Desempenho produtivo e qualidade de frutos de morangueiros produzidos no norte de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Márcia S
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dias,Mário SC, Pacheco,Dilermando D
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362015000200018
Resumo: A introdução da cultura do morangueiro no norte de Minas Gerais pode ser uma alternativa viável para a diversificação da produção agrícola local. O clima quente e seco da região pode diminuir a incidência de doenças, aumentando a produtividade e a qualidade dos morangos. O trabalho teve o objetivo de avaliar o desempenho produtivo e a qualidade pós-colheita dos frutos das cultivares de morangueiro Campinas IAC-2712, Sweet Charlie e Dover, cultivados no norte de Minas Gerais. Para determinar o desempenho produtivo foram avaliados o número, a massa fresca média e a produtividade de frutos no campo experimental. O delineamento estatístico utilizado foi de blocos ao acaso com três tratamentos e quatro repetições, sendo as parcelas constituídas de 21 plantas. A qualidade pós-colheita foi determinada em laboratório, avaliando-se o comprimento, diâmetro, firmeza, pH, sólidos solúveis, acidez titulável, açúcares redutores e açúcares totais dos frutos. Adotou-se o delineamento estatístico inteiramente casualizado com três tratamentos, quatro repetições e parcelas de 24 frutos. As análises foram realizadas no início, meio e fim do ciclo da cultura. A cultivar Dover apresentou os maiores índices de produtividade, maior número de frutos e maior massa fresca média destes. Já a Sweet Charlie foi a segunda mais produtiva e a Campinas IAC-2712 apresentou a menor produtividade. As características físico-químicas dos frutos mantiveram-se dentro dos padrões quando comparadas com as dos frutos produzidos em outras regiões. Concluiu-se que as cultivares Dover e Sweet Charlie apresentam potencial produtivo e qualitativo para serem cultivadas no norte de Minas Gerais.
id ABH-1_1fbc200afe62ca0ad0cad27511bf2b2e
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362015000200018
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Desempenho produtivo e qualidade de frutos de morangueiros produzidos no norte de Minas GeraisFragaria x ananassacultivaresclima tropicalprodutividadequalidade pós-colheita.A introdução da cultura do morangueiro no norte de Minas Gerais pode ser uma alternativa viável para a diversificação da produção agrícola local. O clima quente e seco da região pode diminuir a incidência de doenças, aumentando a produtividade e a qualidade dos morangos. O trabalho teve o objetivo de avaliar o desempenho produtivo e a qualidade pós-colheita dos frutos das cultivares de morangueiro Campinas IAC-2712, Sweet Charlie e Dover, cultivados no norte de Minas Gerais. Para determinar o desempenho produtivo foram avaliados o número, a massa fresca média e a produtividade de frutos no campo experimental. O delineamento estatístico utilizado foi de blocos ao acaso com três tratamentos e quatro repetições, sendo as parcelas constituídas de 21 plantas. A qualidade pós-colheita foi determinada em laboratório, avaliando-se o comprimento, diâmetro, firmeza, pH, sólidos solúveis, acidez titulável, açúcares redutores e açúcares totais dos frutos. Adotou-se o delineamento estatístico inteiramente casualizado com três tratamentos, quatro repetições e parcelas de 24 frutos. As análises foram realizadas no início, meio e fim do ciclo da cultura. A cultivar Dover apresentou os maiores índices de produtividade, maior número de frutos e maior massa fresca média destes. Já a Sweet Charlie foi a segunda mais produtiva e a Campinas IAC-2712 apresentou a menor produtividade. As características físico-químicas dos frutos mantiveram-se dentro dos padrões quando comparadas com as dos frutos produzidos em outras regiões. Concluiu-se que as cultivares Dover e Sweet Charlie apresentam potencial produtivo e qualitativo para serem cultivadas no norte de Minas Gerais.Associação Brasileira de Horticultura2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362015000200018Horticultura Brasileira v.33 n.2 2015reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-053620150000200018info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Márcia SDias,Mário SCPacheco,Dilermando Dpor2015-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362015000200018Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2015-04-10T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho produtivo e qualidade de frutos de morangueiros produzidos no norte de Minas Gerais
title Desempenho produtivo e qualidade de frutos de morangueiros produzidos no norte de Minas Gerais
spellingShingle Desempenho produtivo e qualidade de frutos de morangueiros produzidos no norte de Minas Gerais
Silva,Márcia S
Fragaria x ananassa
cultivares
clima tropical
produtividade
qualidade pós-colheita.
title_short Desempenho produtivo e qualidade de frutos de morangueiros produzidos no norte de Minas Gerais
title_full Desempenho produtivo e qualidade de frutos de morangueiros produzidos no norte de Minas Gerais
title_fullStr Desempenho produtivo e qualidade de frutos de morangueiros produzidos no norte de Minas Gerais
title_full_unstemmed Desempenho produtivo e qualidade de frutos de morangueiros produzidos no norte de Minas Gerais
title_sort Desempenho produtivo e qualidade de frutos de morangueiros produzidos no norte de Minas Gerais
author Silva,Márcia S
author_facet Silva,Márcia S
Dias,Mário SC
Pacheco,Dilermando D
author_role author
author2 Dias,Mário SC
Pacheco,Dilermando D
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Márcia S
Dias,Mário SC
Pacheco,Dilermando D
dc.subject.por.fl_str_mv Fragaria x ananassa
cultivares
clima tropical
produtividade
qualidade pós-colheita.
topic Fragaria x ananassa
cultivares
clima tropical
produtividade
qualidade pós-colheita.
description A introdução da cultura do morangueiro no norte de Minas Gerais pode ser uma alternativa viável para a diversificação da produção agrícola local. O clima quente e seco da região pode diminuir a incidência de doenças, aumentando a produtividade e a qualidade dos morangos. O trabalho teve o objetivo de avaliar o desempenho produtivo e a qualidade pós-colheita dos frutos das cultivares de morangueiro Campinas IAC-2712, Sweet Charlie e Dover, cultivados no norte de Minas Gerais. Para determinar o desempenho produtivo foram avaliados o número, a massa fresca média e a produtividade de frutos no campo experimental. O delineamento estatístico utilizado foi de blocos ao acaso com três tratamentos e quatro repetições, sendo as parcelas constituídas de 21 plantas. A qualidade pós-colheita foi determinada em laboratório, avaliando-se o comprimento, diâmetro, firmeza, pH, sólidos solúveis, acidez titulável, açúcares redutores e açúcares totais dos frutos. Adotou-se o delineamento estatístico inteiramente casualizado com três tratamentos, quatro repetições e parcelas de 24 frutos. As análises foram realizadas no início, meio e fim do ciclo da cultura. A cultivar Dover apresentou os maiores índices de produtividade, maior número de frutos e maior massa fresca média destes. Já a Sweet Charlie foi a segunda mais produtiva e a Campinas IAC-2712 apresentou a menor produtividade. As características físico-químicas dos frutos mantiveram-se dentro dos padrões quando comparadas com as dos frutos produzidos em outras regiões. Concluiu-se que as cultivares Dover e Sweet Charlie apresentam potencial produtivo e qualitativo para serem cultivadas no norte de Minas Gerais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362015000200018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362015000200018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-053620150000200018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.33 n.2 2015
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213082587987968