Divergência genética entre acessos de feijão-de-vagem de hábito de crescimento indeterminado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu,Flávia B.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Leal,Nilton R., Rodrigues,Rosana, Amaral Júnior,Antônio T. do, Silva,Derly J. H. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000300009
Resumo: Devido à importância da cultura do feijão-de-vagem no contexto da agricultura do RJ, a busca por cultivares com maior produção e melhor qualidade é de elevada importância. A determinação da divergência genética, com o uso da análise multivariada, em que diversos caracteres podem ser dimensionados simultaneamente, apresenta-se bastante vantajosa, podendo-se identificar fontes de variabilidade genética, avaliar a importância dos caracteres para a divergência genética, além de permitir aos melhoristas identificar combinações genéticas com maiores chances de sucesso, antes de se realizarem os cruzamentos. Através de técnicas de análise multivariada, verificou-se que acessos de feijão-de-vagem de hábito de crescimento indeterminado, do banco de germoplasma da UENF, apresentaram variabilidade em relação às características avaliadas. O método de otimização de Tocher permitiu a formação de dois grupos, todavia o subagrupamento pelo mesmo método confirmou a presença de variabilidade entre os acessos do grupo 1, pela formação de seis subgrupos. Por este método, verificou-se que não houve relação entre a diversidade genética e a origem geográfica dos acessos. A divergência genética observada entre os acessos de feijão-de-vagem foi quantificada pelas três primeiras variáveis canônicas, que explicaram cerca de 79% da variação total disponível. O descarte das variáveis de menor importância relativa permitiu identificar as características que realmente contribuíram para a determinação da divergência genética: peso de cem sementes, dias para florescimento, diâmetro de vagem, comprimento de vagem, número total de vagens e número médio de vagens. Os acessos UENF-1429, UENF-1432, UENF-1442, UENF-1445 e UENF-1448 apresentaram bom desempenho para as características avaliadas e boa divergência genética entre si, sendo indicadas para o uso do programa de melhoramento genético do feijão-de-vagem.
id ABH-1_11a8824599ee7f1fdd5d983750bdfeab
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362004000300009
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Divergência genética entre acessos de feijão-de-vagem de hábito de crescimento indeterminadoPhaseolus vulgaris L.melhoramento genéticoanálise de agrupamentovariáveis canônicasanálise multivariadaDevido à importância da cultura do feijão-de-vagem no contexto da agricultura do RJ, a busca por cultivares com maior produção e melhor qualidade é de elevada importância. A determinação da divergência genética, com o uso da análise multivariada, em que diversos caracteres podem ser dimensionados simultaneamente, apresenta-se bastante vantajosa, podendo-se identificar fontes de variabilidade genética, avaliar a importância dos caracteres para a divergência genética, além de permitir aos melhoristas identificar combinações genéticas com maiores chances de sucesso, antes de se realizarem os cruzamentos. Através de técnicas de análise multivariada, verificou-se que acessos de feijão-de-vagem de hábito de crescimento indeterminado, do banco de germoplasma da UENF, apresentaram variabilidade em relação às características avaliadas. O método de otimização de Tocher permitiu a formação de dois grupos, todavia o subagrupamento pelo mesmo método confirmou a presença de variabilidade entre os acessos do grupo 1, pela formação de seis subgrupos. Por este método, verificou-se que não houve relação entre a diversidade genética e a origem geográfica dos acessos. A divergência genética observada entre os acessos de feijão-de-vagem foi quantificada pelas três primeiras variáveis canônicas, que explicaram cerca de 79% da variação total disponível. O descarte das variáveis de menor importância relativa permitiu identificar as características que realmente contribuíram para a determinação da divergência genética: peso de cem sementes, dias para florescimento, diâmetro de vagem, comprimento de vagem, número total de vagens e número médio de vagens. Os acessos UENF-1429, UENF-1432, UENF-1442, UENF-1445 e UENF-1448 apresentaram bom desempenho para as características avaliadas e boa divergência genética entre si, sendo indicadas para o uso do programa de melhoramento genético do feijão-de-vagem.Associação Brasileira de Horticultura2004-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000300009Horticultura Brasileira v.22 n.3 2004reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362004000300009info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu,Flávia B.Leal,Nilton R.Rodrigues,RosanaAmaral Júnior,Antônio T. doSilva,Derly J. H. dapor2004-11-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362004000300009Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2004-11-10T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Divergência genética entre acessos de feijão-de-vagem de hábito de crescimento indeterminado
title Divergência genética entre acessos de feijão-de-vagem de hábito de crescimento indeterminado
spellingShingle Divergência genética entre acessos de feijão-de-vagem de hábito de crescimento indeterminado
Abreu,Flávia B.
