Implantação de Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos utilizando Tecnologia SIG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Claudia Diavan
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Franco, Davide, Castilhos Jr, Armando Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
Texto Completo: https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/300
Resumo: As estações de transferência fazem parte dos atuais sistemas de gestão em resíduos sólidos urbanos, sendo que para analisar a viabilidade de implantação é realizada uma avaliação econômica de redução do custo com o transporte versus o gasto com a construção e manutenção da estação de transferência (ET). Para realizar essa análise foram definidas metodologias, principalmente, em situações onde é possível coletar grande quantidade de dados necessários para as suas aplicações. Dessa forma, o presente estudo apresenta uma metodologia prática a ser aplicada em países como o Brasil, que ainda possuem poucos dados coletados, para a identificação da viabilidade de implantação e do melhor local para a ET. Tomando como base o município de Florianópolis em Santa Catarina foi identificada a região do município mais apta a possuir a estação de transferência. A localização dos centros geradores de resíduos bem como a localização da própria estação de transferência foram determinados a partir dos centros de massa de produção de resíduos em cada região, através do uso de tecnologia SIG. Na sequência, foi realizada uma avaliação do custo para a implantação da ET e do custo com o transporte. Os resultados permitiram identificar a distância a partir da qual ter a ET diminui o custo do sistema, e notou-se que, com a utilização da ET proposta, pôde-se alcançar uma redução de 24% nos custos totais com transporte de resíduo sólido urbano no município de Florianópolis.
id ABES-2_d1003c7d05dbc940b66fac213920c5f8
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/300
network_acronym_str ABES-2
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository_id_str
spelling Implantação de Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos utilizando Tecnologia SIGResíduos Sólidos Urbanos; Coleta e Transporte; Estação de Transferência de Resíduos Sólidos; Implantação; Análise Econômica.As estações de transferência fazem parte dos atuais sistemas de gestão em resíduos sólidos urbanos, sendo que para analisar a viabilidade de implantação é realizada uma avaliação econômica de redução do custo com o transporte versus o gasto com a construção e manutenção da estação de transferência (ET). Para realizar essa análise foram definidas metodologias, principalmente, em situações onde é possível coletar grande quantidade de dados necessários para as suas aplicações. Dessa forma, o presente estudo apresenta uma metodologia prática a ser aplicada em países como o Brasil, que ainda possuem poucos dados coletados, para a identificação da viabilidade de implantação e do melhor local para a ET. Tomando como base o município de Florianópolis em Santa Catarina foi identificada a região do município mais apta a possuir a estação de transferência. A localização dos centros geradores de resíduos bem como a localização da própria estação de transferência foram determinados a partir dos centros de massa de produção de resíduos em cada região, através do uso de tecnologia SIG. Na sequência, foi realizada uma avaliação do custo para a implantação da ET e do custo com o transporte. Os resultados permitiram identificar a distância a partir da qual ter a ET diminui o custo do sistema, e notou-se que, com a utilização da ET proposta, pôde-se alcançar uma redução de 24% nos custos totais com transporte de resíduo sólido urbano no município de Florianópolis.Zeppelini Publishers2013-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/300Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 27 (2013): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Março; 71-84Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 27 (2013): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - March; 71-842176-94781808-4524reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)instacron:ABESporhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/300/254Copyright (c) 2013 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Claudia DiavanFranco, DavideCastilhos Jr, Armando Borges2020-10-18T22:05:55Zoai:ojs.www.rbciamb.com.br:article/300Revistahttp://www.rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMBhttps://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/oairbciamb@abes-dn.org.br||2176-94781804-4524opendoar:2020-10-18T22:05:55Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação de Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos utilizando Tecnologia SIG
title Implantação de Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos utilizando Tecnologia SIG
spellingShingle Implantação de Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos utilizando Tecnologia SIG
Pereira, Claudia Diavan
Resíduos Sólidos Urbanos; Coleta e Transporte; Estação de Transferência de Resíduos Sólidos; Implantação; Análise Econômica.
title_short Implantação de Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos utilizando Tecnologia SIG
title_full Implantação de Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos utilizando Tecnologia SIG
title_fullStr Implantação de Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos utilizando Tecnologia SIG
title_full_unstemmed Implantação de Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos utilizando Tecnologia SIG
title_sort Implantação de Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos utilizando Tecnologia SIG
author Pereira, Claudia Diavan
author_facet Pereira, Claudia Diavan
Franco, Davide
Castilhos Jr, Armando Borges
author_role author
author2 Franco, Davide
Castilhos Jr, Armando Borges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Claudia Diavan
Franco, Davide
Castilhos Jr, Armando Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Resíduos Sólidos Urbanos; Coleta e Transporte; Estação de Transferência de Resíduos Sólidos; Implantação; Análise Econômica.
topic Resíduos Sólidos Urbanos; Coleta e Transporte; Estação de Transferência de Resíduos Sólidos; Implantação; Análise Econômica.
description As estações de transferência fazem parte dos atuais sistemas de gestão em resíduos sólidos urbanos, sendo que para analisar a viabilidade de implantação é realizada uma avaliação econômica de redução do custo com o transporte versus o gasto com a construção e manutenção da estação de transferência (ET). Para realizar essa análise foram definidas metodologias, principalmente, em situações onde é possível coletar grande quantidade de dados necessários para as suas aplicações. Dessa forma, o presente estudo apresenta uma metodologia prática a ser aplicada em países como o Brasil, que ainda possuem poucos dados coletados, para a identificação da viabilidade de implantação e do melhor local para a ET. Tomando como base o município de Florianópolis em Santa Catarina foi identificada a região do município mais apta a possuir a estação de transferência. A localização dos centros geradores de resíduos bem como a localização da própria estação de transferência foram determinados a partir dos centros de massa de produção de resíduos em cada região, através do uso de tecnologia SIG. Na sequência, foi realizada uma avaliação do custo para a implantação da ET e do custo com o transporte. Os resultados permitiram identificar a distância a partir da qual ter a ET diminui o custo do sistema, e notou-se que, com a utilização da ET proposta, pôde-se alcançar uma redução de 24% nos custos totais com transporte de resíduo sólido urbano no município de Florianópolis.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/300
url https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/300/254
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
publisher.none.fl_str_mv Zeppelini Publishers
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online); n. 27 (2013): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - Março; 71-84
Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online); No. 27 (2013): RBCIAMB - ISSN 2176-9478 - March; 71-84
2176-9478
1808-4524
reponame:Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
instname:Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron:ABES
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
instacron_str ABES
institution ABES
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)
repository.mail.fl_str_mv rbciamb@abes-dn.org.br||
_version_ 1797068921147228160