Avaliação de sistemas de produção de batata orgânica na região Sul do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reichert,Lírio J
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gomes,Mário C, Schwengber,José Ernani, Pereira,Arione da S
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362013000200008
Resumo: O cultivo de batata no município de São Lourenço do Sul-RS, ocorre desde a chegada dos primeiros imigrantes alemães e pomeranos, há mais de 150 anos. Seu cultivo sempre teve importância socioeconômica expressiva, devido suas tradições, hábitos e cultura trazida pelos colonizadores, promovendo o desenvolvimento não só deste município, mas de toda a região Sul do RS. Entretanto, a partir da década de 1990 a bataticultura dessa região passou a enfrentar vários problemas tecnológicos e estruturais, perdendo espaço para outros cultivos. Uma alternativa encontrada por um grupo de agricultores foi desenvolvê-la em sistema de produção orgânico. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar sistemas de produção de batata orgânica, visando identificar os critérios que os agricultores julgam importantes neste sistema de produção. Foram selecionados dois grupos de agricultores que cultivam batata no sistema orgânico. Um grupo formado por agricultores que fazem parte do projeto de pesquisa Rede de Referência da Embrapa Clima Temperado, e outro grupo formado por agricultores de fora da Rede. Utilizou-se a metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA), para a construção dos modelos de uma forma participativa e interativa. De maneira geral, os modelos construídos não se diferenciaram muito em relação às práticas de produção adotadas em cada um dos grupos de agricultores. No entanto, diferenças foram observadas nos níveis de impacto das ações e no estabelecimento de pesos diferentes entre os modelos, de modo que o resultado final, na ordem de preferência dos critérios de avaliação, foi diferente. Para o grupo da rede de referência, tamanho da batata foi o critério mais importante, enquanto para o grupo fora da rede foi o critério riscos de produção.
id ABH-1_3f99cb71e0e72cf62de7e521b363eedb
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362013000200008
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Avaliação de sistemas de produção de batata orgânica na região Sul do Rio Grande do SulSolanum tuberosumagricultura familiarprodução ecológicametodologia multicritérioO cultivo de batata no município de São Lourenço do Sul-RS, ocorre desde a chegada dos primeiros imigrantes alemães e pomeranos, há mais de 150 anos. Seu cultivo sempre teve importância socioeconômica expressiva, devido suas tradições, hábitos e cultura trazida pelos colonizadores, promovendo o desenvolvimento não só deste município, mas de toda a região Sul do RS. Entretanto, a partir da década de 1990 a bataticultura dessa região passou a enfrentar vários problemas tecnológicos e estruturais, perdendo espaço para outros cultivos. Uma alternativa encontrada por um grupo de agricultores foi desenvolvê-la em sistema de produção orgânico. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar sistemas de produção de batata orgânica, visando identificar os critérios que os agricultores julgam importantes neste sistema de produção. Foram selecionados dois grupos de agricultores que cultivam batata no sistema orgânico. Um grupo formado por agricultores que fazem parte do projeto de pesquisa Rede de Referência da Embrapa Clima Temperado, e outro grupo formado por agricultores de fora da Rede. Utilizou-se a metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA), para a construção dos modelos de uma forma participativa e interativa. De maneira geral, os modelos construídos não se diferenciaram muito em relação às práticas de produção adotadas em cada um dos grupos de agricultores. No entanto, diferenças foram observadas nos níveis de impacto das ações e no estabelecimento de pesos diferentes entre os modelos, de modo que o resultado final, na ordem de preferência dos critérios de avaliação, foi diferente. Para o grupo da rede de referência, tamanho da batata foi o critério mais importante, enquanto para o grupo fora da rede foi o critério riscos de produção.Associação Brasileira de Horticultura2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362013000200008Horticultura Brasileira v.31 n.2 2013reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362013000200008info:eu-repo/semantics/openAccessReichert,Lírio JGomes,Mário CSchwengber,José ErnaniPereira,Arione da Spor2013-07-18T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362013000200008Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2013-07-18T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de sistemas de produção de batata orgânica na região Sul do Rio Grande do Sul
title Avaliação de sistemas de produção de batata orgânica na região Sul do Rio Grande do Sul
spellingShingle Avaliação de sistemas de produção de batata orgânica na região Sul do Rio Grande do Sul
Reichert,Lírio J
Solanum tuberosum
agricultura familiar
produção ecológica
metodologia multicritério
title_short Avaliação de sistemas de produção de batata orgânica na região Sul do Rio Grande do Sul
title_full Avaliação de sistemas de produção de batata orgânica na região Sul do Rio Grande do Sul
title_fullStr Avaliação de sistemas de produção de batata orgânica na região Sul do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Avaliação de sistemas de produção de batata orgânica na região Sul do Rio Grande do Sul
title_sort Avaliação de sistemas de produção de batata orgânica na região Sul do Rio Grande do Sul
author Reichert,Lírio J
author_facet Reichert,Lírio J
Gomes,Mário C
Schwengber,José Ernani
Pereira,Arione da S
author_role author
author2 Gomes,Mário C
Schwengber,José Ernani
Pereira,Arione da S
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reichert,Lírio J
Gomes,Mário C
Schwengber,José Ernani
Pereira,Arione da S
dc.subject.por.fl_str_mv Solanum tuberosum
agricultura familiar
produção ecológica
metodologia multicritério
topic Solanum tuberosum
agricultura familiar
produção ecológica
metodologia multicritério
description O cultivo de batata no município de São Lourenço do Sul-RS, ocorre desde a chegada dos primeiros imigrantes alemães e pomeranos, há mais de 150 anos. Seu cultivo sempre teve importância socioeconômica expressiva, devido suas tradições, hábitos e cultura trazida pelos colonizadores, promovendo o desenvolvimento não só deste município, mas de toda a região Sul do RS. Entretanto, a partir da década de 1990 a bataticultura dessa região passou a enfrentar vários problemas tecnológicos e estruturais, perdendo espaço para outros cultivos. Uma alternativa encontrada por um grupo de agricultores foi desenvolvê-la em sistema de produção orgânico. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar sistemas de produção de batata orgânica, visando identificar os critérios que os agricultores julgam importantes neste sistema de produção. Foram selecionados dois grupos de agricultores que cultivam batata no sistema orgânico. Um grupo formado por agricultores que fazem parte do projeto de pesquisa Rede de Referência da Embrapa Clima Temperado, e outro grupo formado por agricultores de fora da Rede. Utilizou-se a metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA), para a construção dos modelos de uma forma participativa e interativa. De maneira geral, os modelos construídos não se diferenciaram muito em relação às práticas de produção adotadas em cada um dos grupos de agricultores. No entanto, diferenças foram observadas nos níveis de impacto das ações e no estabelecimento de pesos diferentes entre os modelos, de modo que o resultado final, na ordem de preferência dos critérios de avaliação, foi diferente. Para o grupo da rede de referência, tamanho da batata foi o critério mais importante, enquanto para o grupo fora da rede foi o critério riscos de produção.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362013000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362013000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362013000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.31 n.2 2013
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213081738641408