Phaseolus vulgaris L.
melhoramento genético
análise de agrupamento
variáveis canônicas
análise multivariada
title_short Divergência genética entre acessos de feijão-de-vagem de hábito de crescimento indeterminado
title_full Divergência genética entre acessos de feijão-de-vagem de hábito de crescimento indeterminado
title_fullStr Divergência genética entre acessos de feijão-de-vagem de hábito de crescimento indeterminado
title_full_unstemmed Divergência genética entre acessos de feijão-de-vagem de hábito de crescimento indeterminado
title_sort Divergência genética entre acessos de feijão-de-vagem de hábito de crescimento indeterminado
author Abreu,Flávia B.
author_facet Abreu,Flávia B.
Leal,Nilton R.
Rodrigues,Rosana
Amaral Júnior,Antônio T. do
Silva,Derly J. H. da
author_role author
author2 Leal,Nilton R.
Rodrigues,Rosana
Amaral Júnior,Antônio T. do
Silva,Derly J. H. da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu,Flávia B.
Leal,Nilton R.
Rodrigues,Rosana
Amaral Júnior,Antônio T. do
Silva,Derly J. H. da
dc.subject.por.fl_str_mv Phaseolus vulgaris L.
melhoramento genético
análise de agrupamento
variáveis canônicas
análise multivariada
topic Phaseolus vulgaris L.
melhoramento genético
análise de agrupamento
variáveis canônicas
análise multivariada
description Devido à importância da cultura do feijão-de-vagem no contexto da agricultura do RJ, a busca por cultivares com maior produção e melhor qualidade é de elevada importância. A determinação da divergência genética, com o uso da análise multivariada, em que diversos caracteres podem ser dimensionados simultaneamente, apresenta-se bastante vantajosa, podendo-se identificar fontes de variabilidade genética, avaliar a importância dos caracteres para a divergência genética, além de permitir aos melhoristas identificar combinações genéticas com maiores chances de sucesso, antes de se realizarem os cruzamentos. Através de técnicas de análise multivariada, verificou-se que acessos de feijão-de-vagem de hábito de crescimento indeterminado, do banco de germoplasma da UENF, apresentaram variabilidade em relação às características avaliadas. O método de otimização de Tocher permitiu a formação de dois grupos, todavia o subagrupamento pelo mesmo método confirmou a presença de variabilidade entre os acessos do grupo 1, pela formação de seis subgrupos. Por este método, verificou-se que não houve relação entre a diversidade genética e a origem geográfica dos acessos. A divergência genética observada entre os acessos de feijão-de-vagem foi quantificada pelas três primeiras variáveis canônicas, que explicaram cerca de 79% da variação total disponível. O descarte das variáveis de menor importância relativa permitiu identificar as características que realmente contribuíram para a determinação da divergência genética: peso de cem sementes, dias para florescimento, diâmetro de vagem, comprimento de vagem, número total de vagens e número médio de vagens. Os acessos UENF-1429, UENF-1432, UENF-1442, UENF-1445 e UENF-1448 apresentaram bom desempenho para as características avaliadas e boa divergência genética entre si, sendo indicadas para o uso do programa de melhoramento genético do feijão-de-vagem.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362004000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.22 n.3 2004
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213077856813056