Produção de mudas de alface em substrato alternativo com adubação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Luiz Antonio Augusto
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Rodrigues,Artenisa C, Collier,Leonardo S, Feitosa,Selma dos S
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362008000300013
Resumo: Substratos alternativos, além de permitirem a produção de mudas de qualidade, reduzem os custos de produção. Neste trabalho avaliou-se a produção de mudas de alface (Lactuca sativa L.) utilizando misturas de casca de arroz carbonizada e húmus de minhoca com diferentes doses de SulPoMag®. O trabalho foi desenvolvido nas instalações da HortiAgro Sementes Ltda, em Ijaci (MG). Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições, sendo os tratamentos 1: 70% de húmus de minhoca (HM) e 30% de casca de arroz carbonizada (CAC), adicionados de 12,2 g de fosfato de Arad (FA) por litro da mistura, e tratamentos 2, 3 e 4: com as mesmas quantidades de HM, CAC, e FA, adicionadas, respectivamente, de 2,0; 4,0 e 8,0 g de SulPoMag®. Como testemunha utilizou-se o substrato comercial Bioplant®. Avaliaram-se as características de massa fresca de parte aérea (MFPA) e raiz (MFRZ); massa seca de parte aérea (MSPA) e raiz (MSRZ); teor de matéria seca de parte aérea (TMSPA) e raiz (TMSRZ) e condutividade elétrica (CE em dS m-1) dos substratos. O substrato comercial e o tratamento 1 apresentaram maiores valores de MFPA e MSPA. Os outros tratamentos, independentemente das doses de SulPoMag®, não diferiram entre si para MFPA. Para MSPA, o comportamento foi o mesmo, à exceção do tratamento 3, que foi semelhante ao tratamento 1 e ao substrato comercial. O aumento das doses de SulPoMag® resultou em uma elevação da condutividade elétrica para todos os tratamentos de forma linear. A produção de mudas de alface semelhante àquela obtida com o substrato comercial é viável, utilizando-se matéria prima obtida na propriedade. A produção de MFPA foi afetada negativamente pela adição de SulPoMag® ao substrato.
id ABH-1_4edc87deed69b7f2e843d09b0ba20959
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362008000300013
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Produção de mudas de alface em substrato alternativo com adubaçãoLactuca sativa L.substratos orgânicoscondutividade elétricacasca de arroz carbonizadahúmus de minhocaSubstratos alternativos, além de permitirem a produção de mudas de qualidade, reduzem os custos de produção. Neste trabalho avaliou-se a produção de mudas de alface (Lactuca sativa L.) utilizando misturas de casca de arroz carbonizada e húmus de minhoca com diferentes doses de SulPoMag®. O trabalho foi desenvolvido nas instalações da HortiAgro Sementes Ltda, em Ijaci (MG). Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições, sendo os tratamentos 1: 70% de húmus de minhoca (HM) e 30% de casca de arroz carbonizada (CAC), adicionados de 12,2 g de fosfato de Arad (FA) por litro da mistura, e tratamentos 2, 3 e 4: com as mesmas quantidades de HM, CAC, e FA, adicionadas, respectivamente, de 2,0; 4,0 e 8,0 g de SulPoMag®. Como testemunha utilizou-se o substrato comercial Bioplant®. Avaliaram-se as características de massa fresca de parte aérea (MFPA) e raiz (MFRZ); massa seca de parte aérea (MSPA) e raiz (MSRZ); teor de matéria seca de parte aérea (TMSPA) e raiz (TMSRZ) e condutividade elétrica (CE em dS m-1) dos substratos. O substrato comercial e o tratamento 1 apresentaram maiores valores de MFPA e MSPA. Os outros tratamentos, independentemente das doses de SulPoMag®, não diferiram entre si para MFPA. Para MSPA, o comportamento foi o mesmo, à exceção do tratamento 3, que foi semelhante ao tratamento 1 e ao substrato comercial. O aumento das doses de SulPoMag® resultou em uma elevação da condutividade elétrica para todos os tratamentos de forma linear. A produção de mudas de alface semelhante àquela obtida com o substrato comercial é viável, utilizando-se matéria prima obtida na propriedade. A produção de MFPA foi afetada negativamente pela adição de SulPoMag® ao substrato.Associação Brasileira de Horticultura2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362008000300013Horticultura Brasileira v.26 n.3 2008reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362008000300013info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Luiz Antonio AugustoRodrigues,Artenisa CCollier,Leonardo SFeitosa,Selma dos Spor2008-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362008000300013Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2008-11-26T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de mudas de alface em substrato alternativo com adubação
title Produção de mudas de alface em substrato alternativo com adubação
spellingShingle Produção de mudas de alface em substrato alternativo com adubação
Gomes,Luiz Antonio Augusto
Lactuca sativa L.
