A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PARQUES ESTADUAIS PAULISTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Renata Ferraz de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pelicioni, Maria Cecilia Focesi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online)
Texto Completo: https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/479
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar a existência e analisar os programas de educação ambientaldesenvolvidos nos parques estaduais paulistas. O levantamento de dados foi realizado com osgestores e responsáveis pelos programas de educação ambiental, tendo como principal instrumentode pesquisa o questionário. Os resultados foram analisados pelo método de Análise de Conteúdo.Dos 29 parques estaduais paulistas, seis não possuíam programa de educação ambiental. Osvisitantes mais freqüentes eram estudantes. Nenhum dos responsáveis pelos programas tinhaformação específica em educação ambiental. Dentre os objetivos destacou-se despertar o interessepela proteção dos recursos naturais. Os temas mais abordados enfatizavam aspectos físicos eproblemas ambientais. A realização de palestras, atividades lúdicas e o percurso de trilhas foram asatividades mais desenvolvidas. A principal dificuldade apresentada foi a falta de profissionais capacitados.Concluiu-se que as unidades de conservação são lugares privilegiados para o desenvolvimentode programas de educação ambiental, porém as atividades devem procurar superar a transmissãode conteúdos ecológicos e noções de conservação da natureza, o que foi comum nos parquesinvestigados.
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