Metodologias para determinar vazão ecológica em rios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longhi, Eloísa Helena
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Formiga, Klebber Teodomiro Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
Texto Completo: https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/352
Resumo: As vazões ecológicas têm o objetivo de garantir as condições mínimas de manutenção deecossistemas aquáticos. Estas vazões têm sido chamadas de residuais, remanescentes,ecológicas e ambientais e estão sendo cada vez mais necessárias na gestão sustentáveldos recursos hídricos. A maior parte das metodologias para determinar vazão ecológicafoi desenvolvida na segunda metade do século XX, algumas no início deste século. Estetrabalho apresenta uma análise crítica de metodologias utilizadas para a determinação devazões ecológicas em rios. Além de descrever os métodos, o estudo faz um quadroresumode cada um, classificando-os em quatro categorias: hidrológica, hidráulica,habitat e holística, conforme as abordagens utilizadas na sua concepção, bem como asaplicações e desvantagens dos mesmos. Finalizando, são feitas algumas consideraçõessobre as tendências de adoção das metodologias no Brasil e em outros países, sendodestacadas algumas oportunidades e necessidade de pesquisa para o aprimoramento dasmetodologias existentes, bem como para o desenvolvimento de novas metodologias pararios brasileiros.
id ABES-2_ae5d5e17b493844d8532b3235902dc05
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/352
network_acronym_str ABES-2
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository_id_str
spelling Metodologias para determinar vazão ecológica em riosMetodologias de vazão ecológica; ecossistemas aquáticos; vazão ecológica.As vazões ecológicas têm o objetivo de garantir as condições mínimas de manutenção deecossistemas aquáticos. Estas vazões têm sido chamadas de residuais, remanescentes,ecológicas e ambientais e estão sendo cada vez mais necessárias na gestão sustentáveldos recursos hídricos. A maior parte das metodologias para determinar vazão ecológicafoi desenvolvida na segunda metade do século XX, algumas no início deste século. Estetrabalho apresenta uma análise crítica de metodologias utilizadas para a determinação devazões ecológicas em rios. Além de descrever os métodos, o estudo faz um quadroresumode cada um, classificando-os em quatro categorias: hidrológica, hidráulica,habitat e holística, conforme as abordagens utilizadas na sua concepção, bem como asaplicações e desvantagens dos mesmos. Finalizando, são feitas algumas consideraçõessobre as tendências de adoção das metodologias no Brasil e em outros países, sendodestacadas algumas oportunidades e necessidade de pesquisa para o aprimoramento dasmetodologias existentes, bem como para o desenvolvimento de novas metodologias pararios brasileiros.Zeppelini Publishers2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/352Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 20 (2011): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Junho; 33-48Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 20 (2011): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - June; 33-482176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESporhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/352/301Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessLonghi, Eloísa HelenaFormiga, Klebber Teodomiro Martins2020-10-18T21:41:07Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/352Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2020-10-18T21:41:07Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias para determinar vazão ecológica em rios
title Metodologias para determinar vazão ecológica em rios
spellingShingle Metodologias para determinar vazão ecológica em rios
Longhi, Eloísa Helena
Metodologias de vazão ecológica; ecossistemas aquáticos; vazão ecológica.
title_short Metodologias para determinar vazão ecológica em rios
title_full Metodologias para determinar vazão ecológica em rios
title_fullStr Metodologias para determinar vazão ecológica em rios
title_full_unstemmed Metodologias para determinar vazão ecológica em rios
title_sort Metodologias para determinar vazão ecológica em rios
author Longhi, Eloísa Helena
author_facet Longhi, Eloísa Helena
Formiga, Klebber Teodomiro Martins
author_role author
author2 Formiga, Klebber Teodomiro Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Longhi, Eloísa Helena
Formiga, Klebber Teodomiro Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias de vazão ecológica; ecossistemas aquáticos; vazão ecológica.
topic Metodologias de vazão ecológica; ecossistemas aquáticos; vazão ecológica.
description As vazões ecológicas têm o objetivo de garantir as condições mínimas de manutenção deecossistemas aquáticos. Estas vazões têm sido chamadas de residuais, remanescentes,ecológicas e ambientais e estão sendo cada vez mais necessárias na gestão sustentáveldos recursos hídricos. A maior parte das metodologias para determinar vazão ecológicafoi desenvolvida na segunda metade do século XX, algumas no início deste século. Estetrabalho apresenta uma análise crítica de metodologias utilizadas para a determinação devazões ecológicas em rios. Além de descrever os métodos, o estudo faz um quadroresumode cada um, classificando-os em quatro categorias: hidrológica, hidráulica,habitat e holística, conforme as abordagens utilizadas na sua concepção, bem como asaplicações e desvantagens dos mesmos. Finalizando, são feitas algumas consideraçõessobre as tendências de adoção das metodologias no Brasil e em outros países, sendodestacadas algumas oportunidades e necessidade de pesquisa para o aprimoramento dasmetodologias existentes, bem como para o desenvolvimento de novas metodologias pararios brasileiros.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/352
url https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/352/301
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 20 (2011): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Junho; 33-48
Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 20 (2011): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - June; 33-48
2176-9478
1808-4524
reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv rbciamb@abes-dn.org.br||
_version_ 1797068921218531328