A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SISTEMA DE COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS – PROGRAMA FUTURO LIMPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cliquet, Elke
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Simões, Marcelo Augusto Rossi e, Shiroma, Paulo Seske, Araújo, Ana Cristina Werebe de, Grando, Francelino L. de Miranda, Kunieda, Edna, Thiemann, Flavia, Mancini, Paulo José P., Sorbille, Reynaldo Norton, Yamamoto, Yashiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
Texto Completo: https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/497
Resumo: Neste trabalho se descreve o processo de educação ambiental envolvido na implantação doPrograma Futuro Limpo (Programa Municipal de Redução e Controle de Resíduos) no município deSão Carlos, SP. Este programa se iniciou com a coleta seletiva de resíduos de papel na administraçãomunicipal, e a coleta seletiva de material reciclável em um bairro da cidade. Ele tem como base asresoluções da Agenda 21, e a aplicação do princípio dos “3 Rs” (redução, reutilização e reciclagem).Os objetivos desse programa são a sensibilização e a conscientização da comunidade, a promoçãode uma revisão de valores e hábitos de consumo, a formação de massa crítica sobre as questõesambientais e a responsabilidade de cada cidadão na busca de melhores condições de vida paratodos. Além disso, o desvio de materiais para a reciclagem permite o aumento da vida útil do aterrosanitário, que já está em fase de ampliação devido ao esgotamento da área atual. A coleta seletivapermite também a inclusão social com geração de renda, por meio do envolvimento dos atoressociais que já trabalham, de maneira informal, na coleta de material reciclável. Atuam no programa 10membros de um grupo de aproximadamente 40 pessoas que trabalhavam no aterro coletandoresíduos recicláveis. O trabalho educativo se baseou no contato pessoal com os moradores daregião, realizados por agentes ambientais preparados para conversar com os moradores sobre asalternativas para reduzir a geração de resíduos, e convidá-los a colaborar com o programa. Outrametodologia utilizada é a realização de reuniões chamadas: “Encontro para um Futuro Limpo”, nasquais os participantes são convidados a participar e trazer suas dúvidas e sugestões para o programa.Para o trabalho educativo no âmbito da educação formal foram elaboradas cartilhas permanentespara uso com o público infantil, e uma apostila com informações e dicas sobre redução e controle deresíduos.
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