneamento Ambiental é o conjunto de ações que objetivam a melhoria da salubridade ambiental que abrange os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos sanitários, coleta e tratamento de resíduos sólidos urbanos, controle de vetores transmissores de doenças e drenagem urbana. O saneamento é um grande problema para as cidades brasileiras, que historicamente cresceram sem planejamento e infraestrutura adequados. O objetivo principal deste trabalho é analisar o estado de salubridade ambiental das áreas urbanas do município de Criciúma, SC, através do ISA – Indicador de Salubridade Ambiental, que é composto por um sistema de indicadores que avaliam a qualidade dos serviços públicos na área do saneamento. Para tanto, a área de estudo foi dividida em cinco microbacias que compreendem 167 setores censitários. Foram utilizados dados primários e secundários. Os resultados apontaram deficiências em relação à drenagem urbana, com áreas de alagamento e inundação em todas as microbacias, baixo índice de coleta e tratamento de esgotos sanitários e ocorrência de dengue e leptospirose. O ISA busca representar através de números uma realidade complexa dos bairros do município estudado, servindo como instrumento para diagnóstico de problemas referentes ao saneamento ambiental e para planejamento de futuros investimentos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/311
url https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/311/262
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 25 (2012): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Setembro; 1-19
Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 25 (2012): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - September; 1-19
2176-9478
1808-4524
reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv rbciamb@abes-dn.org.br||
_version_ 1797068921159811072