substratos orgânicos
condutividade elétrica
casca de arroz carbonizada
húmus de minhoca
title_short Produção de mudas de alface em substrato alternativo com adubação
title_full Produção de mudas de alface em substrato alternativo com adubação
title_fullStr Produção de mudas de alface em substrato alternativo com adubação
title_full_unstemmed Produção de mudas de alface em substrato alternativo com adubação
title_sort Produção de mudas de alface em substrato alternativo com adubação
author Gomes,Luiz Antonio Augusto
author_facet Gomes,Luiz Antonio Augusto
Rodrigues,Artenisa C
Collier,Leonardo S
Feitosa,Selma dos S
author_role author
author2 Rodrigues,Artenisa C
Collier,Leonardo S
Feitosa,Selma dos S
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Luiz Antonio Augusto
Rodrigues,Artenisa C
Collier,Leonardo S
Feitosa,Selma dos S
dc.subject.por.fl_str_mv Lactuca sativa L.
substratos orgânicos
condutividade elétrica
casca de arroz carbonizada
húmus de minhoca
topic Lactuca sativa L.
substratos orgânicos
condutividade elétrica
casca de arroz carbonizada
húmus de minhoca
description Substratos alternativos, além de permitirem a produção de mudas de qualidade, reduzem os custos de produção. Neste trabalho avaliou-se a produção de mudas de alface (Lactuca sativa L.) utilizando misturas de casca de arroz carbonizada e húmus de minhoca com diferentes doses de SulPoMag®. O trabalho foi desenvolvido nas instalações da HortiAgro Sementes Ltda, em Ijaci (MG). Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições, sendo os tratamentos 1: 70% de húmus de minhoca (HM) e 30% de casca de arroz carbonizada (CAC), adicionados de 12,2 g de fosfato de Arad (FA) por litro da mistura, e tratamentos 2, 3 e 4: com as mesmas quantidades de HM, CAC, e FA, adicionadas, respectivamente, de 2,0; 4,0 e 8,0 g de SulPoMag®. Como testemunha utilizou-se o substrato comercial Bioplant®. Avaliaram-se as características de massa fresca de parte aérea (MFPA) e raiz (MFRZ); massa seca de parte aérea (MSPA) e raiz (MSRZ); teor de matéria seca de parte aérea (TMSPA) e raiz (TMSRZ) e condutividade elétrica (CE em dS m-1) dos substratos. O substrato comercial e o tratamento 1 apresentaram maiores valores de MFPA e MSPA. Os outros tratamentos, independentemente das doses de SulPoMag®, não diferiram entre si para MFPA. Para MSPA, o comportamento foi o mesmo, à exceção do tratamento 3, que foi semelhante ao tratamento 1 e ao substrato comercial. O aumento das doses de SulPoMag® resultou em uma elevação da condutividade elétrica para todos os tratamentos de forma linear. A produção de mudas de alface semelhante àquela obtida com o substrato comercial é viável, utilizando-se matéria prima obtida na propriedade. A produção de MFPA foi afetada negativamente pela adição de SulPoMag® ao substrato.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362008000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362008000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362008000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.26 n.3 2008
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213079880564736