GESTÃO DE COOPERATIVAS DE RECICLAGEM: COMPARAÇÃO ENTRE A AVEMARE E A CORBES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paoli, Damaris
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Melo, Ismail Barra Nova de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
Texto Completo: https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/184
Resumo: A gestão eficiente dos resíduos sólidos domiciliares no meio urbano éde extrema importância para o meio ambiente e para a saúde pública.A integração dos catadores nessa gestão pode contribuir muito para melhorara coleta seletiva nas cidades brasileiras, pois eles atuam nos municípioscomo verdadeiros agentes de limpeza pública. No Brasil, as cooperativasde reciclagem têm sido objeto de estudos, que mostram a importância daatividade para minimizar o impacto ambiental dos resíduos sólidos urbanospor meio da coleta seletiva. Esta pesquisa foi desenvolvida utilizando comométodo o estudo de caso de duas cooperativas de reciclagem. As informaçõesdas cooperativas e dos cooperados que as integram foram coletadas a partirde entrevistas e questionários. Após a pesquisa, apesar das similaridadesencontradas em ambas as cooperativas, a Associação Vila Esperança deMateriais Recicláveis (AVEMARE), situada em Santana de Parnaíba (SP), semostrou mais bem‑sucedida que a Cooperativa de Reciclagem Boa Esperançade Salto (CORBES), situada em Salto (SP), em todos os aspectos de sua gestão,o que gera melhores resultados financeiros para a cooperativa. Isso ocorreporque existem diferenças importantes entre elas.
id ABES-2_a8a74111d1ef63c4ab4d889349bf3d40
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/184
network_acronym_str ABES-2
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository_id_str
spelling GESTÃO DE COOPERATIVAS DE RECICLAGEM: COMPARAÇÃO ENTRE A AVEMARE E A CORBEScooperativas; resíduos sólidos; gestão.A gestão eficiente dos resíduos sólidos domiciliares no meio urbano éde extrema importância para o meio ambiente e para a saúde pública.A integração dos catadores nessa gestão pode contribuir muito para melhorara coleta seletiva nas cidades brasileiras, pois eles atuam nos municípioscomo verdadeiros agentes de limpeza pública. No Brasil, as cooperativasde reciclagem têm sido objeto de estudos, que mostram a importância daatividade para minimizar o impacto ambiental dos resíduos sólidos urbanospor meio da coleta seletiva. Esta pesquisa foi desenvolvida utilizando comométodo o estudo de caso de duas cooperativas de reciclagem. As informaçõesdas cooperativas e dos cooperados que as integram foram coletadas a partirde entrevistas e questionários. Após a pesquisa, apesar das similaridadesencontradas em ambas as cooperativas, a Associação Vila Esperança deMateriais Recicláveis (AVEMARE), situada em Santana de Parnaíba (SP), semostrou mais bem‑sucedida que a Cooperativa de Reciclagem Boa Esperançade Salto (CORBES), situada em Salto (SP), em todos os aspectos de sua gestão,o que gera melhores resultados financeiros para a cooperativa. Isso ocorreporque existem diferenças importantes entre elas.Zeppelini Publishers2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/18410.5327/Z2176-947820152814Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 37 (2015): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Setembro; 88-99Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 37 (2015): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - September; 88-992176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESporhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/184/149Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessPaoli, DamarisMelo, Ismail Barra Nova de2021-07-13T16:34:43Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/184Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2021-07-13T16:34:43Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DE COOPERATIVAS DE RECICLAGEM: COMPARAÇÃO ENTRE A AVEMARE E A CORBES
title GESTÃO DE COOPERATIVAS DE RECICLAGEM: COMPARAÇÃO ENTRE A AVEMARE E A CORBES
spellingShingle GESTÃO DE COOPERATIVAS DE RECICLAGEM: COMPARAÇÃO ENTRE A AVEMARE E A CORBES
Paoli, Damaris
cooperativas; resíduos sólidos; gestão.
title_short GESTÃO DE COOPERATIVAS DE RECICLAGEM: COMPARAÇÃO ENTRE A AVEMARE E A CORBES
title_full GESTÃO DE COOPERATIVAS DE RECICLAGEM: COMPARAÇÃO ENTRE A AVEMARE E A CORBES
title_fullStr GESTÃO DE COOPERATIVAS DE RECICLAGEM: COMPARAÇÃO ENTRE A AVEMARE E A CORBES
title_full_unstemmed GESTÃO DE COOPERATIVAS DE RECICLAGEM: COMPARAÇÃO ENTRE A AVEMARE E A CORBES
title_sort GESTÃO DE COOPERATIVAS DE RECICLAGEM: COMPARAÇÃO ENTRE A AVEMARE E A CORBES
author Paoli, Damaris
author_facet Paoli, Damaris
Melo, Ismail Barra Nova de
author_role author
author2 Melo, Ismail Barra Nova de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paoli, Damaris
Melo, Ismail Barra Nova de
dc.subject.por.fl_str_mv cooperativas; resíduos sólidos; gestão.
topic cooperativas; resíduos sólidos; gestão.
description A gestão eficiente dos resíduos sólidos domiciliares no meio urbano éde extrema importância para o meio ambiente e para a saúde pública.A integração dos catadores nessa gestão pode contribuir muito para melhorara coleta seletiva nas cidades brasileiras, pois eles atuam nos municípioscomo verdadeiros agentes de limpeza pública. No Brasil, as cooperativasde reciclagem têm sido objeto de estudos, que mostram a importância daatividade para minimizar o impacto ambiental dos resíduos sólidos urbanospor meio da coleta seletiva. Esta pesquisa foi desenvolvida utilizando comométodo o estudo de caso de duas cooperativas de reciclagem. As informaçõesdas cooperativas e dos cooperados que as integram foram coletadas a partirde entrevistas e questionários. Após a pesquisa, apesar das similaridadesencontradas em ambas as cooperativas, a Associação Vila Esperança deMateriais Recicláveis (AVEMARE), situada em Santana de Parnaíba (SP), semostrou mais bem‑sucedida que a Cooperativa de Reciclagem Boa Esperançade Salto (CORBES), situada em Salto (SP), em todos os aspectos de sua gestão,o que gera melhores resultados financeiros para a cooperativa. Isso ocorreporque existem diferenças importantes entre elas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/184
10.5327/Z2176-947820152814
url https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/184
identifier_str_mv 10.5327/Z2176-947820152814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/184/149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 37 (2015): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Setembro; 88-99
Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 37 (2015): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - September; 88-99
2176-9478
1808-4524
reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv rbciamb@abes-dn.org.br||
_version_ 1797068920686903296