Produção da alface em função do uso de diferentes fontes de fósforo em solo de Cerrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lana,Regina Maria Q.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Zanão Júnior,Luiz Antônio, Luz,José Magno Q., Silva,Julierme Cândido da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000300004
Resumo: A alface (Lactuca sativa L.) é uma hortaliça bastante exigente em fósforo, sendo pouco tolerante à acidez do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta da cultura da alface a diferentes fontes de fertilizantes fosfatados solúveis e reativos de lenta solubilidade, na presença de calagem, visando aumento da produtividade. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, com seis tratamentos (superfosfato simples, termofosfato magnesiano, superfosfato triplo, Fosmag, fosfato reativo de Arad e testemunha na ausência de fósforo), em quatro repetições, conduzido em um latossolo vermelho Distrófico. Na ausência de fósforo obtiveram-se menores produções e diâmetro de plantas, bem como todas as demais variáveis de crescimento, indicando elevada resposta de fósforo pela cultura da alface. Houve resposta significativa às diferentes fontes de fósforo, no que diz respeito à massa fresca e seca da parte aérea, massa fresca de raízes e teor de P no solo, em ordem decrescente com as fontes Fosmag, superfosfato triplo, superfosfato simples, termofosfato magnesiano e fosfato reativo de Arad. Com relação à massa seca de raízes e diâmetro das plantas, as fontes Fosmag e superfosfato triplo foram equivalentes. Os teores de P acumulados nas folhas foram superiores para as fontes Fosmag, superfosfato triplo e superfosfato simples, quando comparados com o termofosfato magnesiano e Arad, em condições em que a acidez foi corrigida.
id ABH-1_08cf4255252463e24c728caf6d8fcc5b
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362004000300004
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Produção da alface em função do uso de diferentes fontes de fósforo em solo de CerradoLactuca sativa L.calagemadubaçãofosfatosA alface (Lactuca sativa L.) é uma hortaliça bastante exigente em fósforo, sendo pouco tolerante à acidez do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta da cultura da alface a diferentes fontes de fertilizantes fosfatados solúveis e reativos de lenta solubilidade, na presença de calagem, visando aumento da produtividade. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, com seis tratamentos (superfosfato simples, termofosfato magnesiano, superfosfato triplo, Fosmag, fosfato reativo de Arad e testemunha na ausência de fósforo), em quatro repetições, conduzido em um latossolo vermelho Distrófico. Na ausência de fósforo obtiveram-se menores produções e diâmetro de plantas, bem como todas as demais variáveis de crescimento, indicando elevada resposta de fósforo pela cultura da alface. Houve resposta significativa às diferentes fontes de fósforo, no que diz respeito à massa fresca e seca da parte aérea, massa fresca de raízes e teor de P no solo, em ordem decrescente com as fontes Fosmag, superfosfato triplo, superfosfato simples, termofosfato magnesiano e fosfato reativo de Arad. Com relação à massa seca de raízes e diâmetro das plantas, as fontes Fosmag e superfosfato triplo foram equivalentes. Os teores de P acumulados nas folhas foram superiores para as fontes Fosmag, superfosfato triplo e superfosfato simples, quando comparados com o termofosfato magnesiano e Arad, em condições em que a acidez foi corrigida.Associação Brasileira de Horticultura2004-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000300004Horticultura Brasileira v.22 n.3 2004reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362004000300004info:eu-repo/semantics/openAccessLana,Regina Maria Q.Zanão Júnior,Luiz AntônioLuz,José Magno Q.Silva,Julierme Cândido dapor2004-11-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362004000300004Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2004-11-09T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção da alface em função do uso de diferentes fontes de fósforo em solo de Cerrado
title Produção da alface em função do uso de diferentes fontes de fósforo em solo de Cerrado
spellingShingle Produção da alface em função do uso de diferentes fontes de fósforo em solo de Cerrado
Lana,Regina Maria Q.
Lactuca sativa L.
calagem
adubação
fosfatos
title_short Produção da alface em função do uso de diferentes fontes de fósforo em solo de Cerrado
title_full Produção da alface em função do uso de diferentes fontes de fósforo em solo de Cerrado
title_fullStr Produção da alface em função do uso de diferentes fontes de fósforo em solo de Cerrado
title_full_unstemmed Produção da alface em função do uso de diferentes fontes de fósforo em solo de Cerrado
title_sort Produção da alface em função do uso de diferentes fontes de fósforo em solo de Cerrado
author Lana,Regina Maria Q.
author_facet Lana,Regina Maria Q.
Zanão Júnior,Luiz Antônio
Luz,José Magno Q.
Silva,Julierme Cândido da
author_role author
author2 Zanão Júnior,Luiz Antônio
Luz,José Magno Q.
Silva,Julierme Cândido da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lana,Regina Maria Q.
Zanão Júnior,Luiz Antônio
Luz,José Magno Q.
Silva,Julierme Cândido da
dc.subject.por.fl_str_mv Lactuca sativa L.
calagem
adubação
fosfatos
topic Lactuca sativa L.
calagem
adubação
fosfatos
description A alface (Lactuca sativa L.) é uma hortaliça bastante exigente em fósforo, sendo pouco tolerante à acidez do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta da cultura da alface a diferentes fontes de fertilizantes fosfatados solúveis e reativos de lenta solubilidade, na presença de calagem, visando aumento da produtividade. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, com seis tratamentos (superfosfato simples, termofosfato magnesiano, superfosfato triplo, Fosmag, fosfato reativo de Arad e testemunha na ausência de fósforo), em quatro repetições, conduzido em um latossolo vermelho Distrófico. Na ausência de fósforo obtiveram-se menores produções e diâmetro de plantas, bem como todas as demais variáveis de crescimento, indicando elevada resposta de fósforo pela cultura da alface. Houve resposta significativa às diferentes fontes de fósforo, no que diz respeito à massa fresca e seca da parte aérea, massa fresca de raízes e teor de P no solo, em ordem decrescente com as fontes Fosmag, superfosfato triplo, superfosfato simples, termofosfato magnesiano e fosfato reativo de Arad. Com relação à massa seca de raízes e diâmetro das plantas, as fontes Fosmag e superfosfato triplo foram equivalentes. Os teores de P acumulados nas folhas foram superiores para as fontes Fosmag, superfosfato triplo e superfosfato simples, quando comparados com o termofosfato magnesiano e Arad, em condições em que a acidez foi corrigida.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362004000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.22 n.3 2004
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213077847375872